Notícias em geral
|
16 de abril de 2011
|
01:10

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
Dhiego Correa
Foto: Dhiego Correa

Olívio no ônibus

Para quem acha que ex-governadores são figuras distantes, o skatista profissional Dhiego Correa registrou uma imagem interessante na sexta-feira (15). Durante viagem de ônibus na linha T2, Dhiego encontrou ninguém menos que o ex-governador Olívio Dutra. Sorridente, Olívio posou para a foto ao lado. Vale lembrar que usar transporte público não é exatamente uma raridade para o ex-governador, que já chegou até a dar entrevistas para o Sul21 durante o trajeto de volta para casa. Outras fotos de Dhiego Correa podem ser conferidas na conta do skatista no Twitpic.

Voltando atrás

O apresentador Caio Blinder, do Manhattan Connection, da Globonews, admitiu que usou uma expressão errada para se referir à rainha da Jordânia, Rania Al-Abdullah. No dia 3, durante um debate sobre as atuais revoluções nos países árabes, o jornalista chamou a monarca de “piranha”. “Politicamente, ela (Rania) e as outras piranhas (mulheres de ditadores) são intragáveis. Todas elas têm uma fachada de modernização desses regimes, ou seja, não querem parecer que são realeza parasita e nem mulher muçulmana submissa. Isso é para vender para o Ocidente, enquanto os maridos estão lá, batendo e roubando”, disse na ocasião. A declaração repercutiu e o embaixador da Jordânia no Brasil, Ramez Goussous, encaminhou uma nota ao Itamaraty, protestando contra o programa. Outros 17 embaixadores de países árabes apoiaram o protesto. O jornalista se desculpou pelo excesso.

775 suspeitas de dengue

De janeiro de 2011 até 15 de abril, foram notificados 775 casos suspeitos de dengue no Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), atualizado nesta sexta-feira (15), foram confirmados 27 casos autóctones da doença na Região Noroeste, 9 nove no município de São Luiz Gonzaga, 16 no município de Santa Rosa e dois no município de Três de Maio. Também foram registrados 30 casos importados, ou seja, a doença foi contraída em outro Estado ou país. Ainda segundo o boletim do CVES , 502 casos suspeitos foram descartados por exame laboratorial.

Claudio Fachel / Palácio Piratini
Foto: Claudio Fachel / Palácio Piratini

Mais vagas

O governo gaúcho oficializou o início da ocupação da Penitenciária Feminina de Guaíba, em ato realizado nesta sexta-feira (15). O evento ocorreu no interior da penitenciária, com capacidade para 432 detentas, e contou com a presença do Secretário de Segurança do RS, Airton Michels, e da Secretária da Mulher, Márcia Santana. Neste primeiro momento, o local conta com 28 presas, oriundas de Porto Alegre, Montenegro e Charqueadas, que começaram a ser transferidas no dia 13. A Penitenciária Feminina de Guaíba conta com berçário, unidade para atendimento médico, área para trabalho prisional e salas de aula.

A questão indígena em debate

A Secretaria de Estado da Cultura inicia nesta sexta-feira (15), às 18h30min, o Seminário “A questão indígena no Memorial do RS”. O objetivo é evidenciar as contribuições dos grupos indígenas na formação da sociedade. As inscrições podem ser feitas através do telefone 51-3286-6790.

Destinos e Ações RS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), anunciou nesta sexta-feira (15), no Café da Manhã com Política da Unimed RS, que o ministro da Saúde Alexandre Padilha virá a Porto Alegre no próximo dia 29. O ministro irá participar da discussão sobre Política Nacional de Saúde e lançar, prioritariamente na capital gaúcha, o programa de Combate ao Crack do governo federal. O evento abrirá a programação dos Grandes Debates da Assembleia gaúcha que serão contemplados no programa Destinos e Ações para o Rio Grande que foi lançado na última segunda-feira (11). Os chamados grandes debates versarão sobre temas como a erradicação da miséria absoluta, a educação e a inclusão digital, as mudanças climáticas, a reforma política, combate à violência contra as mulheres e o cinquentenário do movimento da Legalidade, celebrado em 24 de agosto.

Acordos com a China

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e o diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, assinaram nesta sexta (15), em Pequim, acordos comerciais com as empresas chinesas Sinopec (China Petrochemical Corporation) e Sinochem (Sinochem Corporation). Os acordos são parte da agenda da visita oficial da presidenta Dilma Rousseff à China. Com a Sinopec, foi firmado um acordo de cooperação tecnológica nas áreas de geofísica, geologia, e engenharia de reservatórios de petróleo. Já com a Sinochem, a parceria buscará identificar oportunidades de negócio nas áreas de produção e exploração, comercialização de petróleo e recuperação de campos maduros.

Refugiados na Itália

O Serviço Jesuíta para os Refugiados na Itália divulgou seu relatório anual nesta quinta-feira (14). Segundo o relatório, 16 mil imigrantes pediram asilo em um dos centros italianos de acolhimento durante o ano de 2010. O percentual é uma queda em relação aos números de 2009, que apontaram 17.600 pedidos do tipo. O diretor dos centros de acolhimento, Berardino Guarino, adverte que os dados não são positivos, já que apontam que o governo italiano está, na verdade, recusando a entrada de refugiados, que acabam ingressando de forma clandestina no país. Grande parte dos refugiados que tentam ingresso na Itália tem origem africana. O psiquiatra Giancarlo Santone diz que os relatos vindos dessas pessoas são “horrendos”. “São torturas físicas, torturas psicológicas e abusos sexuais. É o que me relatam principalmente as mulheres, mas os homens também têm histórias semelhantes”, diz ele.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora