Notícias em geral
|
30 de agosto de 2011
|
00:05

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
Valter Campanato/ABr
Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, representou o governo na comemoração dos 6 anos do PRB | Foto: Valter Campanato/ABr

PRB homenageia Alencar

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) comemorou seu 6º aniversário na segunda-feira (29) com uma homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, que faleceu no final de março. O presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, e os líderes do PRB na Câmara, deputado Vitor Paulo (RJ), e no Senado, Marcelo Crivella (RJ), fizeram discursos emocionados lembrando do “eterno presidente de honra” do partido. “Os políticos saem dos pequenos partidos para ir aos grandes. Alencar saiu de um grande partido para ir para um pequeno. Dizia que iríamos para um partido que iria crescer e dar muita alegria aos brasileiros”, lembrou Crivella em sua manifestação. A ministra Ideli Salvatti, da pasta de Relações Internacionais, representou a presidenta Dilma Rousseff no evento. Cerca de 400 militantes e filiados compareceram ao auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Segundo estudo, governo está dando dinheiro a desmatadores

Um estudo do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) afirma que a devastação no bioma amazônico é financiada por empréstimos saídos diretamente dos cofres da União. “Análises recentes mostram que o crédito rural estimula o desmatamento na Amazônia, apesar de as regras proibirem o crédito para a derrubada de florestas”, dizem os pesquisadores, acentuando que a falta de controle por parte de bancos e órgãos ambientais acaba permitindo que desmatadores recebam dinheiro estatal. Os dados foram revelados na segunda-feira (29) pela Carta Capital. Um dos casos mais graves, segundo o estudo, está no crédito a criadores de gado, que atuam nas proximidades do Rio Xingu. A área, que registra o maior índice de desmatamento no Brasil (25%), é usada por criadores de gado, que recebem incentivos estatais para tocar seu negócio. A íntegra da matéria pode ser lida aqui.

Elson Sempé Pedroso / CMPA
"Fingem que não temos prazer e não sentimos amor", disse articuladora da LBL no Rio Grande do Sul | Foto: Elson Sempé Pedroso / CMPA

Lésbicas querem frente parlamentar na Câmara de POA

A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu nesta segunda (29), dentro das atividades do Dia da Visibilidade Lésbica, a articuladora estadual da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Ana Naiara Malavolta. Ela cobrou dos parlamentares a reativação da Frente Parlamentar LGBT na Câmara. Ana Malavolta também pediu atitudes concretas no combate à lesbofobia. Segundo ela, o assédio moral sobre as lésbicas é “ainda mais perverso” do que eventuais agressões físicas. “Fingem que não temos prazer e não sentimos amor”, lamentou a integrante da LBL.

Alunos mobilizados (1)

Um grupo de cerca de quinze alunos da Uergs dos cursos de Administração em Sistemas e Serviços de Saúde e Administração em Gestão Pública está se mobilizando para um projeto de extensão que visa reduzir a desigualdade social por meio do setor público. A ideia é oferecer cursinhos preparatórios para concursos públicos de forma gratuita. O projeto se chama Uergs Aprova. O grupo tem uma reunião na próxima quinta (1º) com a reitoria da universidade. Segundo Marcos Pesce Pinto, estudante de Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, os cursinhos podem estreitar os laços da Uergs com a sociedade e legitimar a universidade pública. Se tudo der certo, o projeto pode ter início em setembro.

Alunos mobilizados (2)

Marcos conta que os planos dos alunos são mais ousados. Eles querem que a universidade e entidades do governo estadual estabeleçam parcerias para que os cursos da Uergs que lidam com administração pública sirvam para qualificar a gestão no Estado. A ideia seria que os alunos destes cursos atuassem na qualificação dos funcionários públicos, desde os cursinhos preparatórios para concursos.

Ricardo Stuckert / Instituto Cidadania
Nesta segunda (29), Lula teve agenda junto com Evo Morales | Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Cidadania

Referência para povo e elite

Entre segunda (29) e quinta-feira (1º) o ex-presidente Lula cumpre agenda intensa na América Latina, passando por Bolívia, Costa Rica e El Salvador. Em meio a vários eventos, chama atenção sua passagem por Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Na cidade mais dividida do país, em que a elite branca já esboçou separar-se do país governado por Evo Morales, enquanto os desvalidos apoiavam o governo, Lula falará para pobres e ricos. Nesta segunda (29), ele participou junto com o presidente Evo Morales de um encontro com os movimentos sociais no estádio Real Santa Cruz. Na terça-feira (30) de manhã, Lula fará uma palestra sobre integração regional e o desenvolvimento social e econômico dos países latino-americanos para a Confederação de Empresários Privados Bolivianos, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Cruz, a Câmara Agropecuária do Oriente e a Câmara Boliviana de Hidrocarbonetos.

Companhias terão que abrir centrais de atendimento em aeroportos

Resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicada no Diário Oficial de segunda-feira (29) determina que as empresas aéreas mantenham centrais de atendimento presencial para o recebimento de queixas e reclamações dos passageiros. De acordo com a Anac, aeroportos em que uma determinada empresa aérea movimente mais de 500 mil passageiros por ano terão que contar com guichês de atendimento, em áreas distintas dos balcões de check-in e das lojas destinadas a vendas de passagens. Os passageiros tem direito a receber respostas a suas reclamações e pedidos no prazo máximo de cinco dias úteis. As empresas aéreas dispõem de 60 dias para adequarem-se à norma.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora