Notícias em geral
|
2 de março de 2011
|
22:28

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Gabriel cumprimenta jogador do Novo Horizonte (Foto: Divulgação)

Gabriel “O Observador”

Se em qualquer partida de futebol os atletas já se esforçam para fazer as melhores jogadas e mostrar o talento, com um olheiro na casamata, observando, a determinação dentro de campo só aumenta. E se o olheiro for o rapper Gabriel O Pensador, agora também empresário de futebol, a vontade de jogar é ainda maior. Mesmo com o sol forte da manhã desta quarta-feira (02), meninos entre 14 e 16 anos, jogadores do Novo Horizonte, entraram em campo com uma só determinação: fazer a melhor apresentação de suas vidas e impressionar O Pensador que, acompanhado do ex-jogador Lula, veio a Esteio observar atletas.

Almoço com o prefeito

Depois do jogo, Gabriel foi almoçar com o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, e com o vice-prefeito, Fladimir Costella. Gilmar o convidou para desenvolver um projeto, misturando música e esportes para crianças e adolescentes do Parque Primavera, Território de Paz da cidade. “Foi uma conversa inicial. Ainda vamos ajustar o projeto e acertarmos detalhes”, comentou Gilmar.

Aliança pelo metrô

Nesta quinta-feira (3), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, se reúne em Curitiba com o prefeito da capital paranaense, Luciano Ducci, e com o prefeito de Beloh Horizonte, Márcio Lacerda – ambos do PSB. Fortunati explica que as três capitais têm elaborado de forma conjunta seus projetos de metrô. Eles querem fortalecer a parceria para mostrarem ao governo federal que seus projetos são sólidos e que merecem os recursos do PAC da Mobilidade Urbana. . Estamos trabalhando há mais de um ano com estas duas cidades na conformação da proposta do metrô. Como agora surgiram outras cidades com interesse no PAC da Mobilidade Urbana, nós queremos firmar uma parceria para mostrarmos ao governo federal que nossa modelagem é consistente”, explica Fortunati.

Projeto de ciclovias até abril

José Fortunati conta que não recebeu os ciclistas na última terça-feira (1), após manifestação, porque já tinha o assumido o compromisso de dar uma aula magna na Faculdade Monteiro Lobato. Ele disse que o secretário de Coordenação Política, Cezar Busato, definiu três medidas importantes com os ciclistas: a Prefeitura deve fazer uma forte de campanha de conscientização para o respeito aos ciclistas, o projeto de ciclovia na Avenida Ipiranga será agilizado – o prefeito quer que ele seja concluído em abril, e os ciclistas deverão avisar a EPTC com antecedência quando fizerem grandes passeios ou manifestações, para que a empresa ofereça segurança a eles.

Oficina

Dentre as medidas acertadas com os ciclistas também foi agendada uma oficina para discutir o trânsito da cidade, que terá a participação de ciclistas, técnicos da EPTC e de outros órgãos da Prefeitura. A oficina ocorrerá no próximo dia 10, às 17h, no auditório da EPTC.

Eduardo Seidl/Palácio Piratini

Servidoras públicas bem na foto

A exposição fotográfica “Servidora Pública: protagonista do seu tempo” produzida pelo Gabinete da primeira-dama, em parceria com as Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e da Administração e dos Recursos Humanos, vai homenagear as funcionárias públicas a partir do registro do seu trabalho em 30 painéis. As fotos estão sendo feitas pela própria primeira-dama do estado, Sandra Genro, e serão exibidas ao público a partir do dia 14 de março, no saguão do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). A mostra integra a programação da Semana Internacional da Mulher. Além da exposição, que também faz parte do programa de humanização do CAFF, na noite de 8 de março (Dia Internacional da Mulher), o prédio será iluminado com um símbolo da luta feminista.

Ajudinha da ministra

Por unanimidade, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa gaúcha aprovou nesta quarta-feira (02) o requerimento do deputado Edegar Pretto (PT) para que a ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT), seja convidada a falar aos gaúchos sobre as políticas do governo federal para a área. Edegar Pretto protocolou o pedido de audiência pública com o objetivo de discutir com a sociedade o Projeto de Lei 36/2011, do governo do estado, que institui o Programa Casas da Solidariedade. Os albergues públicos são destinados a acompanhantes de pacientes em casos de doença de maior complexidade de tratamento ou por insuficiência dos recursos municipais de saúde.

Venezuela em festa

A Assembleia Nacional da Venezuela comemora o bicentenário de instalação do primeiro Congresso Constituinte, que ocorreu em 2 de março de 1811. Meses depois daquela data, foi declarada a independência do país. A sessão parlamentar comemorativa foi montada na esquina El Conde, no centro histórico da capital, Caracas. O local tem este nome porque foi ali, na casa do conde de San Javier, que ocorreu o Congresso Constituinte de 200 anos atrás.

De mulher pra mulher

Para comemorar o “Dia Internacional da Mulher”, o governo federal começou a divulgar desde o dia 1º de março uma campanha publicitária. As peças de comunicação, que incluem TV, rádio, internet, revistas e cartazes, foram criadas para elevar o sentimento de autoestima da mulher, destacando suas conquistas, seu potencial, sua capacidade e sua força transformadora. A campanha fica no ar até o fim de março. A campanha deste ano se reveste com um enfoque bem especial, já que é o primeiro ano da presidenta Dilma Rousseff no mais alto cargo do país.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora