Notícias em geral
|
10 de dezembro de 2010
|
08:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
Caco Argemi
Encontro de Tarso Genro com o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Pieter Rade | Foto: Caco Argemi

Embaixador da Holanda

O governador eleito Tarso Genro recebeu, no Centro de Treinamentos da Procergs, nesta semana, o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Pieter Rade. O diplomata presenteou o futuro governador com lembranças do seu país e prometeu organizar uma viagem de trabalho ao Estado no próximo ano. O assunto da conversa foi o estreitamento das relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Holanda, além de possibilidades de investimentos do governo holandês nas áreas de educação, inovação tecnológica e no Polo Naval.

Blogueiros entrevistarão Tarso

Nesta sexta (10), às 15h30, o governador eleito Tarso Genro será entrevistado por blogueiros gaúchos, no Centro de Treinamento da Procergs – local onde ocorre a transição de governo. O gesto, poucos dias depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer uma coletiva com blogueiros de todo país, é, segundo sua assessoria, para legitimar o discurso de que o futuro governo é preocupado com inclusão digital e o diálogo plural. A entrevista será transmitida pelo site da transição de governo e comentada através do twitter. Do microblog serão selecionadas algumas perguntas para serem respondidas por Tarso Genro.

Marina na COP – 16 (1)

A senadora Marina Silva (PV-AC) participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16), em Cancún, México. Por meio do Twitter ela comunicou sua defesa sobre a atuação do Brasil no acordo entre as nações para compromissos efetivos no enfrentamento das mudanças climáticas e redução de gases do efeito estufa. “O Brasil deve liderar pelo exemplo”, disse sobre o compromisso assumido na última conferência, em 2009.

Marina na COP – 16 (2)

Na avaliação de Marina, se o Brasil assumir esse posicionamento criará condições para o “constrangimento ético” dos grandes emissores dos gases (como EUA, Japão, Rússia e Canadá) diante da opinião pública internacional. Esses países se mostram refratários à continuidade do Protocolo de Kyoto, cuja vigência termina em 2012.

Marcelo Bertani / Ag. AL
Deputado Raul Carrion presta homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino | Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL

Povo palestino

Durante o Grande Expediente da sessão desta quinta (9) na Assembleia Legislativa do RS, o deputado Raul Carrion (PCdoB) promoveu homenagem assinalando o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, comemorado no último dia 29. A data lembra a divisão da Palestina em dois estados, promovida em 1967. O ato contou com a presença do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, e da representante árabe palestina no Brasil, Fátima Ali.

Contra homofobia na UFCSPA

O grupo SOMOS, que enfrenta a discriminação contra homossexuais, fará nessa sexta (10), às 17h, manifestação em frente à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). No ato, que protesta contra recentes manifestações homofóbicas dentro da UFCSPA, será feita uma solicitação para que alunos formados pelo curso de Medicina recebam orientações a respeito de sexualidade e Direitos Humanos. Antes, o SOMOS terá encontro com o promotor Francesco Conti, Coordenador do Centro de Apoio de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, onde apresentará denúncia contra um suposto grupo homofóbico, que teria disseminado e-mails de conteúdo ofensivo. As manifestações de homofobia teriam sido motivadas pela eleição do novo Centro Acadêmico da UFCSPA. A chapa eleita é liderada por Alex Vicente Spadini e Igor Rabuske Araújo, dois homossexuais. Os novos diretores do Centro Acadêmico estarão presentes no ato promovido pelo grupo SOMOS.

Telefonema do expediente

Por volta das 9 horas desta quinta-feira (9) um ouvinte que ligou para o programa musical de um conhecida rádio popular do estado pedindo uma música chamou a atenção. O ouvinte falava com intimidade com os apresentadores como se fosse hábito a ligação para a emissora. Ao responder a localização de onde estava ligando, o ouvinte informou que estava no trabalho. O detalhe é que seu expediente era a casa do povo: a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A ligação durou alguns minutos e terminou em um recente sucesso de pagode.

Ivo Gonçalves/PMPA
Prefeito José Fortunati na Abertura da Campanha de Doação de Medula Óssea | Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Medula óssea

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), participou nesta quinta (9) da abertura da Campanha de Doação de Medula Óssea. A campanha busca aumentar o número de doadores voluntários, e ocorreu em uma unidade móvel do Hemocentro, estacionada em frente ao shopping Rua da Praia, centro de Porto Alegre. Fortunati não se furtou a dar o exemplo: preencheu o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) e coletou uma amostra de sangue, pela qual são feitos os exames de compatibilidade para a doação. O procedimento é simples: basta preencher um formulário e coletar amostra de 5 miligramas de sangue, que será incluída no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Pirataria de CDs aumenta no Brasil

O volume de CDs com cópias ilegais de software apreendidos no Brasil somou 139 mil mídias no mês de novembro. Isso representa uma elevação de 15% em comparação com o mês anterior, de acordo com informações da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e da ESA (Entertainment Software Association). No mês passado, foram realizadas 68 operações de busca e apreensão e cerca de 2,3 mil anúncios e 29 sites destinados à venda de programas falsificados foram retirados do ar. As regiões de São Paulo e Foz do Iguaçu são as que apresentam o maior volume de mídias capturadas: 82 mil e 44 mil, respectivamente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora