Notícias em geral
|
30 de março de 2011
|
23:56

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Enfrentamento ao crack

A senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) foi eleita vice-presidente da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outros, em reunião na manhã desta terça-feira (29). A presidência ficou a cargo do senador Wellington Dias (PT/PI). Para Ana Amélia “o crack é um grave flagelo social que deixou de ser restrito à segurança pública e policial, e passou a ser um grave problema de saúde pública”. A subcomissão volta a se reunir na quinta-feira (31), às 9h30, para votar requerimento de audiência pública com a secretária nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte.

Mãos dadas com a África

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais conheceu hoje (30) o trabalho desenvolvido pelo médico uruguaianense Raul Fagundes Valls, denominado “De mãos dadas com a África”. Ele busca apoio do Parlamento e outras instituições para arrecadar fundos para construção de uma escola para crianças carentes da tribo Massai, no Quênia. Aos parlamentares gaúchos do órgão técnico, durante reunião presidida pelo deputado Mano Changes (PP), Valls mostrou imagens de sua visita ao continente, recentemente, onde se sensibilizou com a falta de estrutura e condições em que vivem dezenas de crianças com idade entre 3 e 6 anos.

José Antônio Jr. Frozza Paladini, o Catarina. Deputado eleito pelo PSB.

Atleta só se estiver na escola

Atletas de futebol menores de 18 anos vinculados a clubes oficiais do Estado deverão estar matriculados em escolas, conforme sugere o Projeto de Lei (PL) n° 73/2011 de autoria do deputado Catarina Paladini (PSB). A proposta exige que os clubes assegurem que os jogadores estejam matriculados em instituição de ensino, zelando pela frequência e aproveitamento escolar. A proposta baseia-se em projeto já aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, e tem o objetivo de valorizar a educação e servir como um instrumento de proteção ao futuro de milhares de jovens que abandonam os estudos para tentar um contrato profissional. A lei valerá para os clubes oficiais registrados e reconhecidos pela Federação Gaúcha de Futebol. O não cumprimento da lei impedirá o clube responsável de participar de jogos, torneios, campeonatos e competições oficiais no Estado. Caberão aos clubes de futebol a responsabilidade de encaminhar à Federação Gaúcha de Futebol, anualmente, os comprovantes de matrícula, atestados de frequência escolar dos jogadores menores de 18 anos.

Blogueiros entrevistam Tarso

Os blogueiros têm uma nova oportunidade para entrevistar o governador Tarso Genro e reforçar a relação do Chefe do Executivo com as mídias sociais. No dia 5 de abril, terça-feira da próxima semana, Tarso concede a segunda entrevista coletiva aos blogueiros, às 10h30min, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. É a primeira vez que Tarso conversa com blogueiros como governador empossado, já que a anterior foi em 2010, logo após as eleições.

Nova corrente do PT

O Partido dos Trabalhadores terá mais uma tendência no Rio Grande do Sul. Por iniciativa dos prefeitos da Região Metropolitana, Jairo Jorge (Canoas) e Gilmar Rinaldi (Esteio), está sendo criada a Nova Corrente do PT. Junto a eles estão a líder do governo Tarso na Assembleia Legislativa, Miriam Marroni e seu marido, o deputado federal Fernando Marroni. Além deles, o estreante deputado estadual Nelsinho Metalúrgico também tomará parte na formação da Nova Corrente. A plenária de criação da corrente será no dia 7 de abril, às 19 horas, na Igreja Pompéia, em Porto Alegre. Militantes e lideranças regionais já foram convocados para o ato.

Metrô antecipando eleições de 2012

As inserções eleitorais do PCdoB em Porto Alegre já começam, de certo modo, a dar o tom para as eleições municipais de 2012. Neles, a deputada federal Manuela D’Ávila, que já manifestou a disposição de concorrer à prefeitura de Porto Alegre no ano que vem, discorre sobre as obras do metrô, principal carro-chefe do atual prefeito José Fortunati (PDT), que deve concorrer à reeleição. A deputada diz que sempre defendeu o metrô, mas defende que ele esteja inserido em uma lógica que privilegie transportes públicos de qualidade para a capital. “Para o metrô ter sentido, é preciso melhorar o dia a dia da população”, diz Manuela na inserção obrigatória.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora