Notícias em geral
|
6 de maio de 2011
|
00:06

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
Ivo Gonçalves/PMPA

Direto para o Panamá

A partir do dia 15 de junho, a cidade de Porto Alegre terá uma ligação aérea direta com a América Central. A rota ligando a capital gaúcha com a Cidade do Panamá foi confirmada na quinta-feira (5), em reunião do prefeito José Fortunati com a direção da companhia aérea panamenha Copa Airlines. Serão quatro voos semanais, que permitirão conexões para 52 destinos na América Latina, Caribe, EUA e Canadá. As passagens deve ter, de início, valores promocionais oscilando entre 400 e 500 dólares, e já encontram-se à venda. Porto Alegre é a quinta cidade brasileira a receber os serviços da companhia, unindo-se a São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus. No mês de junho, a Copa Airlines passará a atuar também em Brasília.

Concessões para rádio e TV

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou, nesta quinta-feira (5), o relatório final sobre as normas para outorga e renovação de concessões para emissoras de rádio e televisão. Entre as medidas propostas está a realização de estudos prévios do Ministério das Comunicações, definindo a viabilidade técnica e econômica da exploração comercial da concessão. No caso, a comprovação de capacidade financeira busca evitar que a concessão seja dada em nome de laranjas. outros procedimentos que podem ser exigidos referem-se aos percentuais mínimos da programação destinados a programas jornalísticos, educativos e culturais, além de critérios para determinar a capacidade financeira dos concessionários. A matéria completa pode ser lida no site da Agência Senado.

Bolívar Abascal Oberto / CMPA
Vila dos Tabajaras, no Bairro Glória, foi uma das comunidades visitadas pela Câmara de Porto Alegre | Foto: Bolívar Abascal Oberto / CMPA

Câmara na Comunidade

Nesta sexta-feira (6), o projeto “Câmara na Comunidade” da Câmara Municipal de Porto Alegre visita a Creche Estrela Mágica, na Lomba do Pinheiro, e a Vila Esmeralda. Além de vereadores, devem participar da visita representantes das secretarias municipais da Saúde, Educação, Meio Ambiente e Obras. O objetivo do projeto é aproximar o legislativo municipal e as comunidades mais afastadas, dando uma noção mais clara dos problemas enfrentados e propiciando um diálogo que encaminhe de forma mais rápida as necessárias soluções. A Creche Estrela Mágica vem funcionando em um prédio alugado e em precárias condições, o que leva a comunidade da Lomba do Pinheiro a reivindicar a construção de sede própria. Na Esmeralda os moradores pedem a ampliação da unidade de saúde, equipamentos para a praça e a construção de uma escola infantil, entre outras solicitações.

Precatórios são tema de debate na AL-RS

o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa sediará, nesta sexta-feira (6), o seminário “O Futuro dos Precatórios”. O evento é organizado pela Comissão Especial dos Precatórios Judiciais do RS, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP). A atividade tem como objetivo dar o pontapé inicial aos trabalhos da comissão, e deve contar com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT). Na pauta, temas como a agilização do pagamento dos precatórios e das requisições de pequeno valor (RPVs) no Estado, além de questões orçamentárias e judiciais. Após o seminário, está prevista a realização de nove audiências públicas, abordando a situação financeira e contábil relacionada à constituição, administração e pagamento de precatórios e RPVs pelo Estado do RS.

Muito a aprender com o Vietnã

O deputado estadual Raul Carrion (PC do B) voltou muito impressionado da viagem que fez com uma comitiva de parlamentares para o Vietnã. O que mais deixou o comunista admirado foram os centros tecnológicos. Um deles, voltado para a produção softwares, emprega 4,8 mil engenheiros e 23 mil trabalhadores ao todo. “Acho que não temos em nenhum lugar no Brasil esta concentração. Os distritos industriais aqui são muito débeis, lá tu ficas impressionado. Temos muito a aprender com eles”.

Parcerias

“Abrimos muitos caminhos por lá”, diz Carrion. Ele afirma que a comitiva ajudou a alinhavar parcerias entre e a Uergs e uma universidade vietnamita, e entre o Irga e uma instituição de lá, para trocas de conhecimento. O Vietnã é um grande produtor de arroz. O parlamentar diz que vietnamitas devem visitar o estado em breve e trabalha para uma ida do governador Tarso Genro até o país asiático. Segundo ele, um grupo de empresários gaúchos também já demonstra interesse em conhecer o país que fora mais conhecido por ter repelido tropas norte-americanas no final da década de 1960.

Obama mais popular depois de Osama

A morte de Osama Bin Laden já trouxe ao menos um dividendo prático para o governo dos EUA. Pesquisa realizada pelo instituto Gallup indica que a popularidade de Barack Obama chegou aos 52% – aumento significativo em relação ao levantamento anterior, três dias antes da ação, que indicava 46% de aprovação ao presidente norte-americano. O crescimento está dentro da média apontada pelo próprio Gallup, que mediu as oscilações positivas de popularidade presidencial em 48 crises internacionais ou domésticas desde 1950. No caso, o crescimento de Obama foi de 6% – um ponto abaixo da média detectada pelo Gallup em outras crises, de 7%.

Reprodução
Foto: Reprodução

Anônimos contra Sony (1)

O grupo ciber-vigilante Anonymous, que promove ações contra instituições que considera inimigas da liberdade na web, declarou na quinta-feira (5) que não tem nenhuma conexão com o ataque cibernético sofrido pela Sony no começo desta semana. A ação contra a empresa de eletrônicos expôs os dados pessoais de mais de 100 milhões de usuários da rede de jogos virtuais controlada pela Sony. “Vamos ser claros, nós somos legião, mas não fomos nós”, diz o Anonymous, em comunicado publicado no blog do grupo. “Vocês são incompetentes, Sony”, conclui a breve mensagem.

Anônimos contra Sony (2)

A negativa vem um dia depois de representantes da Sony indicarem que os ciber-vigilantes, que se denominam “lutadores pela liberdade na Internet”, seriam responsáveis indiretos pelo ataque. O Anonymous tornou-se conhecido do grande público no final do ano passado, quando promoveu uma ação contra os sites da Visa e do MasterCard, fazendo com que ambos saíssem do ar. O ataque foi uma represália ao fato das duas instituições financeiras terem desabilitado o uso de seus cartões de crédito para financiamento da organização WikiLeaks, que promoveu alguns dos mais abrangentes vazamentos de informações confidenciais da história recente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora