Notícias em geral
|
17 de agosto de 2011
|
23:25

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
Valter Campanato / ABr
"CPI da Corrupção: eu apoio" é o lema da campanha que pede investigação para denúncias contra governo Dilma | Foto: Valter Campanato / ABr

Oposição quer CPI

Parlamentares de oposição lançaram na quarta-feira (17) uma campanha intitulada “CPI da Corrupção, eu apoio”. O objetivo é pressionar deputados e senadores a assinarem requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncias de pagamento de propina e desvio de dinheiro público no governo Dilma. “Queremos a ajuda da sociedade”, diz o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), criticando o governo Dilma por “blindar” ministros e “jogar a sujeira para baixo do tapete”. O requerimento da CPI já conta com mais de 90 assinaturas, e teria recebido o apoio de cinco parlamentares do PR, que deixou a base governista na terça-feira (16) e declarou-se independente.

Está caro viver

Levantamento feito pelo banco UBS aponta São Paulo como a cidade com maior custo de vida na América Latina e a 19ª cidade mais cara do mundo. Em oposição, é a 38ª cidade que melhor paga no mundo – um indicativo que mostra que o aumento dos custos de vida não é acompanhado pelos reajustes salariais. As cidades mais caras do mundo, como Oslo, Zurique, Genebra e Copenhagen, são também as que melhor remuneram seus moradores em todo o planeta. O custo de vida em São Paulo é apenas 3,5% inferior ao de Nova York, cidade referência do estudo do banco – em 2010, a diferença era de 15,2%. O custo de vida do Rio de Janeiro também subiu: foi da 31ª posição entre as mais caras para a 26ª. A pesquisa considera 122 bens e serviços e inclui 112 tópicos relativos a salários, tributos e horas trabalhadas em 14 profissões.

paulo borgessaúde
Borges propõe acesso mais fácil à informação sobre transplantes | Foto: Divulgação

Disque 123

O deputado estadual Paulo Borges (DEM) propõe criar um número telefônico de fácil memorização com apenas três dígitos para a Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, o Disque 123. Segundo o parlamentar, a Central – localizada em Porto Alegre – atende hoje por um número fixo convencional pouco divulgado, que muitas pessoas não conhecem, inclusive profissionais da área médica. Uma das funções do Disque 123 seria facilitar o acesso e prestar informações rápidas sobre transplantes. O PL 240/2011 que institui o número já está tramitando na Assembleia Legislativa, em comissões. A ideia partiu da enfermeira Cristiane Vasconcellos, do Banco de Córneas do Hospital Dom Vicente Scherer, da Santa Casa. Em audiência pública realizada nesta quarta (17), representantes de várias entidades ligadas à saúde, como Amrigs, Cremers e Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos manifestaram seu apoio à proposta.

Pressãozinha

O governador Tarso Genro voltou a valorizar sua política de incentivos fiscais que está sendo reformulada e entregue ao executivo até o final de agosto. No almoço com os ovinocultores e o ministro da Educação, Fernando Haddad, no Galpão Crioulo, Tarso brincou com o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Adão Villaverde. “Como ele já foi secretário de Ciência e Tecnologia ele vai acelerar as coisas para aprovarmos logo este projeto”, falou. A intenção de Tarso é valorizar o setor de inovação e tecnologia com a nova política.

Jogo da globalização

No almoço, Tarso também afastou qualquer visão negativa sobre a saída de fábrica da Paquetá do estado. “No mesmo dia deste anúncio estávamos anunciando a chegada da Hyundai no RS. Este é jogo da globalização e nós estamos ganhando este jogo”, afirmou com otimismo o governador. Segundo ele, do volume de negócios que entram no estado apenas 10% delas saem.

Pedra da morte

A Câmara Municipal de Porto Alegre discutiu durante essa quarta-feira (17) um projeto que pretende obrigar o poder público a tratar o crack pela terminologia “pedra da morte”. A ideia é do vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) baseia-se em iniciativa da OAB de Santo Ângelo, que transformou o uso da denominação em lei municipal. “Diversas pesquisas indicam que o crack e o óxi levam o usuário à morte em menos de um ano”, acentua o vereador, que defende a mudança de terminologia como modo de realçar as características destrutivas do entorpecente.

Margaridas em Brasília

Cerca de 70 mil mulheres camponesas participaram nesta quarta (17) da 4ª Marcha das Margaridas, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Agricultura. As trabalhadoras pedem “desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”. A marcha teve fim no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, onde esteve presente a presidenta Dilma Rousseff, acompanhada por 11 ministros. “Vocês têm em mim uma presidenta Margarida como vocês”, disse a presidenta, que não ficou apenas de gracejos e anunciou medidas como o aumento de crédito para a plantação de hortaliças e criação de galinhas e a ampliação da compra de produtos da agricultura familiar para merendes escolares.

marcha das margaridas1
Foto: Antônio Cruz/ABr
marcha das margaridas2
Foto: Antônio Cruz/ABr
marcha das margaridas4
Foto: Antônio Cruz/ABr
marcha das margaridasdilma2
Foto: José Cruz/ABr
marcha das margaridasdilma
Foto: José Cruz/ABr

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora