Notícias em geral
|
1 de dezembro de 2010
|
08:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação/PMPA
Imagem: Divulgação/PMPA

POINT na Capital

Porto Alegre está prestes a ganhar um POINT. A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) inaugura na próxima quarta-feira (1º) do primeiro Ponto de Orientação e Informação Turística, um espaço de atendimento que tem como objetivo ampliar a oferta de informações turísticas ao visitante da capital. Com a iniciativa, espera-se que os turistas tenham a chance de conhecer melhor os atrativos da Capital e se interessem em permanecer mais tempo na cidade. O primeiro POINT será aberto às 17h, no Vinum Enoteca, casa de vinhos e bistrô localizada no bairro Moinhos de Vento, parceira do programa.

Apoio

A iniciativa de Adão Villaverde (PT) em ocupar a presidência da Assembleia Legislativa vai se consolidando, na medida em que mais deputados eleitos alinham-se com as intenções do petista. Segundo informações de apoiadores de Villaverde, 9 dos 14 deputados estaduais eleitos ou reeleitos apoia a candidatura. Nos bastidores, acredita-se que a disputa pela presidência da Assembleia deve ficar entre Villaverde e Raul Pont, ainda que o próprio Pont garanta não estar mobilizado para a disputa. A decisão deve começar a se encaminhar na próxima segunda-feira (6), em novo seminário da nova bancada do PT, em Porto Alegre.

Mérito Farroupilha

A Assembleia Legislativa do RS homenageou, em cerimônia no fim da tarde desta terça-feira (30), Zélia Villarinho, fundadora do Instituto que leva seu nome, com a Medalha do Mérito Farroupilha. A iniciativa foi do presidente da AL, deputado Giovani Cherini (PDT). O Instituto Zélia Villarinho atua na consultora empresarial, e tem como clientes empresas como Pólo Petroquímico, Caixa Econômica Federal, Philips, Curtume Paquetá, Embrapa e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), entre outras.

Presidencia/AR
Foto: Presidencia/AR

Aviões argentinos

Enquanto o Brasil está penando com os atrasos e cancelamentos de voo, que já ressuscitaram o velho lamento sobre o “caos aéreo”, a Argentina acerta a entrada de suas Aerolíneas no grupo aéreo Alianza SkyTeam. A presidenta argentina, Cristina Kirchner, reuniu-se na terça-feira (30) com o dono das Aerolíneas Argentinas, Mariano Recalde, o ministro do Planejament, Julio De Vido, e diretores da SkyTeam para acertar a transferência. A empresa argentina é agora a primeira da América Latina a participar do conglomerado aéreo, que inclui empresas como Aeroméxico, Air-Europa, China Southern, Kenya Airways, Korean Air e Vietnam Airlines.

Arte no Senado

A Secretaria Especial de Editoração e Publicação do Senado federal (Seep) promove, até o dia 10 de dezembro, uma exposição de obras de arte de autoria de servidores do Senado. São trabalhos de onze artistas, empregados na Seção de Arte da secretaria. Além de expor o talento dos funcionários da Casa, a mostra busca ajudar na revitalização do espaço Corredor da Arte Jornalista João Emílio Falcão, reinaugurado em outubro e que deve ser cada vez mais utilizado para atividades semelhantes.

Antonio Paz/Palacio Piratini
Foto: Antonio Paz/Palacio Piratini

Refeição

A governadora gaúcha Yeda Crusius (PSDB) mantém uma agenda relativamente movimentada, a pouco mais de um mês do fim do seu mandato. Nessa terça-feira (30), Yeda reuniu-se com secretários de Estado e deputados do PP para um generoso café da manhã, na ala residencial do Palácio Piratini.

Medalha peruana

Na tarde desta terça-feira (30), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro (PTB), recebeu a visita do reitor da Universidade Nacional de Trujillo (UNT), no Peru, Orlando Benitez. O visitante estava acompanhado do professor de Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eduardo Díaz, também peruano. O reitor da Universidade de Trujillo veio à cidade assinar convênio de parceria com a UFRGS, e aproveitou para homenagear o presidente da Câmara com a Medalha de Honra ao Mérito da UNT, a mais importante condecoração concedida pela instituição peruana.

Marcello Casal Jr./ABr
Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Sorridente

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), parece muito contente com os resultados da investida contra o narcotráfico no Complexo do Alemão. Na terça (30), distribuiu sorrisos durante a inauguração de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no Morro dos Macacos, em Vila Isabel.

Nova data

O PMDB confirmou, na noite de segunda-feira (29), a mudança de data da convenção estadual que vai definir o novo diretório do partido. O encontro passou do dia 16 de dezembro, como originalmente previsto, para o dia 19, um domingo. A mudança foi antecipada pelo Sul21 na última sexta-feira (26). Com a nova data, os peemedebistas esperam um comparecimento maior de todas as instâncias partidárias, em um momento decisivo para o futuro do partido no RS. No momento, apenas o deputado Marco Alba anunciou oficialmente seu interesse em concorrer à presidência, no lugar de Pedro Simon. Mas as demais lideranças da sigla, que antes articulavam uma chapa de consenso, movimentam-se intensamente para montar uma segunda chapa para o pleito.

Sem racismo

A campanha Por Uma Infância sem Racismo, promovida pela Unicef, postou um belo vídeo, conduzido pelo ator Lázaro Ramos. O vídeo lembra as muitas etnias que constituem o povo do Brasil, e pergunta: “Qual sorriso é o mais bonito? Qual vida vale mais?”. Vale a pena assistir o material, que integra um campanha nacional de respeito à igualdade entre as pessoas, desde a infância. Mais informações podem ser obtidas no site da campanha.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora