Notícias em geral
|
12 de janeiro de 2011
|
08:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

Bruno Alencastro/Sul21
Azevedo de óculos escuros (Foto: Bruno Alencastro/Sul21)

Óculos escuros

O deputado Luciano Azevedo (PPS) atraiu atenção dos repórteres na AL por comparecer à sessão extraordinária de óculos escuros (foto). Ele explicou que operou a vista há poucos dias e que faz parte do pós-operatório proteger os olhos. Em certo momento, chegou a comentar com um assessor estar irritado pelas perguntas. Mas não se irritou com a brincadeira do deputado Alexandre Postal (PMDB): “Quem usa óculos escuros assim é porque fez coisa feia”, disse o peemedebista.

Leitura de férias

Na sessão extraordinária da AL o deputado Édson Brum leu na tribuna trechos de discursos de deputados petistas que acredita serem contraditórios com as posições do partido agora que está no governo. O deputado conta que entre suas leituras durante o recesso estão 60 discursos proferidos por deputados petistas na Casa.

Machista

O voto da deputada Silvana Covatti (PP) foi definitivo para derrotar uma emenda importante que havia sido proposta por seu próprio partido. Preterida pelo PP para a presidência da AL, em 2013 (o cargo será ocupado por Pedro Westphalen), Silvana garante que esta decisão não interferiu em seu voto. Ainda assim, a progressista afirma que ainda está magoada. “Meu partido perdeu a grande oportunidade de indicar a primeira mulher para a presidência da Assembleia. Digo que o partido foi até machista”.

São Pedro Vs. Kassab

A cidade de São Paulo viveu uma terça-feira (11) das mais complicadas. Mais uma vez, as chuvas provocaram alagamentos, chuvas, confusão e até mortes – além de, é claro, motivarem uma série de críticas aos governos municipal e estadual. Confrontado com os questionamentos da imprensa, o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) não hesitou. Segundo ele, a explicação para tudo é simples: tem chovido “cada vez mais” na capital paulista. “Estamos preparados para os efeitos da chuva. Mas choveu, até agora, 93% do volume previsto para todo o mês de janeiro”, explicou o prefeito. Segundo ele, as medidas tomadas para diminuir o impacto das chuvas estariam sendo eficientes; a quantidade de chuva é que estaria além do que a cidade pode suportar. São Pedro, responsável pela água que desaba sobre São Paulo, não foi encontrado para rebater as manifestações de Kassab.

Chuva causa transtornos em Porto Alegre

De qualquer modo, não é só em São Paulo que São Pedro provoca das suas. A forte chuva que caiu sobre Porto Alegre na tarde de terça-feira (11) provocou vários pontos de alagamento e modificou a rotina em vários pontos da cidade. Segundo informações da EPTC, muitos dos principais cruzamentos da cidade tiveram o tráfego de veículos dificultado pelo excesso de água, e vários equipamentos de sinalização de trânsito pararam de funcionar. O Arroio Dilúvio chegou a transbordar, no ponto que passa em frente ao campus da PUCRS. Até o futebol foi afetado pela água. O gramado suplementar do Estádio Olímpico, por exemplo, ficou alagado, o que obrigou os jogadores do Grêmio a treinar no ginásio David Gusmão.

Lívia Stumpf / CMPA
Foto: Lívia Stumpf / CMPA

Perdidos na noite

Durante a noite desta segunda-feira (10), representantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre reuniram-se ao secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo, para avaliar as condições de iluminação no entorno da Câmara. A inspeção deve fornecer elementos para a elaboração do projeto de revitalização da área, que prevê melhorias no sistema de iluminação do local. A avaliação foi solicitada por servidores do Legislativo, ligados à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que reclamam da iluminação precária e pedem maior segurança da área. Foram vistoriados o pátio da Câmara, estacionamentos e demais acessos à Casa. O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador DJ Cassiá (PTB), estava presente, e garantiu que a situação será priorizada pelo parlamento de Porto Alegre.

Ford

O caso mais emblemático do primeiro governo estadual do PT no Rio Grande do Sul foi o da negociação com a montadora da Ford. O então governador Olívio Dutra negociou com a montadora que, por desacordo entre as partes, optou em deixar o estado para se instalar na Bahia. Os argumentos do poder público e da empresa são interpretados tanto pela justiça quanto pela sociedade gaúcha até hoje. Justamente por isso, a chegada de um novo governo do PT no estado, sucita o debate sobre o tema na imprensa. Importante personagem no tratamento dado ao caso na época, os jornais já trataram de especular com o atual governador Tarso Genro (PT), se no seu governo existe a possibilidade de uma unidade da Ford vir para o RS. Perguntado sobre o tema, Tarso disse nesta terça-feira (11): “não tem nenhuma negociação sendo feita. Se tem, não chegou ao meu conhecimento”.

Bruno Alencastro/Sul21
Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Pilchado

Entre aqueles suplentes que assumiram na Assembleia por um mês, teve um que não deixou de chamar atenção na única sessão plenária destes parlamentares. O deputado Osmar Severo (PDT) compareceu a sessão pilchado da cabeça aos pés (foto).

Fato novo

Uma década após a montadora Ford rescindir contrato e desistir de construir sua fábrica na cidade de Guaíba, a Justiça Estadual do Rio Grande do Sul condenou a empresa a indenizar o governo do Estado em R$ 134 milhões, valor relativo à época. A decisão da juíza Lilian Cristiane Siman, da 5° Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, foi dada em 15 de dezembro de 2009, e noticiada seis meses depois por iniciativa do Sul21. Dias depois, a montadora recorreu da decisão e o caso segue em aberto.

O governador e a prefeita

Além do evento na FEE e da audiência com o secretário de Fazenda, Odir Tonollier, o governador Tarso Genro ocupou parte de sua agenda de terça-feira (11) em uma conversa com a prefeita em exercício de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT). Na pauta, a regularização fundiária de famílias que ocupam áreas do Estado na capital, além do desenvolvimento urbano do Morro Santa Teresa e do Delta do Jacuí. A reunião discutiu também alternativas para o transporte de alunos do Ensino Médio. Em outros momentos do dia, Tarso sentou-se ao lado dos secretários de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, e de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana.

Caco Argemi / Palácio Piratini
Governador Tarso Genro em audiência com a prefeita em exercício de Porto Alegre, Sofia Cavedon | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini
Caco Argemi / Palácio Piratini
Governador Tarso Genro em audiência com o secretário Maurício Dziedricki | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini
Caco Argemi / Palácio Piratini
Governador Tarso Genro em audiência com a secretária Márcia Santana | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini

Beto Grill na FETAG

Por sua vez, o vice-governador gaúcho, Beto Grill, participou na terça-feira (11) do congresso eleitoral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS). O evento tinha como objetivo eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal para o quadriênio 2011/2015. Também estiveram presentes a secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony; o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra; o deputado federal Aldo Rebello (PCdoB-SP); e o deputado estadual Heitor Schuch (PSB). Durante o encontro, o vice de Tarso Genro garantiu que vai se encarregar pessoalmente das medidas governamentais contra a estiagem na Metade Sul, uma das principais preocupações dos agricultores presentes.

Antonio Paz / Palácio Piratini
Beto Grill durante evento na FETAG-RS | Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

Juventude rebelde

Apesar de ter dado um exemplo de apoio à renovação e transição geracional, indicando o ex-diretor da UNE (2003-2005) Vinícius Wu, 29 anos, para ser seu chefe de gabinete, o desenho institucional para desenvolver políticas públicas de juventude apresentado pelo governador gaúcho Tarso Genro está sendo questionado pela Juventude Estadual do PT. Um dos integrantes da ala jovem do partido disparou por email uma crítica a Tarso que promete se espalhar nas demais juventudes partidárias da base de apoio ao governo e movimentos sociais ligados aos jovens. O descontentamento da Juventude do PT é com o espaço destinado aos jovens, portadores de deficiência e igualdade racial no governo. Estes setores ganharam departamentos subordinados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Ele questionam a escassez de recursos financeiros e o distanciamento com outras iniciativas do governo que serão transversais, como a versão gaúcha do Programa Nacional de Segurança com Cidadania.

Mau exemplo

Uma experiência semelhante a que o governador quer fazer no Rio Grande do Sul já foi feita no Pará, e, segundo os jovens petistas, o resultado não foi dos melhores. “Assim o novo governo mal começa e já põe na ordem do dia um retrocesso, o que contrasta com a prioridade que Tarso deu à juventude em sua passagem pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Justiça”, finaliza o texto.

Reprodução
Foto: Reprodução

Coletiva amigável

Depois da novela que envolveu a contratação de Ronaldinho pelo Flamengo, a coletiva que marcará a apresentação do novo reforço flamenguista promete ser outro evento digno de horário nobre. Pena que, ao que indicam as normas divulgadas pela assessoria de imprensa do Flamengo, terá um roteiro bem mais rígido do que a imprensa (e os torcedores) gostariam. Entre as regras, estão recomendações explícitas, que praticamente proíbem os jornalistas presentes de fazer perguntas ao craque. Segundo o documento, todas as perguntas devem ser enviadas à assessoria com grande antecedência. “Aprovadas, as mesmas serão feitas na coletiva de imprensa pelo mestre de cerimônia, que comandará a entrevista. Não receberemos nenhuma pergunta depois do prazo estipulado”, avisa a nota. Em resumo, na cerimônia que o apresentará oficialmente, Ronaldinho só falará o que ele e o Flamengo decidirem, previamente, como adequado. Uma coletiva das mais amigáveis, digamos assim.

Fósseis gaúchos

Divulgação/Ulbra
Foto: Divulgação/Ulbra

Os fósseis estão em alta no Rio Grande do Sul. Depois da iniciativa da ex-governadora Yeda Crusius, que inaugurou um fóssil de 200 milhões de anos nos últimos dias de seu governo, agora são dois fósseis de 286 milhões de anos, localizados por paleontólogos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Tratam-se dos ossos de um tecodonte e de um dicinodonte, que viveram no período Triássico. Até o momento, não há indicativos de que o atual governador, Tarso Genro, vá promover a inauguração dos fósseis.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora