Notícias em geral
|
28 de abril de 2011
|
00:38

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

OLHARES

Ramiro Furquim/Sul21
Ramiro Furquim/Sul21
Ramiro Furquim/Sul21

O Espaço Novos Talentos, que fica na entrada do Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101), abriga a mostra “Olhares” até 29 de abril. A exposição fotográfica é alusiva aos 176 anos da Assembleia gaúcha e reúne imagens captadas pela equipe da Divisão de Fotografia do Parlamento. São registros do cotidiano do Legislativo e de temas sociais que motivam debates entre os deputados. Com entrada franca, a coletiva pode ser apreciada nos dias úteis, das 8h30min às 18h30min.

Dia do Trabalhador

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nota oficial, nesta quarta-feira (27), saudando as trabalhadoras e os trabalhadores neste 1º de Maio. O texto reafirma o discurso de que o Brasil vive um momento único na sua história e salienta a participação dos trabalhadores, através do movimento sindical. “Os 15 milhões de empregos formais, os aumentos reais de salários em mais de 90% das categorias profissionais e a valorização permanente do salário mínimo são algumas das conquistas desse período”, diz o documento. Por outro lado, o texto também reconhece que a melhora de vida dos brasileiros não foi suficiente para acabar com as seculares disparidades sociais. Entre os pontos que precisam ser superados o documento cita a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, a luta pelo trabalho decente e contra as práticas anti-sindicais e a organização nos locais de trabalho são bandeiras.

Divulgação
Deputada estadual Ana Affonso | Foto: Divulgação

Missão Coreia do Sul

A deputada estadual Ana Affonso (PT) representará a Assembleia Legislativa (AL) na Missão Coreia do Sul, organizada pelo Governo do Estado e capitaneada pelo governador Tarso Genro. A viagem da comitiva ao país asiático ocorrerá entre 27 de maio e 4 de junho. No itinerário, estão visitas a universidades e institutos tecnológicos responsáveis pela formulação e execução da política industrial e tecnológica coreana. Entusiasta do Tecnosinos – parque tecnológico localizado em São Leopoldo -, a deputada acredita que esta seja uma oportunidade ímpar para o Estado, que poderá avaliar de perto as experiências positivas do país asiático e apropriá-las à construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do setor. Diretamente interessada em Educação, Ana – que, além de professora municipal há 19 anos, é integrante da Comissão de Educação da AL – também aproveitará para conhecer o modelo de ensino fundamental praticado na Coreia do Sul.

Brasil de fora

Apple anunciou nesta quarta-feira (27) que lançará o iPad 2 em mais 12 países até o final desta semana. O tablet chegará a 12 países na sexta-feira (29) e será lançado na China em 6 de maio. A assessoria de imprensa da Apple no Brasil informou que não há previsão de lançamento do iPad 2 no país. O aparelho já recebeu liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ser vendido no país. A primeira versão do tablet chegou ao Brasil em dezembro de 2010. Depois de o lançamento do tablet no Japão ter sido prorrogado, o iPad 2 fará a sua estreia nas lojas japonesas nesta semana. O aparelho, que deveria ter chegado ao país asiático em 25 de março, teve seu lançamento adiado por causa do terremoto que atingiu o Japão no início de março. Além da China e do Japão, o iPad 2 fará a sua estréia em Hong Kong, Índia, Israel, Coreia, Macau, Malásia, Filipinas, Cingapura, África do Sul, Turquia e Emirados Árabes.

Comissão para terceirizados

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), anunciou, no final desta quarta-feira (27), que vai criar uma comissão especial para analisar todos os projetos em tramitação na Câmara que tratam da regulamentação dos trabalhadores terceirizados. Segundo ele, o anúncio oficial da criação da comissão será feito no dia 1º de maio. Maia recebeu, hoje, formalmente, dos deputados ligados às centrais sindicais, o pedido para que criasse s comissão. Segundo o deputado Roberto Santiago (PV-SP), esse tipo de serviço vêm crescendo de forma desordenada.

Agência Brasil - ABr
Foto: Agência Brasil - ABr

Urna biométrica na Argentina

O presidente do TRE-RS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, estará, entre os dias 27 e 30, na Província de Córdoba, Argentina. A viagem ocorre a convite de autoridades eleitorais da Província argentina, que haviam acompanhado o pleito de 2010 no Rio Grande do Sul. Entre as atividades, o magistrado ministrará, no dia 28, aula na Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Córdoba e, no dia 29, conferência no Centro de Capacitação Judicial da província. Um dos principais objetivos é divulgar a urna biométrica, utilizada em Canoas nas eleições de 2010 e que pode ser adotada futuramente na Argentina. Difini vai acompanhado do diretor geral do TRE, Antônio Augusto Portinho da Cunha, e do assessor de Planejamento Estratégico, Jorge Freitas.

Mais direitos às domésticas

O governo quer mudar a Constituição para dar mais direitos trabalhistas às domésticas, informou hoje (27) a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes. A ideia é dar a elas benefícios como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego. A revisão constitucional foi recomendada pelo grupo de trabalho criado pelo governo federal para avaliar a situação das trabalhadoras domésticas brasileiras.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora