Opinião
|
26 de agosto de 2020
|
10:37

Manifesto dos Professores Pela Democracia: Em Defesa da Autonomia, pelo Respeito à Decisão da UFRGS!

Por
Sul 21
[email protected]
Manifesto dos Professores Pela Democracia: Em Defesa da Autonomia, pelo Respeito à Decisão da UFRGS!
Manifesto dos Professores Pela Democracia: Em Defesa da Autonomia, pelo Respeito à Decisão da UFRGS!
Luiza Castro/Sul21

Professores pela Democracia (*)

Em julho passado, a UFRGS realizou consulta à comunidade acadêmica, tendo escolhido os nomes que deverão dirigi-la pelos próximos 4 anos. À consulta, seguiu-se a formação da lista tríplice ordenada pelo Conselho Universitário, então encaminhada ao governo federal, como prevê a legislação em vigor. Esta lista é liderada pela chapa formada pelo prof. Rui Oppermann, que tem a profa. Jane Tutikian como vice-reitora.

Desde 1992, os governos federais têm nomeado para a reitoria os nomes escolhidos pela Comunidade Universitária e ratificados pelo Conselho Universitário, numa demonstração de respeito à autonomia da universidade. Fomos, porém, surpreendidos por uma campanha de representantes legislativos em favor da indicação, pela presidência da República, da chapa do Prof. Bulhões, justamente aquela que obteve o menor números de votos em todas as etapas do processo e em todos os segmentos. Explorando sua inserção midiática, estes parlamentares defendem tal disparate com argumentos puramente ideológicos, sem base na realidade.

Trata-se de um desrespeito intolerável à vontade da comunidade acadêmica da UFRGS – um universo de mais 60 mil pessoas, entre profissionais e estudantes – e que atropela o andamento do processo sucessório, colocando em risco a estabilidade da maior Universidade Pública do sul do país. A Universidade Pública é uma instituição social, um lugar de construção e de transmissão de saberes e formação de profissionais. Como Universidade Pública, a UFRGS tem sempre respondido às demandas da comunidade gaúcha e brasileira. Os conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos e culturais que ela produz e transmite pertencem a toda a sociedade, em toda sua diversidade, não a um grupo particular de interesses.

Em toda a sua história, inclusive agora durante a pandemia da COVID-19, nossa Universidade tem dado reiteradas mostras de cumprir seu papel com denodo, tendo sido inclusive apontada, por vários anos consecutivos, como a melhor Universidade Federal brasileira. Tal sucesso se deve à natureza da atividade acadêmica, que, da mesma forma como nas melhores instituições universitárias do mundo, é estritamente pautada pelo livre exercício do espírito crítico, razão pela qual uma intervenção política como a sugerida é motivo de alarme e veemente repúdio.

Tendo em vista que a UFRGS cumpriu tanto a legislação federal, quanto o que reza seu Estatuto, esperamos que a União cumpra sua parte indicando o primeiro da lista tríplice, preservando a tradição estabelecida, que, como explicamos, está na raiz do sucesso de nossas atividades. Rejeitamos qualquer tentativa de intervir no presente processo de escolha, e estamos atentos na defesa da democracia e da autonomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exigimos respeito à escolha realizada pela UFRGS!

(*) Professores pela Democracia UFRGS  ([email protected])

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora