Notícias em geral
|
21 de fevereiro de 2011
|
21:18

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

Francisco Machado Carrion Jr-PDT
Francisco Machado Carrion Jr (Divulgação/AL)

Homenagens a Carrion Jr.

Nesta quarta-feira (23), a prematura morte do ex-deputado Carrion Jr. completa dez anos. O irmão e deputado Raul Carrion (PC do B) organiza, juntamente com a família, uma série de homenagens para marcar a data. No dia 25, às 10h30min, haverá o descerramento da placa de denominação do trevo Carrion Jr, que dá acesso ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Francisco Machado Carrion Júnior era professor de Economia da Ufrgs. Foi deputado estadual entre 1982 e 1990. Em 1991, assume como deputado federal. Também foi secretário da Administração e do Planejamento do Governo do RS e secretário de Finanças de Encruzilhada do Sul e Triunfo. O parlamentar morreu no dia 23 de fevereiro de 2001, aos 56 anos, em um acidente de avião, que também vitimou sua esposa e filha.

Crítica à Lei Tiririca

O deputado Raul Pont (PT) criticou nesta segunda-feira (21) a posição do vice-presidente Michel Temer (PMDB) sobre a reforma política. O vice-presidente é a favor de que, nas eleições proporcionais, sejam eleitos os candidatos mais votados. Pont disse que a opinião de Temer está na contramão de toda a discussão realizada durante os últimos quatro anos no Congresso. Para o deputado estadual, a proposta que está sendo chamada de “Lei Tiririca”, defendida por Temer, leva a uma personalização ainda maior das campanhas, além de privilegiar os candidatos com maior poder econômico. O deputado propôs que Lula encabece uma campanha nacional para debater esse tema com a sociedade nas principais capitais do país.

Atraso com perdão

Em evento de pré-lançamento da campanha nacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, nesta segunda-feira (21), a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário não foi poupada pelo anfitrião por um atraso de mais de 40 minutos na agenda. Depois de remarcar o compromisso, das 10 para as 12 horas, para atender um chamado da presidenta Dilma Rousseff, a ministra ainda atrasou a chegada ao Paço Municipal. Na hora do discurso, Fortunati pediu desculpas pela ministra. “Peço perdão a todos pela demora no começo deste ato”, disse causando um sorriso amarelo de Maria do Rosário.

Ramiro Furquim/Sul21

Apoio técnico

Outra situação embaraçosa para a ministra Maria do Rosário foi no momento do anúncio do slogan da campanha nacional. Ao falar a frase que algumas cidades terão nas peças a serem distribuídas pelo governo federal durante o Carnaval, Maria do Rosário não lembrava a ordem certa das palavras. Parou e ficou olhando para o assessor de imprensa. Em segundos, ele veio soprar no ouvido da ministra a frase correta. Ela chamou brincou, chamando a ajuda de “apoio técnico” e disse a frase: “Tem coisas que não dá para fingir que não vê”.

Café na Unimed

O presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, foi convidado a participar do tradicional Café da Manhã com Política Unimed-RS, no próximo dia 15 de abril. Villaverde deverá apresentar a proposta de o Parlamento retomar seu papel de promover grandes debates  e a ideia de praticar uma gestão compartilhada na 53ª Legislatura. O convite foi feito pelo presidente da Unimed gaúcha, Nilson Luiz May.

Reação homofóbica

Eleito deputado federal, o ex-BBB Jean Wyllys (PSOL-RJ) é ativista da causa LGBT. Ele já começou o mandato atuante, ao recolher assinaturas para a criação da Frente Parlamentar da Cidadania LGBT. Sua atuação já despertou reação de parlamentares evangélicos e também do truculento Jair Bolsonaro (PP-RJ). A reação também chegou ao Facebook. Uma série de usuários denunciaram a página de Jean, fazendo com que ela fosse bloqueada preventivamente pelo Facebook.

Cursos a distância

Estão abertas as inscrições para quatro cursos gratuitos a distância promovidos pelo Cefor da Câmara dos Deputados de 14 de março a 29 de abril. São eles: Oficina de Textos, Direito Constitucional, Processo Legislativo e Técnica Legislativa. Inscrições, até 2 de março, por meio do ramal 1167 ou pelo e-mail [email protected]. Também estão abertas as inscrições para 13 cursos a distância oferecidos gratuitamente pelo Interlegis do Senado Federal, com aulas de 21 de março a 29 de abril e matrícula até 4 de março. Para se inscrever, é necessário cadastramento no portal do Saberes (http://saberes.interlegis.gov.br). Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3303-2622.

rubens paiva
(Foto: Renato Araújo/ABr)

Memória dos Anos de Chumbo

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos está organizando, na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma exposição sobre o deputado Rubens Paiva, desaparecido em 1971. A mostra “Não tens epitáfio, pois és bandeira” é parte do projeto Direito à Memória e à Verdade. Rubens Paiva iniciou a carreira política em 1962, no PTB. Dois anos depois, teve o mandato cassado – logo após o golpe militar. Perseguido, Paiva conseguiu ir para o exílio na Europa, mas resolveu voltar ao Brasil no auge da repressão. Em 20 de janeiro de 1971, sua casa foi invadida por pessoas armadas e Rubens Paiva nunca mais foi visto.

Banrisul Corretora registra crescimento de 71% em 2010

A Banrisul Corretora de Valores atingiu o resultado operacional de R$ 17 milhões em 2010. O valor representa um acréscimo de 71% em relação a 2009. O lucro líquido, em 2010, foi de R$ 11 milhões, 41% acima do obtido no ano anterior, de acordo com a diretoria da instituição. O diretor-presidente da Banrisul Corretora, Jair Antonio Pauletto, considerou o resultado histórico. “Creditamos esse desempenho à política de expansão adotada pela empresa e aos investimentos na área de tecnologia”, enfatizou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora