Notícias em geral
|
12 de outubro de 2010
|
09:00

MAIS FATOS E MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

Oktoberfest

O governador eleito no Rio Grande Sul, Tarso Genro (PT), vai aproveitar o feriado desta terça-feira (12) para realizar a sua primeira visita ao interior do Estado após a vitória no primeiro turno da eleição. Em Santa Cruz do Sul ele participará da festa do chope, a Oktoberfest. Na véspera da definição oficial do PTB sobre compor o seu futuro governo, ele será recebido pela prefeita Kelly Moraes (PTB), com quem percorrerá a festa e terá um almoço.

Famosos com ela

Nesta segunda-feira, 11, a campanha da petista Dilma Rousseff divulgou o movimento de intelectuais que estão liderando um manifesto a favor da sua candidatura. Ninguém menos do que o ilustre compositor brasileiro Chico Buarque de Holanda está na lista das assinaturas do documento. Junto com ele estão Leonardo Boff, Emir Sader, Eric Nepumuceno e outros que já devem ter enviado os nomes para os emails do manifesto. No mesmo dia, o coordenador da campanha da presidenciável na internet, Marcelo Branco reproduziu um comentário no Twitter de que o popstar do momento nas telonas, o ator Wagner Moura ( o capitão Nascimento de Tropa de Elite), abriu voto para Dilma.

Indecisos

Ibsen Pinheiro (PMDB), nome forte na campanha gaúcha por José Serra (PSDB), não está nada satisfeito com o modo como foi divulgada a primeira pesquisa do Datafolha para o segundo turno. “Não dá para sonegar a informação do número de indecisos”, reclama o deputado federal peemedebista. Para ele, mesmo que não seja fruto de má fé, mostrar Dilma Rousseff com 54% dos votos válidos acaba induzindo a opção de muitos eleitores. E sonha com uma eleição com poucas pesquisas, nos moldes de alguns países europeus, como a França.

Dia das Crianças (1)

Um movimento simpático tomou conta do Twitter, com usuários colocando em seus perfis fotos de quando eram crianças. O objetivo, claro, é lembrar o Dia das Crianças, comemorado nesta terça-feira (12). A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aderiu à brincadeira virtual. “Mudei minha foto para entrar no clima”, diz ela no microblog. Dilma está disponibilizando em seu site um espaço para os eleitores que queiram enviar fotos e mensagens relativas à data. A ideia é usar as fotografias em uma homenagem, que será exibida durante o feriado. Quem quiser participar pode ir diretamente ao site da campanha de Dilma.

Dia das Crianças (2)

José Serra  (PSDB) foi outro que aderiu ao clima de Dia das Crianças. O candidato tucano à Presidência também trocou sua imagem de exibição, colocando uma imagem de seus tempos de criança. Brincalhão, riu junto com alguns de seus seguidores, que comentaram que “quando era criança, Serra tinha cabelo”. E reforçou: “Tudo a seu tempo. Brincadeira do avatar (imagem de exibição) numa nice e falar sério quando necessário”.

Cacalos Garrastazu/ObritoNews
Foto: Cacalos Garrastazu/ObritoNews

Bicicleta centopeia

Em roteiro pelo interior de Santa Catarina, o candidato tucano à Presidência foi até Blumenau, prestigiar a famosa Oktoberfest local. Enquanto se divertia na festa, Serra aproveitou para dar uma voltinha na famosa bicicleta centopeia, já tradicional na festa típica alemã. A bicicleta existe desde a quarta edição da Oktoberfest de Blumenau, em 1987. E a cada ano fica um pouco maior…

Feriadão

Aproveitando o ponto facultativo nessa segunda-feira (11), válido em todo o estado, muita gente envolvida com a política gaúcha resolveu desligar os celulares e curtir o feriadão. Onyx Lorenzoni (DEM) foi descansar em Guaíba, enquanto Maria do Rosário (PT) dirigiu-se ao litoral. Ary Vanazzi (PT) foi outro que não quis saber de trabalho: aproveitando a pausa que refresca, foi aproveitar o barulho dos pássaros e o cheiro de terra molhada, na tranquilidade de seu sítio no interior.

Satanás

A Polícia Federal prendeu na noite de domingo (10) o dono de uma gráfica que imprimia panfletos apócrifos contra o candidato ao governo do estado Ricardo Coutinho (PSB), que disputa o segundo turno contra José Maranhão (PMDB). O material, que chegou a ser distribuído em bairros capital paraibana João Pessoa, diz que “já não é mais novidade que Ricardo Coutinho consagrou João Pessoa a satanás, num terreiro de macumba”.

Até adversários dançam

Para vencer Simão Jatene (PSDB) no segundo turno das eleições ao governo do Pará, a candidata Ana Júlia Carepa (PT) aposta nos ritmos típicos, que a banda Calypso popularizou em todo o país. Se vai funcionar, não dá para saber. O certo é que o jingle é capaz de fazer até adversários dançarem.

Craque

O PNUD anunciou, nesta segunda-feira, a nomeação da jogadora brasileira de futebol Marta como embaixadora da Boa Vontade. Eleita quatro anos seguidos pela Fifa a melhor do mundo, a atleta vai lutar contra a pobreza e a favor dos direitos das mulheres. “Marta é um modelo a ser seguido pelas mulheres e meninas de todo o mundo, e estou muito contente de acolhê-la em nossa equipe”, disse Helen Clark, administradora internacional do PNUD.

Brothers

Conhecida por suas posições esquerdistas, a banda norte-americana Rage Against the Machine dedicou uma canção ao MST em show realizado no festival SWU, em Itu, interior de São Paulo, na noite de sábado (9) (veja aqui). Em determinado momento do show, o guitarrista Tom Morello vestiu um boné do movimento social. Segundo o site Vermelho, o vocalista Zack de La Rocha se encontrou com militantes do MST e declarou que iria doar parte do cachê do show ao movimento.

Roberto Stuckert Filho
Foto: Roberto Stuckert Filho

Ajuda divina

Dilma Rousseff (PT) anda sofrendo com acusações sobre seu suposto posicionamento pró-aborto, e chegou a ser questionada por José Serra (PSDB) sobre sua fé em Deus, no debate de domingo (10) da Band. Para espantar os maus fluidos, a petista resolveu pedir ajuda divina. Em visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Dilma cumprimentou fiéis, assistiu a missa das 9h e se disse devota da santa. Certamente deve ter pedido a bênção para encarar a dura jornada dos últimos 20 dias de campanha.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora