Opinião
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10 de novembro de 2020
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13:36

MiniGuia das Eleições 2020: uma ponte de diálogo (por Taciana Barcellos, Jenifer Ramos e Fabíola de Carvalho)

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Sul 21
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MiniGuia das Eleições 2020: uma ponte de diálogo (por Taciana Barcellos, Jenifer Ramos e Fabíola de Carvalho)
MiniGuia das Eleições 2020: uma ponte de diálogo (por Taciana Barcellos, Jenifer Ramos e Fabíola de Carvalho)
Mini Guia: Eleições 2020 (Divulgação)

Taciana Barcellos, Jenifer Ramos e Fabíola de Carvalho (*)

O objetivo do MiniGuia das Eleições 2020 é propor uma ponte de diálogo entre educadoras/res e educandas/dos/des acerca do processo eleitoral de 2020, os atualizando sobre as mudanças que ocorreram devido ao contexto de pandemia. Além disso, esse material apresenta uma discussão sobre a estrutura política do nosso país e as funções de cada cargo que vamos eleger.

Essa iniciativa partiu do projeto de extensão Contraponto vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi elaborado por suas membras e membros a partir de suas experiências de mais de seis anos realizando oficinas sobre a temática de educação política e cidadã dentro das salas de aula de escolas públicas do município Porto Alegre.

O “Contraponto – Debatendo política nas escolas” nasceu a partir da percepção de estudantes dos cursos de graduação de Relações Internacionais e Ciências Sociais da UFRGS, de que havia, por parte dos brasileiros que participavam das manifestações de 2013, uma necessidade de aprofundar o conhecimento sobre conceitos básicos da política. Com a visão de que o debate político estava radicalizado e por vezes vazio de conteúdo, e entendendo que o pontapé para uma politização da sociedade deve ser realizado desde a juventude, o projeto surgiu em 2014. Desde o fim de 2018, alcançamos mais de 500 alunos. Em 2019, fomos reconhecidos como um projeto da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS) e realizamos oficinas em escolas como a Escola Técnica Ernesto Dornelles, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Thereza.

Desde nosso início, procuramos estar em constante construção e reconstrução de uma organização flexível, baseada na descentralização e na horizontalidade entre os membros participantes. Atualmente, o Contraponto é constituído por graduandos e pós-graduandos das mais diversas áreas do conhecimento. Nossas membras e membros são estudantes e profissionais das Relações Internacionais, das Políticas Públicas, da Antropologia, das Engenharias, da Medicina, da Matemática, da História, da Biologia, do Design, dentre outros campos do conhecimento. Acreditamos que essa pluralidade de visões agrega o projeto em sua diversidade de vozes e perspectivas.

Buscamos uma proposta pedagógica que rompa com a visão limitante de educação como simples transferência de conhecimento, de alguém que sabe para alguém que não sabe. Inspirados pela pedagogia de Paulo Freire, acreditamos que a construção de conhecimento só é possível por meio de trocas com o outro e com o mundo. Por isso, quando entramos em sala de aula, buscamos incentivar os jovens a compartilharem suas opiniões e experiências, a fim de que sejam eles os sujeitos e protagonistas da construção de seu conhecimento.

As atividades que realizamos em sala de aula, portanto, prezam pela ludicidade e interatividade. Ao longo de quatro semanas discutimos com os alunos questões como “O que é política?”, “Quem faz política?”, “O que é política institucional?” e “Como se engajar”, utilizando dinâmicas e rodas de conversa.

Em consonância com nossa proposta pedagógica do projeto, este MiniGuia , busca fomentar debates críticos sobre política, principalmente, com educandas e educandos de escolas públicas, evidenciando a estrutura política brasileira e os papéis de agência das e dos estudantes dentro de nossa estrutura institucional. Afinal, acreditamos que não há mudança social sem a Educação. E é através da educação pública, de qualidade, politizada e plural que será possível alicerçar uma sociedade mais humana, justa e menos desigual.

(*) Taciana Barcellos é Doutoranda em Políticas Públicas pela UFRGS e membra do Contraponto. Jenifer Ramos é Doutoranda em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pela PUCRS e membra do Contraponto. Fabíola de Carvalho é Mestranda em Antropologia Social pela UFRGS e membra do Contraponto.

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As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

 


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