Notícias em geral
|
18 de setembro de 2010
|
09:00

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]

Mal necessário?

Presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, o deputado Giovani Cherini (PDT) se diz um crítico de panfletos e cavaletes espalhados pelas ruas com propaganda eleitoral. Mas não resistiu e aderiu aos cavaletes na luta por votos que o levem à Câmara Federal. No Twitter, ele explica: “Recebi uma pressão enorme e tive que mandar fazer e distribuir”. Também aproveita o microblog para se defender. “Estou dentro da lei. O uso de cavaletes é um mal que precisamos resolver, mas enquanto isso temos que conviver com eles”. Temos mesmo, deputado?

Dissidência

Se antes do candidato Tarso Genro (PT) ser favorito nas pesquisas, o prefeito de Taquara, Décio Hugentobler (PDT), manifestava apoio ao candidato petista, agora, ninguém mais segura esta dissidência. Ele é um dos responsáveis por mobilizar a militância para o evento de quarta-feira, 22, preprado pelo PT. Hugentobler e Vicente Pires, prefeito de Cachoeirinha pelo PSB, uniram-se aos prefeitos petistas da Região Metropolitana, visando a vitória de Tarso ao governo do RS, já no primeiro turno.

O que mais esperar?

Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia de 2008, movimentou a internet, nesta sexta-feira, 17, com declarações sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Krugman afirmou que o crescimento econômico do Brasil é um legado indiscutível de Lula: “Houve grande investimento na redução da pobreza, a inflação e a situação fiscal estão controladas e o mercado doméstico se fortaleceu. O que mais se deve esperar de um país?”

Cristhine Genro
Foto: Cristhine Genro

Protesto civilizado

Na Esquina Democrática, um protesto civilizado. Afinal quem aguenta viver sem água? As perguntas podem ser respondidas pelo prefeito José Fortunati.

Puxão de orelha

O Tribunal Regional Eleitoral do RS resolveu dar um bom puxão de orelhas na deputada federal Luciana Genro (PSol), candidata à reeleição. No dia 13 de setembro, a deputada apareceu no espaço reservado à propaganda dos candidatos ao senado. Segundo o Tribunal, ela não pede votos para os candidatos, mas “exalta ao máximo sua imagem, não dizendo sequer em nome de quem ‘aparece’, apenas discursando contra a corrupção, exatamente o mote de sua campanha”. O TRE determinou que ela não invada mais a propaganda alheia.

Movimento guevarista

O ator porto-riquenho Benício Del Toro, responsável pela interpretação mais conhecida de Che Guevara no cinema, incorporou o revolucionário, depois de visitar a Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST, em Guararema, São Paulo. “O MST traz oportunidade e esperança ao ser humano. Oportunidade de educação, de mudança. Tem os mesmos princípios que defendia Che Guevara, é, portanto, um movimento guevarista”. O ator está no Brasil desde quarta-feira, 15. Neste sábado, 18, participa de um comício de Dilma Rousseff (PT), em Campinas. E, antes de deixar o país, deve se encontrar com o presidente Lula.

Ato Falho

A candidata à Presidência da República Marina Silva (PV) pediu votos para o adversário José Serra (PSDB), durante passagem por Vitória, no Espírito Santo, nesta sexta-feira (17). Por engano, a ex-senadora trocou o número de sua candidatura, 43, pelo de Serra, 45. Logo depois, pediu desculpas e disse que erros acontecem.

Equívocos

Em visita ao Rio Grande do Sul, o vice de Marina, Guilherme Leal, lembrou que a candidata também se confundiu com outro partido: “Ela já cometeu ato falho em relação ao PT, porque esteve ligada ao partido por mais de 30 anos”. O candidato ao governo gaúcho pelo PV, Montserrat Martins, defendeu a candidata: “Em um debate, o Serra também se equivocou, falando a nossa Marina”.

Bruno Alencastro/Sul21
Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Papagaio de pirata

O cabo eleitoral decidiu aproveitar a entrevista de Guilherme Leal. Deu uma de papagaio de pirata e exibiu a propaganda da candidata do PV à Assembleia gaúcha.

Guru volta para a Índia

O guru indiano Ravi Singh, contratado há um mês pela candidatura de José Serra (PSDB), para prestar consultoria à campanha do candidato na internet, voltou para a Índia. As ideais do guru não agradaram muito. Ele propôs trocar o slogan O Brasil Pode Mais por É Hora da Virada. Perdeu o emprego rapidamente.

Semana grandiosa

“Água incolor, inodora, insípida e indispensável” é o tema da Semana da Água lançada nesta sexta-feira, 17, pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), em parceria com a Sema, a Corsan e o Dmae. A Semana foi antecipada para o período de 25 de setembro a 2 de outubro. As expectativas são grandes: 900 instituições e empresas ligadas ao setor de saneamento ou interessadas na preservação da natureza vão desenvolver 1.600 atividades, com a participação de 1,3 milhão de gaúchos.

Reprimenda virtual

Primeira suplente ao cargo de senador na chapa de Germano Rigotto (PMDB), a pedetista Lícia Peres repreendeu no Twitter a atitude do colega de partido Cristovam Buarque, que declarou apoio ao petista Paulo Paim. “Condenável sua atitude pedindo votos para Paim no RS. Aqui, o candidato único do PDT ao senado é Rigotto, do qual sou a 1ª suplente”, escreveu na rede social.

Mendonça Prado/Twitter

Desânimo

O candidato à presidência da República José Serra (PSDB) e correligionários não demonstravam muita animação em carreata realizada na noite desta sexta-feira (17), em Aracaju. A foto foi postada no Twitter por um correligionário, o candidato a deputado federal Mendonça Prado (DEM). Mui amigo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora