Notícias em geral
|
24 de março de 2011
|
00:32

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

Liz primeira-dama?

Fernando Monteiro conta, no blogue Substantivo Plural, que Jânio Quadros estava em Londres quando soube que por lá também andava a atriz norte-americana Elizabeth Taylor. Apesar de estar internado em um hospital londrino para se recueprar de uma forte gripe, não titubeou: mandou um de seus assessores convocar o embaixador brasileiro em Londres, que prontamente atendeu ao chamado do presidente recém-eleito. Assombrado, o embaixador ouviu a seguinte ordem de Jânio:

— Desejo que o senhor se dirija à atriz Elizabeth Taylor para que essa senhora venha visitar-me nesta casa de saúde. Desejo muito conhecê-la.

Liz primeira-dama? 2

Pois não é que o embaixador, por meio de amigos, conseguiu falar com Liz Taylor? E o melhor: a atriz, falecida nesta quarta-feira (23), aceitou o chamado e visitou Jânio Quadros no Hospital. Mais: prometeu vir ao Brasil em novembro de 1961. Jânio teve uma melhora surpreendente e não parou mais de falar na atriz. Passou a pensar num esquema para conquistar a norte-americana, como contava o ex-senador Ney Braga:

– Ele quase não conseguia falar de mais nada. Eu era governador do Paraná, naquela época, e só tratamos dos problemas do estado por uns dez minutos. O resto do tempo foi para falar da Elizabeth Taylor…

Liz primeira-dama? 3

Fernando Monteiro encerra o relato da paixão de Jânio por Liz assim: “Bem, ela nunca veio. Na tarde de 25 de agosto de 1961, Jânio da Silva Quadros renunciou à Presidência do Brasil e à chance (segundo imaginava, talvez) de seduzir a mulher mais bonita do mundo, com seu ‘charme’ de vassoura na mão, óculos de grau e bigode de professor aloprado.

Groucho Marx teria mais chances…”

Meia passagem e uso do fundo do pré-sal na educação

Três mil estudantes protestam por meia-passagem e recursos do pré-sal para educação no RJ.

Cerca de três mil estudantes da rede pública fizeram uma passeata hoje (23) à tarde, no centro do Rio de Janeiro, como parte da jornada nacional de lutas, organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE). A manifestação começou ao meio-dia com uma concentração em frente à Assembleia Legislativa, de onde os estudantes seguiram para a Cinelândia. O ato serviu para apoiar a votação na Câmara Municipal do Projeto de Lei 739/2010 que regulamenta a redução do valor das passagens nos transportes públicos no município do Rio para universitários bolsistas atendidos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e cotistas beneficiados por diferentes políticas públicas. Além de reivindicar a meia-passagem para os universitários, os estudantes voltaram a defender uma nova votação para o projeto de lei que destina 50% do Fundo Social do Pré-Sal para investimentos na área da educação.

Audiência com Dilma

Cerca de 10 mil estudantes tomarão Brasília nesta quinta-feira (24). Eles percorrerão a Esplanada dos Ministérios a partir das 10 horas. A caminhada, que terá o reforço de uma bateria de samba e diversas intervenções culturais, seguirá para o Congresso Nacional e depois para o Palácio do Planalto. Lá, os estudantes esperam ser recebidos pela presidenta Dilma Rousseff. A audiência já foi solicitada e o objetivo será dialogar com a nova presidente a pauta de reivindicações, principalmente, a respeito de dois temas: o veto do presidente Lula ao projeto de lei que destina 50% do fundo social do Pré-sal para a educação e os recentes cortes no orçamento que podem atingir o financiamento das universidades.

Restrições ao fumo

Governador Tarso Genro recebe Kelly Moraes, Prefeita de Santa Cruz do Sul./Foto: Caco Argemi

O governador Tarso Genro recebeu, na tarde desta quarta-feira (23), representantes do Fumo e Alimentação para discutir as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que visa banir a produção do fumo tipo burley, utilizado na fabricação de cigarros aromáticos, além de restringir o uso de alguns aditivos, assim como a regulamentação das embalagens e pontos de venda. A audiência foi solicitada pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes. A prefeita fez um alerta sobre a fumicultura ser basicamente a economia do vale do Rio Pardo, no qual o governador conhece muito bem, e, pediu que ele tome medidas radicais quantos as exigências da Anvisa. O governador disse não aceitar no ponto de vista econômico, já que existem outros produtos que não tem méritos na saúde e que são fabricados e vendidos livremente em várias esferas. Mas, salientou que recorrer das medidas da agência reguladora não será uma tarefa fácil.

Boa gestão, melhor para a eleição

Ramiro Furquim/Sul21

Durante a entrevista coletiva antes do almoço com empresários na Federasul, nesta quarta-feira (23), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), foi cutucado sobre o andamento das suas articulações para reeleição em 2012. Candidato assumido a um segundo mandato, Fortunati disse que está dividindo-se entre administrar bem a cidade e costurar uma futura coligação. Nos planos, ele não descartou a possibilidade do PDT e o PT se unirem em prol da sua candidatura. “O PDT está conversando com os partidos, inclusive o PT. Nacionalmente já compõem o mesmo campo. Mas ainda é cedo”, afirmou. Fortunati disse que o ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT) e o presidente da sigla no Rio Grande do Sul, Romildo Bolzan Jr. que tratam das amarras. A ele, cabe cuidar do que considerou o mais importante para sua reeleição: “cuidar bem de Porto Alegre”.

Monumenta

Também esteve na pauta dos jornalistas que conversaram com o prefeito porto-alegrense, o atraso das obras na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, que integra o projeto Monumenta. Os trabalhos estão em andamento desde fevereiro de 2010 e estão atrasados, causando transtornos aos pedestres e comprometendo o patrimônio cultural da cidade, escondido entre tapumes. Segundo José Fortunati, a intenção da prefeitura era de já ter liberado o andamento das obras, mas, problemas e imprevistos atrapalharam. “Foi detectado que o local é um sítio arqueológico, então isso demora e restringe a atuação das obras. Estamos respeitando as diretrizes do Patrimônio Histórico. Tem ainda uma canalização muito antiga que não foi prevista pelo Depe (Departamento de Esgotos Pluviais), portanto, precisaremos refazer toda a canalização que prevíamos”, justificou.

Parabéns em imagens

No mês em que Porto Alegre completa 239 anos, o Parlamento abriga a mostra individual do fotógrafo Gilberto Simon, “Iluminada”, com 12 fotos que retratam as belezas noturnas da cidade. O trabalho pode ser conferido na Sala JB Scalco, no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa, até 31 de março, das 8h30 às 18h30, com entrada franca.

Galeria dos Municípios

O legislativo gaúcho também está recebendo uma exposição em homenagem aos 89 anos do PCdoB. Integram a mostra fotografias, banners e publicações que retratam a história do partido. Visitação das 8h30 às 18h30, com entrada franca.

Próximo Passo

Nesta quinta (24), a secretaria gaúcha do Trabalho e do Desenvolvimento Social lança o programa Próximo Passo, que oferece 1.962 vagas na construção civil da Região Metropolitana de Porto Alegre. O programa se destina aos beneficiários do Programa Bolsa Família. No segundo semestre, o Próximo Passo será levado para o interior do estado, afirma o secretário Luís Augusto Lara.

O Banrisul e a reciclagem

O Programa Reciclar do Banrisul completa 10 anos. Neste período, o Programa reciclou 4.084 toneladas de papel, salvando 65 mil árvores. Com a adequação do consumo, reaproveitamento e venda do papel, o Banco economizou R$ 4 milhões, investidos no próprio Programa, que oferece à comunidade o Coletor de Pilhas. Desde que foi implantado, em novembro de 2008, o Coletor recebeu 4 toneladas de pilhas. O Reciclar coleta, também, materiais plásticos, lâmpadas, disquetes, CDs, baterias de celular e tonners.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora