Notícias em geral
|
5 de janeiro de 2011
|
08:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

Dia de reuniões

O governador Tarso Genro dedicou a maior parte da terça-feira (4) a reuniões com seus secretários. Logo após reunir o núcleo de gestão da coordenação do Governo, recebeu Ciro Simoni, da Saúde. A seguir, sentou-se com os secretários da Cultura, Luiz Antônio Assis Brasil; da Administração, Stela Farias; do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan; da Casa Civil, Carlos Pestana; e da secretaria-geral do Governo, Estilac Xavier. As fotos das audiências, com exceção das dos secretários da casa, são todas do mesmo ângulo, para que ninguém se sinta menos prestigiado. Depois de inúmeros encontros e um seminário, realizados no período de transição, Tarso tem pressa em ver o governo andando bem e firme pelos trilhos da transversalidade.

Tarso e Assis Brasil /Agência de Fotos Palácio Piratini
Tarso e Stela Farias / Agência de Fotos do Palácio Piratini
Tarso e Ivar Pavan /Agência de Fotos Palácio Piratini
Tarso e Ciro Simoni /Agência de Fotos Palácio Piratini
Tarso e Estilac Xavier / Agência de Fotos do Palácio Piratini

Tarso e Carlos Pestana / Agência de Fotos do Palácio Piratini

Silvestrin no IEL
Vinculado à secretaria da Cultura, o Instituto Estadual do Livro (IEL) passa a ser comandado pelo poeta, escritor e músico Ricardo Silvestrin. O novo diretor do Instituto ouviu do secretário da Cultura, Assis Brasil, que receberá todo o apoio necessário para que “o IEL renasça e volte a ser uma casa de encontro de todos os que fazem literatura no Rio Grande do Sul”.

Abgail assume o Turismo

PCdoB no turismo
A comunista Abgail Pereira escolheu um vestido rosa para a cerimônia de transmissão de cargo, em que assumiu a secretaria de Turismo. E foi prestigiada pela companheira Jussara Cony, que assumiu a secretaria de Meio Ambiente.

Infância e juventude
Mais secretários e diretores de departamento tomaram posse, nesta terça-feira (4), no Rio Grande do Sul. Todas elas com pompa e circunstância, muitos discuros e algumas promessas. Fabiano Pereira, secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, ressaltou em seu discurso que “quem atua pela infância e juventude sabe que esta é uma bandeira para a vida toda, porque quando deixa esta luta sente-se tão agressor quanto aqueles que matam nossa infância”.

Casas para os gaúchos
Marcel Frison assumiu a secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, reafirmando sua disposição de construir 50 mil moradias nos próximos quatro anos. Também ressaltou que investimentos em saneamento básico são um “fator decisivo para o desenvolvimento social e econômico do Estado”.

Beto Albuquerque assume a Infraestrutura / Agência de Fotos Palácio Piratini

Supersecretário
Daniel Andrade transmitiu o cargo, em nome de Beto Albuquerque, numa cerimônia superconcorrida. O novo secretário de Infraestrutura e Logística, que tem sob o seu comando cinco grandes estatais, revelou uma das primeiras medidas que tomará: vai a Brasília negociar com o governo federal o pagamento dos créditos da Conta de Resultados a Compensar (CRC). O crédito de R$ 3,4 bilhões devidos à CEEE foi garantido ao estado quando a presidenta Dilma Rousseff era secretária de Minas e Energia. “Dilma deu origem à ação e temos confiança de que ela seja a responsável, agora, pelo pagamento, para que nós tenhamos condições de realizar investimentos na CEEE que contribuirão para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o novo secretário.

Troca de comando no Detran
Objeto de uma CPI, o Detran passa a ser comandado por Alessandro Barcellos. Stela Farias, secretária da Administração e Recursos Humanos, pasta à qual a autarquia está vinculada, esteve presente à transmissão de cargo. Stela, quando deputada, presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito, que investigou irregularidades no Departamento Estadual de Trânsito. “Não podemos tratar o trânsito sem a responsabilidade técnica que exige”, afirmou Barcellos.

Padronizações
As certidões de casamento, óbito e nascimento passam a ser padronizados, a partir de amanhã. Elas serem emitidas em um papel especial com marca d’água, microletras e impressão feita pelo mesmo processo das cédulas de real. Com isso, dizem as autoridades, aumenta a segurança contra falsificações.

Ivo Gonçalves/PMPA
Prefeito José Fortunati durante a transmissão de cargo para a Presidente da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon / Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Mudança rápida
Pelos próximos 10 dias, Porto Alegre terá uma prefeita: Sofia Cavedon (PT), presidente da Câmara Municipal, que assume no lugar de José Fortunati (PDT). O pedetista estará em férias até o próximo dia 16. Durante a transmissão de cargo, Fortunati, que já militou no PT ao lado de Sofia, afirmou: “Este é um momento que consagra e demonstra o reconhecimento e respeito às diferenças em prol de um trabalho conjunto por uma Porto Alegre mais humana e solidária ”.

Fortunati e os progressistas / Foto Divulgação PMPA

Almoço partidário
Às vesperas de entrar em férias, o prefeito porto-alegrense deu início a uma série de encontros com lideranças partidárias. Nesta terça-feira (4), Fortunati almoçou com integrantes da executiva municipal, vereadores e secretários municipais do Partido Progressista (PP). Segundo o prefeito, as reuniões ajudarão a encontrar soluções conjuntas para os problemas da cidade.

Boas vindas

Alguns dias após ser empossado, o governador Tarso Genro enviou aos servidores e às servidoras gaúchas uma carta de boas-vindas. O documento fala das principais metas de seu governo e da relação que terá com os funcionários. ” É fundamental, portanto, aprofundar o diálogo respeitoso entre governo e servidores públicos, para que possamos tratar de temas essenciais, como os planos de carreiras das diversas categorias, os salários, as melhorias das condições de trabalho, as questões de previdência, e o estabelecimento de metas conjuntas, de maneira transparente e horizontal”, escreveu o governador. A carta foi enviada via email aos servidores e assinada pelo governador Tarso Genro e pela secretária de Administração e Recursos Humanos, Stela Farias.

DJ Cassiá presidirá a Câmara de Porto Alegre por 10 dias / Foto Divulgação CMPA

DJ na Câmara
Antes de assumir a prefeitura, Sofia Cavedon transmitiu a presidência da Câmara para o vereador DJ Cassiá (PTB), primeiro vice-presidente da Casa. O trabalhista está seguro que não enfrentará problemas nos próximos 10 dias. Não pelo recesso, mas “graças ao quadro excepcional de funcionários desta Casa e ao apoio dos meus colegas mais experientes”.

Orçamento 2011
Ainda nesta semana, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), encaminhará à presidenta Dilma Rousseff o texto final do Orçamento 2011. A Lei, que deverá ser sancionada por Dilma, estabelece que o remanejamento das verbas do PAC está limitado em 30%, devendo o governo informar à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) quando superar os 25%.

Guajuviras: 50 dias sem mortes

O ano de 2010 terminou com uma boa notícia para o Território de Paz/Guajuviras, em Canoas. Foi divulgado no dia 29 de dezembro de 2010, que o bairro canoense antes considerado um dos mais violentos do Estado completou 50 dias sem ocorrência de homicídios. O índice zero nesse tipo de crime demonstra que a combinação entre tecnologias de vídeo e audiomonitoramento, o trabalho integrado das polícias e a execução de projetos sociais formam um modelo virtuoso de política pública local para Segurança.

Exploração às prostitutas

O estudo “Uma análise empírica da prostituição de rua”,  realizado pelo sociólogo indiano Sudhir Alladi Venkatesh e o economista americano Steven D. Levitt aponta que, em Chicago (EUA), os policiais que abordam as prostitutas não as prendem se elas forem generosas nos “servicinhos” grátis. As prostitutas em atividade nas ruas de Chicago (cerca de 4.400 “numa semana normal”, segundo eles, ganhando entre 25 e 30 dólares por hora) são abordadas pela polícia em apenas um a cada 450 “atendimentos” feitos. E, das que são detidas pelos policiais, só uma em dez vai, de fato, presa. Outro dado relevante do estudo é que: elas só usam preservativo em 1/4 das vezes. Ou seja: bonita, para a classe, a coisa não está.

“Mal-humorada”

O jornal Financial Times publicou em seu blog Beyond Brics um artigo sobre a disputa judicial entre a Folha de S.Paulo e o blog paródia, Falha de S. Paulo, que satirizava o jornal. O texto, assinado por Andrew Downie, chama a Folha de “mal-humorada” e diz que a liminar que retirou o blog do ar causa dano à reputação do veículo, “como uma das forças progressistas no jornalismo brasileiro”. O artigo destaca que “ao invés de rir de si mesmo ou ignorar a paródia, o jornal mais vendido do Brasil obteve uma liminar ordenando os irmãos a fechar o site”. Antes do Financial Times, o criador do WikiLeaks, Julian Assange, e a organização Repórteres Sem Fronteiras defenderam a liberação do blog.

Professor caminha de São Paulo a Brasília / Foto Divulgação

Longa caminhada
Fã de Dilma Rousseff, o professor paulistano Backer Ribeiro andou mais de 1,4 mil quilômetros, durante um mês e meio, para conhecer a presidenta. E entregar-lhe uma carta, escrita a partir de pedidos e depoimentos que foi colhendo no trajeto São Paulo-Brasília. A história de Backer vai ser retratada no documentário Carta de um Brasileiro.

Casa de Cultura Mario Quintana sob nova direção

O ator e diretor Marcos Barreto será o novo titular da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A solenidade de posse ocorrerá na próxima quinta-feira (6), às 11h, na Sala C2 da CCMQ (rua dos Andradas, 736, 2° andar), com a presença do secretário da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil.

O currículo

Ator e diretor, Marcos Barreto atuou em diversas peças de teatro e filmes para a TV e o cinema. Este ano, participou de dois longas: O Carteiro, de Reginaldo Faria, e Cilada.Com, de José Alvarenga. Foi coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre de 2000 a 2003 e diretor do Festival Internacional de Teatro – Porto Alegre em Cena – em 2001 e 2002. Atuou como oficineiro e coordenador do Projeto de Descentralização da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre de 1996 a 2000.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora