Hillary Clinton estará na posse de Dilma Rousseff

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Poucas horas antes da diplomação, o Itamaraty confirmou os nomes das autoridades estrangeiras que estarão na posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, em 1º de janeiro, em Brasília. Hillary Clinton, secretária de Estado dos Estados Unidos, será uma das presentes. O presidente Barack Obama não confirmou presença.

Nove presidentes confirmaram presença. Evo Morales, da Bolívia; José Mujica, do Uruguai; Hugo Chávez, da Venezuela; Sebastián Piñera, do Chile; Juan Manuel Santos, da Colômbia; Mauricio Funes, de El Salvador; Alan García, do Peru e Alvaro Caballero, da Guatemala. O presidente da França, Nicolas Sarkozy disse que viria à posse mais ainda não confirmou presença.

Cinco primeiros-ministros também já confirmaram que estarão em Brasília.  Kim Kwsang-sik, da Coreia do Sul; José Socrates, de Portugal; Hamed Al-Thain, do Catar; Abbas El Fassi, do Marracos e Juan Maz Beleveri, do Haiti. Três vice-presidentes também garantiram participação. A Espanha será representada pelo Princípe Felipe de Bourbon.Vários embaixadores e ministros estrangeiros já avisaram ao Itamaraty que estarão presentes. As confirmações são esperadas até sexta-feira (23), mas o Ministério de Relações Exteriores vai receber confirmações após a data.

A posse será dividida em quatro eventos. A assinatura de posse no Congresso Nacional, a transferência da faixa presidencial no Palácio do Planalto, a posse dos ministros de governo e, por fim, um coquetel no Itamaraty. No primeiro ato da posse, Dilma vai em carro aberto da Catedral de Brasília para o Congresso Nacional, à partir das 14h30. Se chover, o trajeto será feito em carro fechado. No Congresso será empossada, juntamente com o vice Michel Temer.

Do Congresso Nacional até o Palácio do Planalto, voltará em Rolls Royce conversível. Será recebida pelo presidente Lula na rampa e depois receberá a faixa presidencial. Após se despedir de Lula, Dilma Rousseff dará posse aos ministros. E por volta de 5 da tarde fará o primeiro discurso como presidente do Brasil.

Com informações do Itamaraty


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora