Notícias em geral
|
21 de janeiro de 2011
|
08:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

Caco Argemi/Palácio Piratini
Retrato do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro | Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Foto oficial

Foi divulgada ontem (20) a foto oficial do governador Tarso Genro. O retrato, que vai adornar as repartições públicas, é de Caco Argemi, fotógrafo que o acompanhou desde a campanha.

Caixa RS mudará de nome

A Caixa RS Agência de Fomento vai ter que mudar de nome. A instituição perdeu na Justiça o direito de usar o nome, que só pode ser usado pela Caixa Econômico Federal do estado. Marcelo Lopes, presidente nomeado por Tarso, que ainda não assumiu, terá como uma de suas primeiras tarefas escolher novo nome para o banco. Lopes revela que o nome já está sendo estudado, mas não adianta que opções estão sendo analisadas.

Censura contra Battisti

A região do Vêneto, na Itália, estuda proibir livros de autores que apoiam o ex-guerrilheiro italiano Cesare Battisti. A ideia partiu de uma integrante do PDL, partido de direita que apoia Berlusconi. Elena Donazzan é assessora regional da área de Educação. Ela contou estar redigindo carta que enviará às escolas, pedindo boicote aos livros escritos por pessoas que assinaram, em 2004, um documento de apoio a Battisti.

Viagem para sanção de lei

O governador Tarso Genro vai a Ronda Alta, noroeste do estado, neste sábado (22) para sancionar a lei que anistia dívidas de cerca de 45 mil agricultores. A escolha de Ronda Alta, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural Ivar Pavan, é porque a cidade é que terá, proporcionalmente, o maior número de agricultores beneficiados pela anistia.

Igualdade racial

O Governo do Estado instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à intolerância Religiosa contra quaisquer religiões. A Lei n° 13.694 foi sancionada pelo governador Tarso Genro na quarta-feira (19) e publicada na edição desta quinta (20) do Diário Oficial do Estado (DOE). A lei é de autoria do deputado Raul Carrion (PC do B) e tem como finalidade a adoção de medidas reparatórias e compensatórias para os afro-brasileiros, em razão das sequelas oriundas do período da escravidão, e das práticas institucionais e sociais que contribuíram para aumentar as desigualdades étnico-raciais presentes na sociedade.

Ricardo Giusti/PMPA
Prefeito de Canoas, Jairo Jorge (C) e Secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque (D) | Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Fórum Social Mundial e RS-010

A reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizada ontem (20) contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque. Ele garantiu aos prefeitos que a construção da RS-010 é um das prioridades de sua pasta. O prefeito de Porto Alegre José Fortunati, por sua vez, anunciou que vai participar da edição deste ano do Fórum Social Mundial, que será realizada em Dacar, no Senegal, em fevereiro. Ele disse que vai oferecer a capital gaúcha como sede do evento em 2013.

Pequenos e micro do RS felizes com a Couromoda 2011

As 52 pequenas e microempresas gaúchas que participam da Couromoda 2011, em São Paulo, festejam lucro muito acima do projetado. A estimativa eram negócios de R$ 5 milhões na feira. Apenas nos dois primeiros dias da feira, eles negociaram R$ 8,6 milhões – 70% a mais do que projetavam para todos os cinco dias do evento.

Federasul critica aumento da taxa Selic

A Federasul divulgou ontem (19) nota lamentando o aumento da taxa básica de juros da anunciada pelo Banco Central. A entidade pede que o governo busque o equilíbrio fiscal para que as taxas possam se estabilizar. Segundo a nota, “o Brasil amplia a folga na liderança dos juros mais altos do mundo e perde competitividade em relação aos seus pares no BRIC que mantém taxas negativas”. O presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, lembra que há um compromisso do governo em reduzir o déficit nominal para atingir o equilíbrio fiscal até 2014. “É importante que o governo sinalize as medidas que serão adotadas para que o processo de ajuste ganhe credibilidade”, projeta.

Bruno Alencastro/Sul21
Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Uergs realiza concurso

Foram divulgados nesta semana dois editais de concursos públicos para preenchimento de vaga de professores na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). As vagas são para Professor Assistente de Ciências Exatas e Professor Assistente de Geologia. Mais informações no site da Uergs.

Pausa para um cafezinho

Em campanha para a presidência da Câmara dos Deputados, o deputado Marco Maia chegou a Porto Alegre e foi pegar seu diploma no TRE, porque não pode participar da cerimônia em dezembro, com os colegas. No Tribunal, antes de ir para ato de apoio a sua candidatura na AL, Maia tomou um cafezinho com o presidente do órgão, Luiz Felipe Silveira Difini. Os dois falaram sobre o sucesso do sistema biométrico, testado nestas eleições em Canoas, município onde o deputado iniciou sua carreira política. Depois desataram a falar sobre futebol e relembrar partidas e craques.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora