Notícias em geral
|
17 de junho de 2011
|
22:56

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
F‡brica de chocolates Neugebauer. Porto Alegre/RS
Fábrica atual de chocolates da Neugebauer fica em Porto Alegre (Foto: Divulgação)

Vitória na guerra fiscal

Governo do estado e o Grupo Vonpar já têm acordo verbal para a instalação da nova fábrica da Neugebauer em solo gaúcho. O acerto por escrito e o anúncio devem ocorrer na semana que vem. Outros estados disputavam a nova unidade. Ao contrário do que se pensava, a fábrica não deve ser instalada na área industrial de Guaíba, mas em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, onde a Neugebauer já tem sua ‘divisão de candies’ (balas, doces e confeitos). A unidade deve ocupar 35,8 mil metros quadrados e abrir 108 vagas.

Sinal de mudança

A Secretaria de Direitos Humanos publicou na quarta-feira (15) no Diário Oficial da União sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA referente às violações de direitos humanos ocorridas na Guerrilha do Araguaia. A divulgação da sentença era uma das determinações que a corte fez no ano passado. Mas falta agora o principal: o país viabilizar a investigação dos crimes cometidos e responsabilização penal dos envolvidos nas violações de direitos humanos. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou em nota, que a divulgação da sentença renova o compromisso do Estado brasileiro em elucidar os fatos da Guerrilha. Ela ressaltou a necessidade de aprovação da Comissão da Verdade no Congresso Nacional.

Condenação ao preconceito

O Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) condenou a discriminação com base na orientação sexual. Foi aprovada uma resolução neste sentido que afirma que “todos os seres humanos nascem livres e iguais no que diz respeito a sua dignidade e seus direitos e que cada um pode se beneficiar do conjunto de direitos e liberdades (…) sem nenhuma distinção”. O texto foi apresentado pela África do Sul e estabelece parâmetros para se rever leis discriminatórias e as violências contra as pessoas por sua orientação sexual ou identidade de gênero em todo o mundo. A resolução foi aprovada por 23 votos a favor, 19 contrários e três abstenções. Países da Europa e da América, principalmente, aprovaram a resolução. Países onde islamismo é forte foram contrários à resolução.

popó
Boxeador ficou um pouco menos destemido de terno e gravata (Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara)

Popó na defensiva

O ex-pugilista e deputado federal Acelino Popó Freitas (PRB-BA) recuou um pouco em sua disposição de investigar Ricardo Teixeira por supostas irregularidades à frente da CBF. Popó retirou sua assinatura do pedido para a criação de uma CPI sobre o caso, mas segue pedindo que o presidente da CBF, que também coordena o Comitê Organizador do Mundial-2014, vá ao Congresso esclarecer as denúncias. O ex-tetracampeão mundial de boxe deve liderar uma frente parlamentar de apoio ao Mundial, com foco nos avanços sociais que o evento pode trazer ao Brasil.

Lista telefônica para todos

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), atendendo denúncia do Ministério Público Federal, condenou a Telemar, atual Oi, a pagar R$ 1,5 milhão de indenização por danos morais coletivos. A punição deve-se ao fato da operadora não ter distribuído gratuitamente a lista telefônica no estado do Rio de Janeiro. Na ação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também é considerada ré, na medida em que editou resolução desobrigando a operadora de entregar o catálogo de telefones. Além do dinheiro, que será destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, a Oi será obrigada a avisar em suas faturas que o cliente tem direito de receber a lista, sem necessidade de pagamento adicional.

Divulgação
Ravel (à esq.) foi vitimado por enfarte (Foto: Divulgação)

Verde, amarelo, branco, azul anil

Foi enterrado na tarde de sexta-feira o cantor Eduardo Gomes de Faria, mais conhecido pelo nome artístico Ravel. O cantor fez grande sucesso nos anos 70 com a dupla Dom e Ravel, que ganhou notoriedade com a música “Eu Te Amo Brasil”. O sucesso da música foi interpretado por críticos como parte de uma campanha de valorização do sentimento nacionalista, promovida pela ditadura militar. Outra canção, “Você Também é Responsável”, chegou a ser usada como tema para o Movimento Brasileiro de Alfabetização, o Mobral. A imagem da dupla ficou tão associada ao regime militar que nas décadas seguintes, o trabalho de Dom e Ravel acabou relegado ao ostracismo. Ravel tinha 64 anos e morreu em decorrência de um infarto.

Terça ecológica discute resíduos sólidos

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul promove no próximo dia 21 mais uma edição da Terça Ecológica. O objetivo do encontro é discutir a repercussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos e debater a situação envolvendo a coleta de lixo em Porto Alegre. O evento contará com a presença da engenheira química da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Carmem Níquel, e do repórter e editor do Coletivo Catarse, André de Oliveira. A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em agosto de 2010, determinando a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entre fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana. Porém, é necessária a determinação de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para que os municípios tenham acesso aos recursos federais.

Ameaças

Em uma entrevista ao Coletivo Catarse, o advogado Onir de Araújo, que defende o Hélder Santos, estudante de História da Unipampa, revela que também está sofrendo ameaças devido às denúncias de violência policial e racismo feitas pelo jovem em março deste ano, que geraram um inquérito militar e o afastamento dos brigadianos envolvidos. Várias pessoas, entre elas o advogado têm sofrido ameaças desde então, como mostra o vídeo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora