Número 2 do Turismo orientou criação de empresa de fachada

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Uma gravação telefônica efetuada durante a investigação da Operação Voucher, da Polícia Federal mostra o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico da Costa, aconselhando um empresário a obter um imóvel maior para servir como fachada para a fundação de uma ONG. A gravação foi divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

“Pega um prédio moderno, meio andar, fala que tá com uma sede que está em construção (…). O importante é a fachada. Tem que ser uma coisa moderna, que inspira confiança em relação ao tamanho das coisas que vocês estão fazendo”, afirmou Frederico para o empresário Fábio de Mello. “Pega um negócio aí pra chamar a atenção, assim, de porte, por três meses (…). Mas é pra ontem! Que se alguém aparecer para tirar uma foto lá nos próximos dois dias, as chances são altas”, completou.

Segundo relatório do Ministério Público Federal, o empresário Fábio de Mello é dono de uma das empresas de fachada beneficiadas pelo Instituto Brasileiro de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), ONG que firmou contrato suspeito com o Ministério do Turismo. Em busca à sede da entidade, em São Paulo, a Polícia Federal apreendeu R$ 610 mil em dinheiro.

Deflagrada na última terça, a Operação Voucher prendeu um total de 36 pessoas, em São Paulo, Brasília, Curitiba e Macapá. As investigações começaram em abril e apontaram possíveis irregularidades em um convênio de R$ 4,45 milhões firmado entre o Ministério do Turismo e o Ibrasi.

O Ministério Público Federal no Amapá, responsável pelo caso, afirmou que a cúpula do Ministério do Turismo sabia do esquema criminoso montado no Estado. De acordo com a Procuradoria, as contratações com o Ibrasi foram feitas sem critério objetivo, de forma ilegal.

Com informações da Folha de S. Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora