Notícias em geral
|
10 de fevereiro de 2011
|
08:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

collor itamar
Os ex-presidentes Collor e Itamar se encontram no Senado (Foto: José Cruz/ABr)

Reencontro

Depois de comandarem juntos o país, os ex-presidentes Itamar Franco (PPS-MG) e Fernando Collor de Mello (PTB-AL) serão colegas novamente, quase duas décadas depois, desta vez no Senado. O encontro animado entre eles foi flagrado pelo fotógrafo José Cruz, da Agência Brasil.

Comissões instaladas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), instalou, na manhã desta quarta-feira (9), em cerimônia no Salão Júlio de Castilhos, as comissões permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle. Diante de autoridades de vários órgãos do Estado e entidades da sociedade civil, foram empossados os presidentes, vice-presidentes e demais integrantes dos dois órgãos técnicos para o biênio 2011/2013. Presidirá a Comissão de Constituição de Justiça Edson Brum (PMDB) e Marco Alba (PMDB) será o vice. Na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle foi indicada a Maria Helena Sartori (PMDB) e Márcio Biolchi (PMDB) para vice.

Redação para por demissão de colega

Considerado um dos repórteres mais promissores do jornalismo baiano, Aguirre Peixoto foi demitido do jornal “A Tarde” no início desta semana. O motivo seria uma matéria que desagradou ao mercado imobiliário, informação que é negada pelo diretor-executivo do Grupo A Tarde, Sylvio Simões. Seja como for, colegas de Aguirre reagiram à demissão. Ontem (9) eles cruzaram os braços até as 18h, em protesto e se reuniram com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia. Eles querem a readmissão de Aguirre Peixoto. Hoje (10), deve haver audiência entre a direção do jornal e os jornalistas. A notícia, é claro, se espalhou como rastilho de pólvora no Twitter.

31 anos do PT

O PT vai marcar a comemoração dos 31 anos de fundação no dia 10 de fevereiro com a realização, em Brasília, de um ato político que contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A comemoração será a partir das 10 horas, na sede nacional do PT. Às 17 horas, no Teatro dos Bancários, na Asa Sul (Plano Piloto) será realizado o evento comemorativo dos 31 anos.

forum africa-1
Prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, no FSM (Foto: Divulgação)

Vale dos Sinos representado no FSM

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi retornou ontem (9) de Dacar, na África, depois de participar do Fórum Social Mundial 2011. Vanazzi foi palestrante da Assembleia Internacional do Forum de Autoridades Locais Periférias (Falp) para Metrópoles Solidárias, na cidade vizinha a Dacar, Pikine. Ele representou o consórcio Pró-Sinos, do qual é presidente, falando sobre a questão da água no Vale do Sinos. O prefeito de São Leopoldo participou do painel ao lado de autoridades da Europa e da África.

Transmissão de cargo

O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi viaja ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (09) para apresentar o projeto de restauração do Seminário Claretiano a representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobras. No BNDES, Gilmar também vai tratar sobre a liberação de recursos para o Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), desenvolvido na Prefeitura desde 2009. No final da tarde, o prefeito passou o cargo para o presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Luiz Duarte, uma vez que o vice-prefeito, Fladimir Costella, está em férias.

Parque de Esteio com novo comando

O comerciante e agropecuarista Telmo Motta assume a direção do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Ele foi nomeado nesta quarta-feira (9) pelo governador Tarso Genro, durante reunião com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e o coordenador geral da Assessoria Superior, Flavio Koutzi. Motta, criador de cavalos crioulos em São Borja, participou das últimas duas diretorias da Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC), entidade da qual também foi diretor de Provas Funcionais. Nesta condição, é um profundo conhecedor do funcionamento do Parque de Esteio.

serra aecio
Aécio e Serra se encontram em almoço da bancada de senadores tucanos (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Guerra surda e salário mínimo

Na guerra surda pelo comando do PSDB, entre José Serra e Aécio Neves, o primeiro, que está sem cargo, tem aproveitado a discussão sobre o reajuste do salário mínimo para aparecer para a opinião pública. Como o mínimo de R$ 600 foi uma das bandeiras de Serra na campanha, ele foi a Brasília e almoçou ontem (9) com senadores tucanos. Seu intuito é liderar esta mobilização. Aécio Neves, por sua vez, cancelou um almoço que tinha com diretores do Correio Braziliense para não perder este indigesto almoço.

Blogueira na Secretaria de Comunicação

A jornalista Cláudia Cardoso foi indicada pelo governo do estado para ser diretora do Departamento de Políticas Públicas da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital. Cláudia toca o blog Dialógico, onde aborda temas como a democratização dos meios de comunicação e os direitos da mulher.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora