Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
20 de dezembro de 2010
|
16:49

Censo escolar revela 42,9 milhões de matrículas em escolas públicas

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O censo escolar revela que o Brasil tem 42,9 milhões de alunos matriculados nas escolas públicas. O levantamento anual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi divulgado hoje (20) no Diário Oficial da União. A pesquisa faz um retrato da situação das matrículas na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos e também das matrículas especiais.

O censo revela a redução de 50% no número de matrículas entre o ensino infantil e o médio. O censo, que coletou dados de maio a agosto deste ano, totalizou 13 milhões de matrículas nos dois primeiros anos do ensino infantil e de 7,1 milhões no ensino médio, do 1º ao 3º ano. A redução de matrículas começa a partir da 6ª série do ensino fundamental. Da 6ª a 9ª séries tem 11% a menos de matrículas (quase 12 milhões de alunos) na comparação com as séries iniciais.

Os dados do censo escolar são coletados pela internet (Sistema Educacenso). Segundo o Inep, as escolas enviam os dados de matrículas, informações sobre os professores em regência de aula, as condições físicas da escola e os dados sobre cada um dos seus alunos.  Os dados incluem nome completo, data de nascimento, sexo, cor/raça, nome dos pais, endereço residencial, necessidades de atendimento escolar diferenciado, utilização de transporte escolar e rendimento escolar do ano anterior de cada aluno.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora