Notícias em geral
|
21 de dezembro de 2010
|
08:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
lula helicoptero
Lula, com Jobim, brinca com miniatura de helicóptero (José Cruz/ABr)

Alegria dos fotógrafos

O presidente Lula participou hoje (20) da entrega de três helicópteros da Helibrás às Forças Armadas. Acompanhado do ministro da Defesa Nelson Jobim, Lula não se conteve ao receber uma miniatura dos helicópteros. O presidente brincou com o objeto, mostrando porque sempre faz a alegria de fotógrafos e de editores.

PSF em debate

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT) disse em entrevista à imprensa nesta segunda-feira, 20, que a movimentação das entidades representativas do setor de Saúde que reivindicam mais tempo para dialogar sobre projeto Projeto de Lei referente que trata da criação e organização do Departamento do Programa de Saúde da Família (DPSF) é por motivos corporativos. “Tentar barrar a aprovação deste projeto é um gesto para postergar a resolução do problema, não tem outro fundamento”, disse. Segundo Fortunati, o que está em jogo são duas visões distintas sobre o projeto. “Um é corporativista, que visa o interesse de vínculo estatutário dos médicos com a prefeitura. O outro (nosso) é o concurso público mediante prestação de serviço. Para manter a aprovação e ampliar o PSF em POA para 140, só por meio da instituição pública de interesse privado. Com parceria dos hospitais que prestam serviço relevante para o SUS”, argumentou.

Niemeyer elabora nova sede da UNE

Divulgação UNE
Foto: Divulgação / UNE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (20) do lançamento da pedra fundamental do novo prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE), que será reconstruído na Praia do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. A obra será realizada com a indenização que a instituição recebeu da União por ter sido incendiada e destruída pelo regime militar, em 1964. Dos R$ 44 milhões previstos na indenização, o governo federal já liberou R$ 30 milhões. O restante ficará para 2011. O projeto da nova sede foi elaborado gratuitamente pelo arquiteto Oscar Niemeyer e terá 13 andares. Será erguido no número 132 e inclui salas de cinema, teatro e do museu Memória do Movimento Estudantil. A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2011 e se estendam por até dois anos.

Senhas na fila

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram, nesta segunda-feira (20), projeto de lei que obriga as agências bancárias a cumprir prazos e a adotar normas para o atendimento de clientes na capital. O projeto foi apresentado por Sebastião Melo (PMDB) e Tarciso Flecha Negra (PDT), e impõe às agências que forneçam senha gratuita para atendimento. As senhas devem conter a data e o horário de emissão. A ideia é que a senha sirva como comprovante, caso ocorra o não cumprimento do tempo máximo do atendimento previsto em lei.

Senado lança site para a posse

O Senado anunciou que colocará no ar um site especial com informações sobre a posse dos novos senadores e orientações aos parlamentares que irão assumir em 1º de fevereiro. O projeto trará arquivos em áudio, vídeo e textos sobre a posse, além de guias elaborados pelos órgãos institucionais da Casa. O site será produzido e editado pela equipe de jornalismo da Agência Senado em parceria com o Jornal do Senado, TV Senado e Rádio Senado.

O alto e o baixo

Bruno Alencastro/Sul21
| Foto: Bruno Alencastro/Sul21

O futuro governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT) conversaram pela primeira vez nesta segunda-feira (20). O clima foi de muita cordialidade, mostrando que as diferenças do passado já devem ter sido superadas. Ao falarem com os jornalistas, Tarso chegou provocando a brincadeira e disse que Fortunati era um prefeito “duplamente grande” – referindo-se a boa gestão e a estatura do prefeito. Um dos fotógrafos não perdeu a oportunidade e disse: “é difícil ter um governador à altura de Fortunati”. E Tarso replicou: “com os mais de 50% no primeiro turno dava para tentar dar alguns pulinhos”.

Trânsito

Buscando reduzir a quantidade de acidentes de trânsito nas festas de fim de ano, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizará, durante a semana, a Operação Final de Ano. A iniciativa prevê a presença de agentes de fiscalização, monitorando a circulação nas principais ruas da Capital e distribuindo materiais educativos. Ações preventivas acontecem no mês de dezembro, com o objetivo de proteger os pedestres e evitar acidentes em cruzamentos e vias de intenso fluxo. Nesta terça-feira (21), a previsão é de que os agentes estejam na Zona Sul, nas proximidades da Famurs e, no Centro Histórico da capital.

Presidencia/AR
Foto: Presidencia/AR

Avenida Néstor Kirchner

A presidenta Cristina Kirchner participou nesta segunda (20) de uma homenagem a seu falecido marido, o ex-presidente Néstor Kirchner. Acompanhada de sua filha, Florencia, Cristina acompanhou o ato que batizou a principal avenida de Río Gallegos como “Avenida Presidente Dr. Néstor C. Kirchner”. O ex-presidente morreu em outubro, vitimado por um ataque cardíaco.

Bate-pronto

O Twitter tem se tornado cada vez mais uma ferramenta para políticos comentarem os fatos políticos em via direta a seus eleitores, e da forma mais ágil possível. Ontem (20), por exemplo, poucas horas depois de Lula afirmar que pode concorrer à presidência em 2014, tradicionais adversários já haviam respondido na rede social. “Afirmação de Lula de que pode vir a disputar 2014, quando Dilma ainda não iniciou seu governo, diz tudo de Lula: debochado e desrespeitador”, disse o presidente nacional do PPS Roberto Freire, batendo forte como de costume. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi mais irônico: “Lula não descarta 3º mandato. Aliás, se Dilma não tomar cuidado ele passa a perna antes de passar a faixa”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora