Notícias em geral
|
24 de setembro de 2010
|
09:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Indignado

Giovani Cherini (PDT), Presidente da Assembleia e candidato a deputado federal, parece confuso sobre o uso de cartazes e cavaletes na campanha eleitoral. O candidato, que na semana passada disse ter sofrido “enorme pressão” para mandar fazer e distribuir material de campanha de rua, ficou indignado com o que viu nas idas e vindas pelas estradas federais que cruzam o RS. “Não entendi até agora, tanta propaganda irregular na BR-116 e na BR-386, e nada de ação?”, revolta-se Cherini em sua conta no Twitter. E insiste: “Propaganda fixada no chão é irregular, ou não?” O Sul21 responde: segundo o TRE, só se atrapalhar a visibilidade ou o acesso de motoristas e pedestres.

O amigo mora ao lado

O PT pretende ter, no comício que realizará, nesta sexta-feira (24), no Largo Glênio Peres, mais de 50 lideranças de partidos que não fazem parte de sua coligação. Serão prefeitos e vice-prefeitos de partidos como  PMDB, DEM e PP, segundo informa a assessoria do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi. O petista é responsável pela articulação com os prefeitos gaúchos, que defendem a candidatura de Tarso Genro. Ele também coordena a campanha de Dilma Rousseff no estado.

Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula durante sobrevoo da Linha Férrea e do Contorno Rodoviário Norte/BR-376 de Maringá | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nada confortável

Em sua visita a Maringá, no Paraná, nesta quinta-feira, 23, o presidente Lula sobrevoou a Linha Férrea e o Contorno Rodoviário Norte da cidade. Pela foto de Ricardo Stuckert, ele não estava lá muito confortável … Por via das dúvidas, resolveu se segurar firme, para ver o que acontecia lá embaixo, sem correr riscos.

Postura totalitária

O candidato do PT ao governo do estado acompanhou o presidente Lula nas críticas à grande mídia, principalmente a do Rio de Janeiro e São Paulo. Tarso Genro considera que esta parte da imprensa tem “uma postura militante de uma imprensa tucana que defende José Serra”. E lamentou: “É uma postura totalitária de parte da imprensa que critica os governos que criam políticas sociais, educacionais e ameaçam esta imprensa não sei por quê”.

Comunicação alternativa

Segundo Tarso Genro, para os partidos de centro-esquerda, os meios alternativos de comunicação são os melhores. Na grande mídia, diz ele, a imagem que fica é de um governo ruim e de uma imprensa massacrada. “Esta é a visão primária que estão tentando passar. Felizmente, isso não acontece aqui no Rio Grande do Sul”.

De serra a planície

O bem-humorado e escrachado site Sensacionalista saiu-se com essa sobre as pesquisas e José Serra:  “Uma nova rodada de pesquisas do Ibope mostrou que o candidato do PSDB, José Serra, caiu mais e agora terá que passar a se chamar José Planície. Serra já tinha passado pelo estágio de Morro. O PSDB vai fazer um grande esforço para que seu candidato chegue pelo menos a quebra-molas. O partido também deve mudar de símbolo. Para combinar mais com os índices eleitorais, os tucanos devem vãovirar um beija-flor”.

Mata-mata

O humor também é a principal característica do The Piauí Herald. E o político satirizado é o “Zé” Serra, descrito como um malandro carioca da Lapa, de “terno de linho branco, chapéu panamá, com uma navalha no bolso”.  Depois de perder no poquer “sacou o paletó e desafiou Dilma Rousseff para uma partida de sinuca, enquanto acomodava um palito entre os dentes. ‘Meus amigos de malandragem, dizem que a eleição está definida. Mas aposto três doses de Steinheger que a Dilma não me ganha no mata-mata’ disse, gingando”.

Cacalos Garrastazu/ObritoNews
Foto: Cacalos Garrastazu/ObritoNews

Indecisão

Longe da Lapa, na vida real, correndo atrás de votos, o tucano José Serra não sabe se ouve, abraça ou beija as militantes.

Fake

Um perfil falso satiriza o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no Twitter. O perfil diz frases como “Jesus foi uma das maiores pessoas que já existiram, logo depois de Lula, Fidel, Che e Ahmadinejad” e “Ano que vem Nosso Guia se aposenta e pode aproveitar o verão em Cuba. Talvez eu vá junto. Se a Dilma não precisar de mim, irei”. Quem divulgou entusiasticamente o perfil foi o advogado e professor da PUCRS, Wambert di Lorenzo, um dos teóricos do PSDB gaúcho.

Trinca de Ases

A governadora Yeda Crusius (PSDB) está empolgada com a reforma no Palácio Piratini. Em sua conta no Twitter, a candidata à reeleição festeja as melhorias, e elogia a eficiência dos profissionais envolvidos no trabalho. “Piso novo maravilhoso, falta pouco para climatização. Todas as janelas do Piratini restauradas, imensas cortinas de metal em cada uma delas”, lista a tucana durante alguns tweets. O maior xodó da governadora, porém, está nas três estátuas que homenageiam os “3 ases de 30”. “Já temos Getúlio (Vargas), fiz Flores da Cunha. Em breve, Oswaldo Aranha”, comenta Yeda, orgulhosa.

Deu Ibope

O auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo ficou lotado, com centenas de pessoas tendo que ficar do lado de fora, segundo relatos de participantes do “Ato contra mídia golpista”. Quem participou do evento foi a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSB) que foi saudada com entusiasmo pelos presentes. Altamiro Borges, um dos organizadores do evento leu manifesto. O presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, José Augusto Camargo, também se manifestou, lendo carta falando sobre conceitos de liberdade de imprensa.

Equipe Sul21


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora