Notícias em geral
|
16 de outubro de 2010
|
09:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
MAIS FATOS & MAIS FOTOS

DivulgaçãoTodos querem a Fênix

A cápsula que resgatou os mineiros no Chile, batizada de Fênix, está sendo alvo de disputa. A Prefeitura de Copiapó, cidade onde fica a mina, quer o equipamento para colocar em um museu. Mas o prefeito de Talcahuano também quer a cápsula porque é lá que fica a sede da Asmar, empresa que produziu o equipamento. Empresa que não podia ficar para trás e também está requerendo ter a posse da Fênix.

Paradigmas

Na plenária de arrancada da campanha de Dilma no RS, nesta semana, o senador Paulo Paim (PT) lembrou que uma possível eleição de Dilma Rousseff quebrará um paradigma com a eleição da primeira presidenta do país e comparou este feito com a eleição de Lula e de outros presidentes mundo afora: “Os EUA elegeram um negro como presidente, a Bolívia um índio, nós um operário e, agora, podemos eleger uma mulher”, disse.

Ação e reação

A pequena semana, com apenas três dias úteis, depois do feriadão de 12 de outubro, foi de decisões divergentes para o Partido Progressista. Tudo começou com o PP gaúcho, que recebeu o candidato José Serra (PSDB), na quarta-feira (13), e referendou seu apoio a ele. Na quarta-feira (14), a executiva nacional do PP declarou apoio oficial à candidata Dilma Rousseff (PT). A semana terminou com o apoio do PP mineiro a Serra, nesta sexta-feira (15).

Marcello Casal Jr./ABr
Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Como Pilatos, mas em nome da saúde

O Brasil comemorou pela primeira vez nesta sexta-feira (15) o Dia Mundial de Lavar as Mãos. A data foi celebrada em mais de 80 países para reforçar a importância da higiene das mãos como forma de evitar várias doenças infecto-contagiosas.

Dois para lá, dois para cá

Candidato ao governo do Ceará, Lúcio Alcântara (PR) foi derrotada por Cid Gomes (PSB), que venceu no primeiro turno. Durante a campanha, de olho na popularidade de Lula no Nordeste, Alcântara apoiou Dilma Rousseff. Nesta sexta-feira (15), Alcântara anunciou apoio a José Serra, alegando que o PT não cumpriu acordo de apoiar sua candidatura e deu amplo apoio a Cid Gomes. O estranho é que não ficou bravo enquanto ainda disputava o governo.

ReproduçãoReligiosidade em pauta

Apesar de afirmar à imprensa gaúcha que a pauta religiosa não está mais no debate eleitoral da disputa presidencial, o governador eleito Tarso Genro (PT) teve um encontro com grupos de evangélicos ao final da plenária pró-Dilma na noite desta quinta-feira (14). No dia seguinte, ele teria outra reunião com integrantes religiosos que, por motivo não revelado por sua assessoria, foi cancelada.

Religiosidade em pauta II

Já a campanha do candidato à presidência José Serra (PSDB) decidiu investir de vez no tema religioso. Um santinho do candidato apareceu em várias cidades brasileiras nesta sexta-feira (15) com os dizeres: “Jesus é a verdade e justiça”.

Apoio cultural

Nesta sexta-feira (15) o site Vi o Mundo publicou vídeo em que o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil abre o voto a Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Filiado ao PV, Gil conta no vídeo que votou em Marina no primeiro turno. O tropicalista destaca que Dilma, enquanto chefe da Casa Civil, sempre “tratou com muito apreço” a pasta da Cultura.

Apoio cultural gaúcho

Na quinta-feira (14), a campanha de Dilma Rousseff postou vídeo no YouTube em que o cantor e compositor gaúcho Nei Lisboa declara seu voto à petista. Nei disse que sonhava há muito que alguém “trouxesse o povo brasileiro para onde ele merece”, o que considera que o Governo Lula começou a fazer (assista a íntegra do vídeo abaixo). Nesta sexta-feira (15), o site Dilma Na Rede publicou vídeos com depoimentos de quatro cineastas gaúchos em apoio à candidata: Jorge Furtado, Luciana Tomasi, Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora