Notícias em geral
|
1 de setembro de 2010
|
12:00

Paixão Côrtes é o patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]


Milton Ribeiro

Em cerimônia simples, realizada no restaurante Petiskeira da Av. Siqueira Campos, em Porto Alegre, foi revelado o nome do patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre: o eleito é o folclorista Paixão Côrtes. O anúncio foi feito pelo patrono da edição de 2009, Carlos Urbim.

Antes de anunciar o eleito, Urbim brincou dizendo que a estátua do Laçador se mudaria para a Praça da Alfândega e advertiu no mesmo tom que permanece patrono até o próximo dia 29 de outubro.

Assim como Urbim, Paixão nasceu em Santana do Livramento. É agrônomo, folclorista, radialista e pesquisador de cultura gaúcha e brasileira. Em seu discurso de agradecimento, Paixão Côrtes declarou não ser um escritor, mas sim um mero escrevinhador das coisas do povo, um homem voltado à cultura popular. Ao Sul21, o eleito disse estar muito honrado, como gaúcho e santanense, mas alertou que o ritmo do novo patrono será cadenciado, acompanhando o do marca-passo que leva no peito de 83 anos.

Paixão Côrtes publicou uma série de livros clássicos da cultura gaúcha, como Manual de Danças Gaúchas (1956), com Barbosa Lessa, Danças e andanças da tradição gaúcha (1975) e Música, discos e cantares – Um resgate da história fonográfica do Rio Grande do Sul (2001). Ainda está em plena atividade, como escritor e em CTGs. Além disso, foi o modelo para o monumento Laçador em 1958.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do livro, João Carneiro, disse que o patrono recebe uma homenagem muito especial ao ser eleito, mas também empresta prestígio ao evento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora