Notícias em geral
|
28 de janeiro de 2011
|
08:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
Caco Argemi / Palácio Piratini
Tarso Genro recebe a visita do Embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini

Parceria entre Israel e RS

Aproveitando a vinda do embaixador de Israel ao Rio Grande do Sul para participar do ato em homenagem às vítimas do Holocausto, o governador gaúcho Tarso Genro manifestou interesse em estreitar laços com o país para projetos de desenvolvimento para os dois lados. A proposta foi verbalizada em encontro realizada nesta quinta-feira (27) no Palácio Piratini, entre o governador Tarso Genro e o embaixador de Israel, Giora Becher. O diplomata e o Chefe do Executivo gaúcho examinaram projetos com possibilidade de execução comum, envolvendo, principalmente, os setores de alta tecnologia e agroindústria. Conforme o diplomata, o seu país tem interesse em conhecer empresas gaúchas, principalmente nos setores de agroindústria e tecnologia, identificar áreas de negócios, trocar tecnologia e expandir as atividades comerciais.

Intercâmbio Cultural

No campo da cultura, Israel tem grande atividade artística com o Brasil. Recentemente, conforme o embaixador houve uma exposição de obras de um escultor israelense no Museu de Arte Moderna de Brasília. O governo de Israel – disse Becher – está à disposição do governo gaúcho para organizar eventos culturais e exposições em museus de Porto Alegre e do Estado.

PSol pode ter candidatos à presidência da Câmara e do Senado

O PSol anunciou na quinta (27) que pode lançar candidaturas próprias para as aresidências do Senado e da Câmara Federal. O anúncio foi feito pelo senadores eleitos Randolfe Rodrigues (AP) e Marinor Brito (PA), após reunião com outros nomes da sigla. Na manifestação, ambos afirmaram que o partido discorda das “unanimidades aparentes” que envolvem a reeleição de José Sarney como presidente do Senado e a candidatura de Marco Maia para a Mesa Diretora da Câmara. Além disso, alegam diferenças ideológicas e programáticas para não apoiar a candidatura avulsa de Sandro Mabel (PR-GO) à presidência do parlamento federal. A possível opção por candidatos próprios representaria, segundo os dois senadores, representa uma proposta de “recuperação do protagonismo do Legislativo”, além da valorização dos interesses da população. Segundo os dois congressistas, a decisão final do PSol será anunciada na próxima segunda-feira (31).

Geraldo Magela / Agência Senado
Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

No sacrifício

Enquanto isso, o senador José Sarney (PMDB-AP) vai se preparando para permanecer na presidência do Congresso, mesmo com a possível candidatura alternativa do PSol. Mesmo assim, Sarney garante que não era sua intenção permanecer no posto, e que aceita o encargo como um “sacrífico” em nome de sua legenda. “Não desejava ser presidente do Senado, e nunca fui presidente senão por convocação (do PMDB). Nunca tomei essa iniciativa por vontade própria”, assegura o senador, que está indo para a quarta temporada na presidência.

Posse dos gerentes da Emater/RS

Os dez Escritórios Regionais (Esregs) da Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul contam com novas gerências. Os dirigentes assumiram os cargos em seus respectivos municípios, nesta semana, com a responsabilidade de levar as políticas da nova gestão aos públicos prioritários da extensão rural gaúcha. Em Bagé, assumiu Erone Pedrinho; em Caxias do Sul retornou ao cargo ocupado de 1999 a 2002, o agrônomo Neuri Frozza; e, Erechim assumiu Valmir Dartora; em Estrela ocupa o cargo o engenheiro agrônomo Derli Paulo Bonine; em Ijuí assumiu o técnico agrícola Geraldo Kasper; em Passo Fundo, pela segunda vez, o agrônomo Milton Rosseto assume a gerência; em Pelotas a nova gerência é ocupada por Karin Peglow; em Porto Alegre retorna o engenheiro agrônomo e especialista em Desenvolvimento Rural Mário Luís Gerber; em Santa Maria assume César Augusto de Medeiros e em Santa Rosa o comando é do engenheiro agrônomo Amauri da Silva Coracini.

60 anos do Sanatório Partenon

A Secretaria Estadual da Saúde celebra os 60 anos do Hospital Sanatório Partenon com a inauguração de uma exposição fotográfica que conta a história da instituição, na quinta-feira (27), a partir das 10 horas. As imagens ficarão expostas à visitação na ala ambulatorial do hospital (Av. Bento Gonçalves, 3722, Porto Alegre/RS), todos os dias das 8h às 19h, até o final de março. O Sanatório Partenon foi o primeiro hospital público do Rio Grande do Sul destinado ao atendimento de tuberculosos, inaugurado em 27 de janeiro de 1951. Hoje, também é referência no tratamento de pacientes portadores de HIV, hepatite e doenças associadas.

Elza Fiúza / ABr
Afonso Florense (D) assinou acordo de cooperação com ministro de Gana, Kwasi Ahowi (C) | Foto: Elza Fiúza / ABr

Brasil fará empréstimo para Gana

O governo brasileiro destinará US$ 95 milhões para projetos em Gana. O empréstimo brasileiro destina-se ao Programa Mais Alimentos, que busca a modernização da infraestrutura produtiva da agricultura familiar do país africano. O acordo faz parte do Projeto de Cooperação Técnica assinado nesta quinta-feira (27), em Brasília (DF), pelos ministros do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Afonso Florence, e da Alimentação e Agricultura de Gana, Kwasi Ahowi. “O Brasil está dando uma direção e uma esperança para a África”, comemorou o ministro africano. Os recursos serão destinados à compra de máquinas e implementos agrícolas, produzidos no Brasil, que serão destinados a 171 centros de mecanização que estão sendo implementados pelo governo de Gana. A expectativa é de que as primeiras máquinas brasileiras cheguem em Gana no segundo semestre de 2011.

Diretório paulista do PMDB é dissolvido

Foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira (27) a dissolução do Diretório Estadual do PMDB de São Paulo, por meio de renúncia coletiva de mais de dois terços dos seus membros. O diretório foi dissolvido como consequência da morte de Orestes Quércia, em 24 de dezembro do ano passado. A confirmação foi dada pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi. O filho do ministro, deputado Baleia Rossi, assume provisoriamente a presidência da sigla. Agora, a Executiva Nacional do partido precisa designar uma comissão provisória para o PMDB paulista. Os interinos controlarão a sede paulista do PMDB até novembro, quando haverá convenção para escolha do novo diretório.

2 bilhões de internautas

O chefe da União Internacional de Telecomu­nicações (UIT), Hamadun Touré, anunciou durante a semana que o número de usuários de internet no mundo alcançou os 2 bilhões de pessoas. Segundo a UIT, O número de assinaturas de telefones celulares também cresceu, alcançando um número marco de 5 bilhões. No início do ano 2000, havia apenas 500 milhões de assinantes de telefones celulares e 250 milhões de usuários de internet, o que explica a dimensão dos dados revelados pela entidade. Atualmente, a população mundial soma 6,8 bilhões de pessoas. Com isso, ainda segundo os dados do UHT, a relação passa a ser de quase uma pessoa em cada três conectada à rede mundial de computadores. Desse total, 57% dos usuários estão nos países em desenvolvimento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora