Notícias em geral
|
15 de março de 2011
|
00:37

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação/MST
Foto: Divulgação/MST

Futebol do MST

Assentados e apoiadores da reforma agrária disputaram, no último final de semana, a terceira edição do Campeonato de Futebol da Reforma Agrária do RS. O torneio foi realizado no Assentamento Conquista da Liberdade, em Piratini (RS), e envolveu um total de 26 equipes, divididas nas categorias masculino, feminino e veterano, que foi disputada pela primeira vez. Todas as equipes foram formadas por assentados ou filhos de assentados. As atividades envolveram também um baile e almoço de confraternização, e todos os vencedores receberam medalhas e troféus. Na categoria masculino, o campeão foi o Regional Viamão, enquanto a Regional Sarandi venceu o feminino e o torneio de veteranos foi conquistado pela Regional Porto Alegre.

Expodireto discute novo Código Florestal

Durante as atividades da abertura da Expodireto Cotrijal 2011, que ocorre em Não-Me-Toque (RS), foi possível ter contato com visões antagônicas sobre o projeto para o novo Código Florestal. De um lado, esteve o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), redator da versão final do texto e que compareceu para discutir o tema com as entidades participantes da feira. Do outro, o presidente da Emater/RS, Lino de David, que não fez segredo de suas restrições ao novo Código. “Não é possível tolerar a redução das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a eliminação da reserva legal, assim como se deve questionar a anistia a todos os que desmataram este país nas últimas décadas”, declarou. Lino de David advertiu também sobre a necessidade de debater temas como o atual modelo produtivo, o agronegócio, o monocultivo e o uso de agrotóxicos.

Livro infantil brasileiro é pioneiro no tema pedofilia

“Segredo Segredíssimo” é o título do primeiro livro brasileiro para crianças tratando do tema abuso sexual infantil. A autora, Odívia Barros, narra a história da menina Adriana, que guarda com ela um triste segredo e tem a sorte de receber conselhos de uma amiga mais esperta. Depois de ter passado pelo crivo de educadores, a obra é recomendada a pais e professores. A publicação é da Geração Editorial, e as ilustrações são assinadas pela designer gráfica Thais Linhares, autora também de trabalhos para a revista “O Menino Maluquinho” e do título “Vovó Dragão”, da editora Nova Fronteira. O livro pode ser adquirido pelo preço promocional de R$ 19,80, por meio do telefone 0800-140090 ou do site da Livraria da Folha.

Cresce interesse editorial por desastres naturais

Aquecimento global é outro assunto que ganha o interesse do mercado editorial. E entre os vários títulos que disputam espaços nas livrarias, alguns são detentores de prêmios. Caso, por exemplo, de “Seis Graus – O Aquecimento Global e o que Você Pode Fazer para Evitar uma Catástrofe”, do ativista ambiental, jornalista e escritor Mark Lynas, que nasceu nas Ilhas Fiji e viveu no Peru, na Espanha e Inglaterra. Nessa obra, que ganhou o prêmio Royal Society de Livro de Ciência do Ano, em 2008, depois de Lynas ter sido escolhido pela National Geographic, em 2006, como “explorador emergente, o autor refere-se ao Brasil ao alertar sobre os risco de furacões no Atlântico Sul e cita o furacão Catarina, uma trágica lembrança de 2004, que destruiu cerca de 30 mil moradias na região litorânea próxima a Torres, no Rio Grande do Sul. Outro título, “Guerras Climáticas”, do professor e pesquisador alemão Herald Welzer, prevê que em torno de 2 bilhões de pessoas conviverão com a falta de água lá por 2050.

Carnaval de rua vira problema no RJ

Pelo jeito, o carnaval carioca está fazendo sucesso demais. Depois de uma presença maciça nas ruas do Rio de Janeiro, que teria recebido quase 5 milhões de foliões, a prefeitura decidiu limitar o número de blocos com autorização para os dias de folia. Segundo o governo do município, 424 blocos foram às ruas do Rio em 2011 – e esse número não vai aumentar, já que nenhum outro desfile será autorizado. Além disso, estão sendo previstas medidas para desafogar as ruas da zona sul da Cidade Maravilhosa, deslocando blocos carnavalescos para outras áreas, como a região central.

Eduardo Seidl / Palácio Piratini
Foto: Eduardo Seidl / Palácio Piratini

Preparativos para o Conselhão

O dia foi de muitos preparativos no Salão Negrinho do Pastoreio, que recebe na terça-feira (15) a instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES). Mesas foram instaladas para receber os 90 conselheiros e conselheiras que participarão da reunião inaugural do CDES, órgão de consulta e assessoramento criado pelo governador Tarso Genro. A cerimônia será prestigiada por personalidades como Esther Bemerghy, secretária executiva do Conselho da Presidência da República; José Carlos Bunlai, vice-presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul; e o vice-presidente da CUT nacional, José Lopes Feijó. O encontro começa às 14h.

Mariana Fontoura / CMPA
Foto: Mariana Fontoura / CMPA

CPI do Projovem recebe documentos

Atendendo solicitação da CPI do ProJovem, o Procurador Geral do Município, João Batista Figueira, entregou na tarde de segunda-feira (14) uma série de documentos aos vereadores de Porto Alegre. Entre a papelada, constam cópias da auditoria do contrato com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), convênios do ProJovem, contratos com a Fundae e a Fulbra, além de contratos com equipes de sonorização. O presidente da CPI, Luiz Braz (PSDB), foi acompanhado na reunião pelos vereadores Reginaldo Pujol (DEM), relator da CPI, Mario Fraga (PDT), Paulinho Rubem Berta (PPS), Mauro Pinheiro (PT) e Engenheiro Comasseto (PT). A CPI investiga irregularidades ocorridas na Secretaria de Educação de Porto Alegre.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora