Notícias em geral
|
23 de novembro de 2010
|
08:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Walter Fagundes/Ag. AL
Foto: Walter Fagundes/Ag. AL

Alunos “aprovam” dois projetos na AL

Alunos de cinco escolas do Rio Grande do Sul participaram nesta segunda-feira (22) do 35º Deputado Por Um Dia. As crianças aprenderam como funciona a dinâmica da Casa e “votaram” cinco projetos, “aprovando” dois deles. O projeto que institui da Semana de Conscientização à Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente, a ser comemorada entre os dias 12 e 19 de setembro foi aprovado por unanimidade. Beta Pegorini, do Partido do Desenvolvimento Sustentável (PDS), concordou com o projeto, mas cobrou: “Espero que esta proposta não fique apenas no papel”. O Deputado Por Um Dia ocorre duas vezes por ano, desde 1999, na AL.

Homenagem

O deputado Adão Villaverde (PT) organiza homenagem à OSPA na sessão plenária desta quarta-feira, às 14h, na Assembleia Legislativa. A orquestra completa sessenta anos nesta terça-feira (23).

De bom humor

O governador eleito Tarso Genro (PT) voltou com humor renovado de sua viagem à península Ibérica. Ao menos, na relação com a imprensa. Na manhã de segunda-feira (22), em reunião da Executiva do PT, brincou com o fato de só repórteres mulheres estarem cobrindo o encontro: “As mulheres estão se unindo em prol da verdade”, disse.

De bom humor II

À tarde, em entrevista coletiva, após encontro com o presidente do PDT Romildo Bolzan, o telefone de um repórter tocou enquanto Tarso falava. O governador eleito aproveitou a deixa e usou o toque do celular para fazer analogia com as conversas entre PT e PDT. “É preciso respeitar o ritmo dos adversários”. Adversários? Talvez o mau humor de Tarso Genro esteja todo direcionado para estas negociações.

Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Homenagem com hipismo

O presidente Lula recebeu da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, nesta segunda-feira (22), homenagem especial pelo conjunto de realizações em seus oito anos de governo. A entrega foi realizada em jantar de comemoração pelos 98 anos da Câmara, realizado em São Paulo. O presidente assistiu apresentação da atleta olímpica de hipismo Luiza Tavares de Almeida.

Prioridade às bandeiras do partido

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) foi um dos que se opôs à entrada de seu partido no governo Tarso, causa que já considera perdida. “Fomos derrotados nas urnas”, argumenta. Sossella não critica a busca por cargos, mas propõe que a discussão prioritária deve ser em torno de bandeiras do PDT, para que o governo Tarso as coloque em seu programa.  Sossella cita três delas: escolas de turno integral, ligações asfálticas aos municípios e pedágios comunitários.

 

Foto: Agência Brasil
Ministro do STF levará um ano para concluir seu voto no caso "mensalão" (Foto: Agência Brasil)

“Mensalão” só será resolvido em um ano

O ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do caso que ficou conhecido como “mensalão” afirmou que o julgamento dos 38 réus envolvidos no suposto esquema de compra de votos de parlamentares revelado em 2005 deve começar apenas no final de 2011. Em poucas semanas serão encerrados os procedimentos finais de instrução, mas o ministro deverá levar cerca de um ano para elaborar seu voto. Segundo o ministro, o longo período reservado para a elaboração do voto se deve ao fato de que nunca houve no STF uma ação penal com tantos réus e com tantos detalhes a serem analisados.

Condenados

A Justiça Federal condenou o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) – o Paulinho da Força – e a Força Sindical por improbidade administrativa na gestão de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) destinados a convênios para cursos de qualificação. Paulinho e a central de que é presidente terão que devolver aos cofres públicos R$ 235,5 mil. Paulinho e a Força agiram irregularmente ao contratar escolas e cursos sem licitação, fazer pagamentos antecipados, não apresentarem relatórios de fiscalização da execução dos serviços contratos e também ao usarem recursos do FAT para fins não previstos em lei.

Economista do Ano 2010

O economista Carlos Zignani, diretor de Relações com Investidores da Marcopolo S/A, foi escolhido “Economista do Ano – 2010” pelo Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS). A premiação será entregue no dia 9 de dezembro, no hotel Plaza São Rafael, centro de Porto Alegre. O Corecon-RS destaca que Zignani é formado em Ciências Econômicas pela UCS e traz em seu currículo inúmeros cursos de formação e viagens técnicas, de estudo e especialização, no Brasil e no Exterior. Esta é oitava edição do evento, que já premiou a presidente eleita Dilma Rousseff e a governadora do estado Yeda Crusius.

Ficha Limpa no Parlasul

Futuros integrantes do Parlamento do Mercosul (Parlasul) deverão cumprir com requisitos previstos na Lei da Ficha Limpa. É o que reivindica o Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa. O pedido foi feito à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do Mercosul, em reunião no Senado, nesta segunda-feira (22). A representante do comitê, Daniella Hiche, considera que a Lei da Ficha Limpa define requisitos éticos e morais essenciais para qualificar a futura composição do parlamento do bloco regional.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora