Notícias em geral
|
29 de março de 2011
|
00:15

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
Foto Roberto Stuckert Filho/ PR

Dilmas e as parteiras
No lançamento do Programa Rede Cegonha, a presidenta Dilma Rousseff não se fez de rogada: posou para uma foto ao lado de parteiras de Minas Gerais.

Facebook contrata:

O Facebook está negociando a contratação de Robert Gibbs, ex-secretário de imprensa da Casa Branca. A informação foi publicada pelo blog Deal Book, do New York Times. Gibbs ocupou o cargo de porta-voz da administração de Barack Obama entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2011. Antes, Gibbs trabalhou na campanha de Obama para o Senado, em 2004, e na campanha presidencial de 2008. O papel de Gibbs no Facebook seria ajudar a gerenciar a comunicação da rede social. É provável que em 2012 a empresa realize sua oferta pública inicial de ações. Gibbs, que deixou a Casa Branca em fevereiro, depois de dois anos, planejava ajudar a estabelecer a campanha de reeleição do presidente Obama antes de conseguir um trabalho do setor privado, disseram essas pessoas.

Democracia sem homofobia!

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) segue empenhada em levar ao Congresso Nacional o projeto de lei, proposto por ela, que pune atos homofóbicos. Além de desarquivar o PL 122, a senadora petista participou na manhã desta segunda-feira (28), do lançamento da campanha “XI de Agosto Contra Homofobia — Por uma Democracia de todas as cores!”. O Ato foi realizado no centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo (SP). No início de fevereiro deste ano, Marta conseguiu colher as 27 assinaturas necessárias para desengavetar o PL 122, projeto de lei que torna crime opiniões e atos homofóbicos e discriminatórios contra homossexuais no Brasil. A senadora coletou todas as assinaturas em apenas um dia. O pedido de desarquivamento foi feito em 3 de fevereiro para a Mesa Diretora do Senado.

Gandhi

Gandhi bissexual? (1)

Ex-editor do New York Times e premiado com o Pulitzer, o jornalista Joseph Lelyweld lança, nesta semana, o livro Great Soul, uma nova biografia do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi. Lelyweld afirma que Gandhi se apaixonou pelo arquiteto alemão judeu Hermann Kaleenbach, por quem teria deixado sua esposa, em 1908. Segundo o Daily Telegraph, o livro revela que o herói da independência da Índia teria prometido ao alemão “não olhar de forma luxuriosa para qualquer mulher”.

Gandhi bissexual? (2)

O Wall Street Journal fez um resumo da forma como Gandhi é descrito por Joseph Lelyweld: “sexualmente estranho, incompetente político, louco fanático, racista implacável e um auto-propagandista, professando o seu amor pela humanidade como conceito quando na realidade desprezava as pessoas como indivíduos”.

Em defesa das mulheres

O Governo do RS assinará, na próxima quarta-feira (30), o Pacto Nacional Pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. O evento ocorre no Território da Paz, em Canoas, a partir das 10h. O ato contará com as presenças do governador gaúcho, Tarso Genro; da ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes; do prefeito de Canoas, Jairo Jorge; e da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana. “A adesão ao Pacto demonstra a vontade política do Governo Tarso Genro, em garantir a prevenção e o combate à violência, a assistência e a promoção dos direitos das mulheres gaúchas”, destaca a secretária Márcia.

Lula e José Sócrates - Foto André Kosters/Lusa

Lula em Portugal
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou, na noite desta segunda-feira (28), com o primeiro-ministro demissionário de Portugal, José Sócrates. Aos jornalistas, Lula disse que “o FMI não é solução” para os problemas portugueses. Para o brasileiro, “a Europa é muito grande” e “se quiser, vai encontrar soluções para Portugal, Grécia e Espanha”.

Código Florestal agita Senado

Senadores das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizam nesta terça-feira (29), às 10h, audiência pública com o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do projeto que altera o Código Florestal. O texto aguarda votação no plenário da Câmara, para só depois ser encaminhado ao Senado, mas os senadores da CMA e da CRA decidiram antecipar as discussões sobre as mudanças propostas à legislação florestal.

Mais audiências

Nas próximas semanas, as comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; e de Agricultura e Reforma Agrária deverão realizar outras audiências conjuntas com o tema do Código Florestal. Entre as convidadas devem estar a atual ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. Estão previstos também debates com representantes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Confederação Brasileira dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entre outras entidades.

Paim comenta “chaga do racismo”

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, o senador Paulo Paim (PT-RS) não deixou passar em branco dois casos de racismo, um ocorrido na Europa, outro no Rio Grande do Sul. Neste domingo (27), em amistoso da Seleção Brasileira contra a Escócia, em Londres, um torcedor atirou uma banana em direção a Neymar. Em Jaguarão, fronteira do RS com o Uruguai, policiais agrediram o estudante negro Hélder Souza Santos durante o Carnaval. Paim contou que ele foi abordado por policiais na saída de uma festa. Durante a revista, ao ser chamado de “negão”, o jovem, que é baiano, perguntou ao policial se ele era racista. Hélder acabou algemado e foi seriamente agredido a golpes de cassetete. Para Paim, os dois fatos mostram a persistência da “chaga do racismo”. O comentário foi feito durante a audiência que marcou os oito anos de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), junto à Presidência da República, na qual se debateu ainda o Estatuto da Igualdade Racial.

AFP
Foto: AFP

Torcedor morto vai ao estádio (1)

Aqui no Brasil, torcedores costumam levar caixões estilizados de papelão ou isopor, como forma de debochar dos adversários que vivem situação difícil em determinado campeonato. Na Colômbia, porém, torcedores “barrabravas” do Cúcuta levaram a situação ao pé da letra, carregando o caixão de um colega de torcida estádio adentro – e com o falecido dentro. O insólito incidente ocorreu no jogo entre Cúcuta e Envigado, pelo Torneio Apertura do campeonato colombiano. Christopher Jácome, de 17 anos, foi assassinado na noite anterior à partida. Para homenageá-lo, os integrantes da torcida El Indio, a qual o jovem pertencia, acharam que não haveria melhor velório do que em pleno jogo.

Torcedor morto vai ao estádio (2)

Os “barrabravas” conseguiram tirar o caixão do velório, supostamente com a concordância dos familiares do morto, e levaram o esquife até o estádio General Santander. Passando pela segurança, chegaram até as arquibancadas por volta dos 30 minutos do segundo tempo, e carregaram o corpo de Jácome nos braços durante o restante da partida. A operação, já bastante complicada, torna-se ainda mais inacreditável pelo fato dos torcedores envolvidos estarem proibidos de entrar no estádio – o que, com um caixão nos ombros, deveria ter sido ainda mais difícil. Dentro do campo, o Cúcuta, que até então perdia o jogo, também prestou sua homenagem ao finado torcedor: com a presença do inusitado cortejo fúnebre, conseguiu empatar a partida em 1 a 1.

No meio da pauta havia um projeto

Dois projetos em regime de urgência estão trancando a pauta da Assembleia Legislativa do RS nessa semana. Um deles é o PL 84/2011, que dispõe sobre a cobrança judicial de créditos inscritos em Dívida Ativa da Fazenda Pública Estadual. Seu prazo fatal, 25/03, já está ultrapassado, o que faz com que seja o primeiro projeto a ser votado na terça (29). O outro projeto, PL 96/2011, trata do reajuste dos pisos regionais no RS. A matéria está apta a ser apreciada desde o começo do mês, mas não obteve acordo de líderes para ir a plenário. Seu prazo fatal é 30/03.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora