Notícias em geral
|
18 de fevereiro de 2011
|
23:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

Arrancando sentimentos

O cantinho do escritor porto-alegrense João Gilberto Noll foi eternizado, com ele e sem ele, pela fotógrafa Débora Birck. Ela chegou à fotografia depois de ter passado pelas faculdades de Jornalismo, Letras e História. O click surgiu quando viu uma exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, na Unisinos, em que ele retratava o MST. Pensou: “É isso que eu quero fazer da minha vida: quero arrancar sentimentos das pessoas, através do fotojornalismo”. E é o que vem fazendo.

O canto de Noll/ Foto: Débora Birck
João Gilberto Noll em seu cantinho / Foto: Débora Birck

Espaço para cultura

A Câmara Municipal de Porto Alegre lança, nesta segunda-feira (21), às 18h30, o edital do Teatro Glênio Peres, pelo qual serão selecionadas propostas artísticas das áreas de música, teatro, cinema e dança, produzidas na Capital gaúcha e que pretendam ocupar o Teatro em 2011. O edital será lançado durante a realização de uma mesa-redonda, da qual participarão o secretário executivo do Ministério da Cultura (Minc), Vitor Ortiz, e o secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio Assis Brasil.

Comissões especiais

A Assembleia Legislativa gaúcha começa o ano com três comissões especiais, que funcionarão simultaneamente. Dois requerimentos do deputado Raul Carrion (PCdoB) e um do deputado Gilmar Sossella (PDT), reivindicando a instalação de comissões especiais, já podem ser votados pelo plenário. Carrion quer discutir os problemas de habitação popular e da regularização fundiária. Sossella, a falta de acessos asfálticos aos municípios. Depois deste três serem votadas, será a vez do pedido do progressista Frederico Antunes, que quer discutir os precatórios devidos pelo Estado.

Presidentes para comissões

Na terça-feira (22), os líderes partidários vão se reunir para indicar os deputados que assumirão as presidências das comissões permanentes da Câmara Federal. A informação é do presidente da Casa, o petista gaúcho Marco Maia. Ele disse que a escolha obedecerá ao critério da proporcionalidade, e até partidos menores, como o PV, que tem uma bancada de 14 deputados, indicarão nomes para presidente.

Ministro Luís Felipe Salomão / Foto: STJ

Lurian indenizada

O Diário da Justiça desta sexta-feira (18) traz a decisão do ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre a ação de indenização ajuizada pela filha do ex-presidente Lula contra o colunista Gilberto Luiz di Pierro, o Giba Um. Lurian e o ex-prefeito de Blumenau Décio Nery de Lima consideraram ofensivas as informações publicadas pelo colunista em seu site – http://www.gibaum.com.br/. O ministro Salomão condenou Giba Um a pagar uma indenização de R$ 100 mil a Lurian – 10 vezes mais do que o valor arbitrado em primeira instância.

Facebook gay

A rede social Facebook decidiu atender aos pedidos da comunidade GLBT e passou a oferecer a seus usuários novas opções de relacionamento. Agora, eles podem informar, por exemplo, que vivem “uma união civil”. A novidade está à disposição apenas dos usuários dos EUA, Canadá, França, Austrália e Reino Unido. E não será lançada em países que não admitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Ministro Antonio Patriota / Foto: Elza Fiúza/ABr

Patriota contra sanções

No programa Bom Dia, Ministro desta sexta-feira (18), Antônio Patriota, das Relações Exteriores, afirmou que os protestos nos países árabes são “um assunto preocupante, porque ninguém quer ver o Oriente Médio, que é uma das regiões mais tensas do mundo, ter de passar agora por situações de violência e mortes”. Ele é contra a adoção de sanções econômicas contra os países autoritários da África e do Oriente Médio. “As sanções levariam a que resultados? Às vezes, as sanções só servem para exacerbar a situação interna”, afirmou.

Guerra televisiva e clubística

Na próxima segunda-feira, serão definidas em São Paulo regras para uma licitação de compra dos direitos televisivos do Campeonato Brasileiro. A licitação é uma determinação do Cade, que considerou que havia um monopólio da Rede Globo sobre os direitos. O processo licitatório pode causar um racha no Clube dos 13. Alguns deles, não abrem mão de que o campeonato seja transmitido pela Globo. Os clubes temem que a transmissão feita por uma emissora com menos know-how e audiência desvalorize suas marcas e reduza o interesse de patrocinadores. Outros clubes, por outro lado, querem a concorrência entre as emissoras, para aumentar o valor das polpudas verbas de transmissão.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora