Opinião
|
5 de abril de 2020
|
12:11

Entidades do Alto Uruguai promovem ações de solidariedade no enfrentamento à pandemia do Covid-19

Por
Sul 21
[email protected]

Movimento em Defesa da Democracia, Educação Pública e Direitos Sociais (*)

O ano de 2020 tem sido de grandes desafios, num contexto de disseminação, em escala global, do Covid-19, o novo coronavírus. O cenário que está posto, de calamidade pública, afirma a importância da organização coletiva no enfrentamento à crise intensificada pela pandemia e a necessidade da promoção de ações de solidariedade, que tenham como foco atender às necessidades concretas emergenciais do povo brasileiro.

Neste sentido, 28 organizações do Alto Uruguai Gaúcho, entre instituições públicas de ensino, entidades religiosas e sindicais, movimentos sociais, cooperativas e sociedade civil organizada, articuladas em torno do Movimento em Defesa da Democracia, Educação Pública e Direitos Sociais, estão somando forças em torno de iniciativas que têm por objetivo reduzir os impactos da pandemia sobre o povo brasileiro.

UERGS está produzindo sabão em barra artesanal (Divulgaçã0)

Exemplo disso são as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Erechim, o qual promoveu a distribuição de álcool em gel, luvas e máscaras para o Acampamento Indígena Kaingang Fág, do município de Sertão. Além disso, está em curso a fabricação de álcool glicerinado 70% líquido e confecção de protetores faciais face shield e batas hospitalares, destinados ao Hospital de Caridade e Hospital Santa Terezinha de Erechim/RS e para as Secretarias de Saúde da região.

Já a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – unidade Erechim, está produzindo sabão em barra artesanal, através de doações de óleo de cozinha usado e soda cáustica. A iniciativa também contou com o apoio da Sutraf-Alto Uruguai, que colaborou no recolhimento do óleo. Até o momento, foram recebidos 150 litros de óleo, e 20 kg de soda, que resultaram na produção de quase 300 unidades de sabão em barra. Estes irão compor cestas básicas que serão distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social, como parte da campanha de arrecadação financeira em curso, promovida pelo Movimento em Defesa da Democracia, Educação Pública e Direitos Sociais.

Distribuição de álcool em gel, luvas e máscaras para o Acampamento Indígena Kaingang Fág, em Sertão. (Divulgação)

Esta campanha tem como objetivo a arrecadação de recursos para compra de alimentos da agricultura familiar e de artigos de higiene, para doação a famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser feitas através da conta corrente 13.037-0, agência 5571 – Banco Cresol (133), em nome da Obra Santa Marta – Covid 19 (CNPJ: 93.538.825/0001-45); ou através de cartão de crédito ou boleto bancário por meio do link http://vaka.me/969536.

As iniciativas, citadas anteriormente, reafirmam o compromisso do conjunto de organizações que compõem o Movimento em Defesa da Democracia, Educação Pública e Direitos Sociais, no desenvolvimento de ações para redução dos impactos da pandemia, principalmente para as camadas mais vulnerabilizadas da sociedade, somando-se a muitas outras que estão ocorrendo em todo o Brasil.

Para além disso, é urgente que o Estado se responsabilize e assuma seus deveres perante a sociedade, no sentido de dar condições para que o povo, principalmente quem se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tenha garantido seu sustento e possa ficar em casa, seguindo as orientações de isolamento social. Além disso, é indispensável que sejam retomados os investimentos em saúde, para o fortalecimento das estruturas públicas de atendimento, as quais vêm sofrendo um processo de sucateamento nos últimos anos. Neste momento, é preciso colocar a vida acima do lucro!

As ações promovidas na região do Alto Uruguai Gaúcho são frutos de uma ampla articulação em torno do Movimento em Defesa da Democracia, Educação Pública e Direitos Sociais, composto por organizações do campo e da cidade. São promotoras das ações a UERGS, IFRS, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cresol, Creral, Cecafes, Cooperfamília, Cooperativa Nossa Terra, Agricoop, Atapers, Sutraf-AU, CUT, Sindicato dos Municipários, Sindicato da Alimentação, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Metalúrgicos, CPERS, Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento Nacional de Direitos Humanos, Pastorais Sociais da Diocese de Erechim, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, Levante Popular da Juventude, FEAB, Obra Santa Marta, CAPA, JPT e UJS.

(*) Comunicação do Movimento em Defesa da Democracia, Educação Pública e Direitos Sociais.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora