Opinião
|
1 de março de 2020
|
10:05

SMED não apresenta solução para falta de profissionais em creche dos municipários (por Mães e Pais da EMEI Tio Barnabé)

Por
Sul 21
[email protected]
SMED não apresenta solução para falta de profissionais em creche dos municipários (por Mães e Pais da EMEI Tio Barnabé)
SMED não apresenta solução para falta de profissionais em creche dos municipários (por Mães e Pais da EMEI Tio Barnabé)
EMEI Tio Barnabé (Reprodução)

Mães e Pais da EMEI Tio Barnabé (*)

A EMEI dos municipários Tio Barnabé não vem oferecendo atendimento de turno integral por falta de profissionais. Três turmas (cerca de 50 crianças) estão com atendimento parcial, apenas meio turno. A situação afeta diretamente a rotina de dezenas de famílias que contam com a escola para o cuidado e acolhimento dos seus filhos enquanto trabalham.

Desde setembro de 2019 estão sendo feitos pedidos de reposição de RH pela direção da Escola Tio Barnabé, no entanto não há, até o momento, uma resposta efetiva da SMED. A situação se agravou com recentes pedidos de exoneração e o término de estágios no fim do ano. Esse ano o pedido foi reforçado antes do início das aulas, na tentativa de evitar os problemas que, infelizmente, agora estamos enfrentando e cuja solução se faz urgente.

Apesar de tudo isso a SMED não parece ter pressa ou interesse em apresentar alguma solução. Hoje faltam duas profissionais de inclusão, uma para cada turno; uma professora para o Jardim B e mais 7 profissionais para completar o quadro integralmente, conforme determina a legislação vigente.

Uma possibilidade de solução emergencial seria a convocação de professores de contrato temporário. Muitos, inclusive, seguem esperando para serem chamados. Seria uma medida rápida para resolver a situação. O que impediria a Prefeitura de tomar essa decisão? Outra saída, mais justa, seria chamar professoras e professores concursados para assumir mais horas. Segundo informações que recebemos todos os concursados assumiram apenas 20h. São muitos da Educação Infantil. E muitos desejam ampliar sua carga horária.

Mas a SMED, ao que parece, prefere chamar contratos temporários. Se for este o caso, então que os temporários sejam chamados. Porém, o ideal seria ampliar a carga horária dos professores concursados. Além de já atuarem na rede, muitos, como foi dito acima, já manifestaram esse interesse.

Solidários com a direção da EMEI Tio Barnabé, os pais e familiares que têm seus filhos matriculados nessa instituição, seguem mobilizados e exigindo, de acordo com a lei, que a Prefeitura restabeleça, o quanto antes, o cuidado e o acolhimento em turno integral de nossas crianças.

(*) Assinam esse texto Mães e Pais da EMEI Tio Barnabé.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora