Notícias em geral
|
21 de setembro de 2011
|
23:31

Ministro desconhece caso do quartel de Santa Maria

Por
Sul 21
[email protected]
Amorim falou em abrir inquérito, mas a investigação já está até concluída | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

O ministro da Defesa, Celso Amorim, demonstrou nesta quarta-feira (21) desconhecer completamente a denúncia de estupro que um jovem soldado teria sofrido em um quartel de Santa Maria. Inquirido pelo Sul21 sobre o caso em entrevista coletiva realizada no Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, Amorim declarou que “teria que examinar especificamente este caso”, mas que todos os casos como este são objeto de investigação dentro das Forças Armadas e pelo Ministério da Defesa. “Se houver necessidade se estabelece o inquérito”, completou o ministro. Celso Amorim mostrou desconhecer que o inquérito militar começou há cerca de três meses e já foi, inclusive, concluído e entregue à Justiça Militar.

Assembleia pode decretar greve dos bancários

O SindBancários-RS realiza nesta quinta-feira (22) assembleia geral para avaliar a proposta de 7,8% de reajuste apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última terça-feira (20). A reunião ocorre às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Pompeia (Rua Barros Cassal, nº 220, Porto Alegre). A orientação nacional é pela rejeição da proposta e preparação para greve a partir do dia 27 de setembro, caso não haja melhorias na proposta, já que também nesta quinta, às 14h, o Comando Nacional dos Bancários sentará à mesa de negociações novamente com a Fenaban. Os bancários consideraram que o índice de 7,8% não representa aumento real e está abaixo das expectativas da categoria. Eles desejam reajuste de 12,8%, entre outras demandas.

Vereador é executado no Ceará

O vereador Amarílio Pequeno (PPS) e um ex-policial civil foram mortos na noite desta terça (20) em Juazeiro do Norte, no Ceará. Pequeno estava afastado do cargo porque ocupava o cargo de secretário de Governo na prefeitura de Juazeiro do Norte, administrada pelo PT. Ele também era policial militar. O vereador e o ex-policial civil estavam em uma praça movimentada da cidade quando dois indivíduos chegaram ao local numa moto e efetuaram vários disparos contra as vítimas com uma pistola.

suplicy de bicicleta
Suplicy de gravata e bicicleta | Foto: Wilson Dias/ABr

Mobilidade levada a sério

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encarnou de corpo e alma a Semana da Mobilidade. Nesta quarta (21) ele foi de casa até seu local de trabalho, o Senado, de bicicleta, num trajeto de 7 quilômetros. Demorou apenas 30 minutos. Suplicy convidou todos os brasileiros a fazerem o mesmo nesta quinta (22), o Dia Mundial Sem Carro.

Panelaço

Servidores públicos do Estado vão realizar um panelaço no Centro Administrativo, às 11h da próxima terça-feira (27). O Sindicato dos Servidores Públicos do RS (Sindisepe-RS) afirma que a proposta do governador Tarso Genro de que o Estado cresça no mesmo ritmo que o Brasil não ocorrerá se os servidores públicos continuarem recebendo “salários de fome”. Os servidores contestam a desigualdade salarial e os supersalários pagos pelo Estado e ressaltam que há milhares de servidores que têm vencimento básico abaixo do salário mínimo nacional, “afrontando a Constituição Estadual”.

Mulher confundida com travesti é agredida

A comissária de vôo Geilsa da Mota, 29 anos, denunciou ter sido agredida por dois homens na última segunda-feira (19), por ser confundida com um travesti. A agressão teria ocorrida no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Os dois a teriam perseguido por várias ruas e chegado a efetivar disparos contra o carro em que ela estava. Ao alcançá-la teriam dado vários socos em sua cabeça, dizendo várias vezes que ela era um travesti. Os dois suspeitos foram detidos e ouvidos pela polícia. A comissária promete criar o blog “Babaquinhas de Aracaju” para mostrar quem são os agressores.

John_Lennon_NY_1964
Lennon: Não tocamos para plateias racistas | Foto: Wikimmedia Commons

Beatles defenderam direitos dos negros nos EUA

Os Beatles se recusaram a tocar para plateias segregadas, apenas para brancos, nos Estados Unidos, entre 1964 e 1965. Um contrato que prova esta exigência dos Fab Four será leiloado na semana que vem e diz respeito a um show em 1965 no Cow Palace, na Califórnia (EUA). O documento especifica que os Beatles “não eram obrigados a se apresentarem diante de uma plateia que segregasse negros”. Em 1964, os Beatles se recusaram a se apresentar em um show só para brancos no em Jacksonville, na Flórida. As autoridades da cidade acabaram permitindo que o estádio fosse ocupado por membros de qualquer raça, e a banda, por fim, realizou o show. “Nós nunca tocamos para públicos racistas e não vamos começar agora”, disse John Lennon à época.

Porto Alegre terá Secretaria do Trabalho

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei do Executivo que cria da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE). A proposta estabelece as competências da nova secretaria, cria cargos em comissão e funções gratificadas específicas para o atendimento de políticas públicas referentes ao trabalho e renda, que vinham sendo exercidas em grande parte pela Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Smic). O prefeito José Fortunati (PDT) deseja melhorar a sintonia da prefeitura com as normas dos projetos do Ministério do Trabalho e Emprego, comandado pelo presidente nacional de seu partido, Carlos Lupi. O indicado para comandar a nova secretaria deverá ser o ex-deputado federal Pompeo de Mattos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora