Notícias em geral
|
26 de abril de 2011
|
23:23

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
PP / Divulgação
Foto: PP / Divulgação

Retomada institucional

O deputado estadual Mano Changes (PP-RS) retornou às redes sociais da internet com vontade de interagir com os usuários. Nesta terça-feira, 26, ele voltou a utilizar o Twitter e além de anunciar que estava voltando às atividades na ferramenta, disparou uma série de informações. Entre elas, o almoço da bancada do PP que teve a presença do Procurador Geral do Ministério Público, Eduardo de Lima Veiga. Segundo o deputado progressista, o MP “está em boas mãos”.

Direitos adquiridos

Uma comissão representando as mulheres do Fórum de Economia Solidária do RS reuniu-se, na manhã desta terça-feira (26), com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), para entregar uma proposta de realização de audiência pública. O objetivo é discutir estratégias para o avanço das políticas de Economia Solidária e debater o PL 865/2011. O Projeto de Lei, de autoria do governo federal e em tramitação na Câmara dos Deputados, visa criar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o cargo de ministro para a pasta, além de cargos em comissão. As cerca de 30 mulheres relataram ao presidente do Legislativo que suas reivindicação não vão contra os direitos dos micro e pequenos empreendedores, mas, segundo elas, existe uma preocupação com os ganhos e direitos conquistados pelo segmento nos Fóruns, Conselhos e Conferências de Economia Solidária e com o desvio da identidade já assumida pelo movimento até o presente momento. Villaverde sugeriu que, além da realização da audiência pública juntando as comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e de Cidadania e Direitos Humanos, a Casa também solicite a presença da bancada gaúcha na ocasião.

Novo site do Paim

O senador petista Paulo Paim está com nova página na internet. O anúncio do site foi feito por ele mesmo no Twitter, nesta terça-feira, 26. A página está totalmente modernizada e no layout da tendência atual dos sites de notícia. Um grande destaque à direita e outros destaques menores à esquerda. A valorização das mídias, como fotos e vídeos, também foram bem explorados.

Divulgação
Foto: Divulgação

Condolências

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde, enviou condolências à família do cantor e compositor de música nativista gaúcha Rui da Silva Leonhardt, conhecido pelo nome artístico de Rui Biriva, falecido prematuramente aos 53 anos, na noite desta segunda-feira (25). O deputado lamentou a imensa perda que enluta a cultura musical gaúcha. “O legado que Rui Biriva nos deixa eterniza uma obra admirável de grande qualidade artística”, acentuou o deputado.

Refugiados chegam à Romênia

Um primeiro grupo de refugiados da Líbia acaba de ser recebido em um abrigo transitório de emergência em Timisoara, oeste da Romênia. Formado por 30 refugiados da Eritréia e da Somália, o grupo permanecerá seis meses no abrigo antes de ser reassentado nos Estados Unidos e na Holanda. Esses refugiados não podem retornar a seus países de origem, uma vez que já haviam fugido de conflitos na terra natal e correm risco de vida no caso de regressarem. Após algumas semanas em um campo de refugiados na Tunísia, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) contatou a Organização Internacional para a Migração (OIM) e o governo romeno em busca de uma solução. Outros grupos na mesma situação são esperados para as próximas semanas, enquanto o conflito na Líbia segue distante de uma solução.

Multi-mobilização

Em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de Maio) e ao Dia em Memória às Vítimas por Acidente de Trabalho (28 de Abril), os movimentos sociais do Rio Grande do Sul estão organizando um grande ato na próxima quinta-feira, 28. A atividade deverá reunir cerca de 5 mil pessoas, de entidades de Porto Alegre e interior do estado. A concentração será às 13 horas, na sede do Cpers. Um grupo sairá até o Largo Glênio Peres onde as entidades se encontram para a marcha até a frente do Palácio Piratini. O ato servirá para fortalecer as bandeiras dos movimentos. Entre as reivindicações estão a contrariedade às propostas federais sobre a Reforma da Previdência; a defesa do serviço público contra terceirização e privatização; o fim do fator previdenciário com o fim da idade mínima; mais investimentos em segurança, educação, saúde e moradia; contra a exploração que gera acidente de trabalho; contra discriminação machista, racial ou homofóbica; contra a alta do preço dos alimentos e apoio a luta do povo árabe e contra a intervenção imperialista.

Falando em trabalho…

Se você acha que seu trabalho ainda vai te matar, talvez seja o caso de repensar essa ideia. O livro “The Longevity Project” dos investigadores Howard Friedman e Leslie Martin, analisa esse e outros clichês relacionados com a qualidade de vida – e conclui que boa parte deles não têm muita razão de ser. Entre as pessoas que vivem mais, por exemplo, boa parte delas mantém na terceira idade as mesmas atividades profissionais de quando eram mais jovens, o que vai contra a ideia de que a melhor coisa a fazer é aposentar-se cedo e curtir a vida. Outros comportamentos, como o otimismo e a prática de esportes, também não redundaram necessariamente em uma vida mais longa. Na verdade, segundo os pesquisadores, o mais importante parece ser buscar satisfação pessoal, sem ignorar os problemas da vida – ou, no caso dos exercícios físicos, buscar atividades que agradem a pessoa e sejam feitas durante toda a vida, ao invés de esportes intensos que são abandonados em um curto espaço de tempo.

Nova geração do PT

A descrença de boa parte dos eleitores em relação aos políticos exige uma estratégia de enfrentamento dessa situação, diz o prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Como integrante do que ele considera uma segunda geração de prefeitos petistas, Jairo Jorge propõe avançar nas formas de participação popular. Em Canoas, a primeira providência da nova gestão foi a inversão de prioridades, ao passar para o início da lista de tarefas o atendimento à população mais carente. Orçamento participativo, plenárias de serviço e audiências públicas se tornaram uma rotina de convivência democrática em Canoas. A criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social assegurou a pluralidade política a serviço dos interesses municipais. A mais recente medida de estímulo à participação da comunidade é a criação da Ágora Virtual, uma espécie de praça pública na internet. Motivos dos quais, levaram o prefeito a ser foco de uma matéria especial na TV do PT, produzido pelo diretório nacional do partido.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora