Opinião
|
28 de março de 2020
|
11:27

Contra um governo genocida, desobediência civil #FiqueEmCasa (por Suelen Aires Gonçalves)

Por
Sul 21
[email protected]
Contra um governo genocida, desobediência civil #FiqueEmCasa (por Suelen Aires Gonçalves)
Contra um governo genocida, desobediência civil #FiqueEmCasa (por Suelen Aires Gonçalves)
“Quem são os corpos expostos no vídeo? Esses corpos tem cor?” (Reprodução/TV)

Suelen Aires Gonçalves (*)

No calar da noite de ontem (26) o (DES)govermo Federal lança a campanha “O Brasil Não Pode Parar” – Campanha oficial Governo do Federal sobre a Quarentena [1]. Desde então, estamos a refletir sobre que mensagens esse vídeo quer transmitir sutilmente. Vamos lá, o vídeo tem 1:28 e apresenta a síntese da política da morte em favor da “Economia”. Quem são os corpos expostos no vídeo? Esses corpos tem cor? Tem sim, são negras e negros, em sua grande maioria a compor a peça publicitária.

Temos mais de 40 milhões de autônomos em diferentes setores, ambulantes, feirantes, pedreiros, diaristas e prestadores de serviço em geral. Sem contar a grande parcela de desempregados e trabalhadores precarizados. Segundo o IBGE, o desemprego ficou em 11% em dezembro de 2019 e atinge 11,6 milhões de brasileiros e brasileiras. Quando esse governo preocupou-se com o nosso povo? Nunca

Para nós, foi a Emenda Constitucional 95 – Teto de Gastos, que denominamos de “Emenda Constitucional da Morte”. Esta emenda congelou o orçamento público por 20 anos. Essa política atinge diretamente o investimento em educação, na assistência social e no sistema único de saúde (SUS).

A falta de políticas públicas para os seguimentos mais vulneráveis da população vai produzir um efeito nefasto para nossas comunidades, ocupações, quilombos e periferias neste momento de pandemia pelo COVID-19. São os territórios sem acesso a água e a uma alimentação saudável, por exemplo. Propostas como a Medida Provisória, publicada da calada da noite do dia (22) que apresentava medidas trabalhistas durante o período de calamidade pública no pais deveria ser considerada crime. Ela previa suspensão de trabalho por meses, sem salário e as empresas poderiam conceder uma ajuda compensatória mensal, “sem natureza salarial”, “com valor definido livremente entre empregado e empregador”. Ou seja, ataque nítido a classe trabalhadora em um momento de crise sanitária e social.

Após uma forte mobilização social foi aprovada a “Renda Básica Emergencial” na Câmara dos Deputados com transferência de renda a todas as pessoas adultas de baixa renda que não tenham emprego com carteira assinada. O projeto prevê um valor de R$600 mensais por pessoa adulta, por um período de 3 meses, e cada família pode ter até duas pessoas beneficiadas. Mulheres que criam seus filhos e netos sozinhas têm direito a benefício duplo: R$1.200 mensais. Agora, precisa da aprovação do Senado. Precisamos tencionar para que tal medida seja aprovada urgentemente.

O vídeo é bem nítido, esse governo genocida apresenta quem serão os corpos que vão morrer em larga escala, com diria Mbembe no conceito de necropolitica. Esse governo está levando seu povo e a nação à morte e precisa ser barrado!

Nossa política é da vida, temos o bem comum e a vida das pessoas em primeiro lugar.

Nossas vidas importam!

Precisamos garantir renda básica, já! Precisamos garantir que todas e todos tenham acesso a prevenção e informação.

Fique em casa, proteja sua família e sua comunidade, desobedeça o GOVERNO DA MORTE!

A solidariedade vencerá a pandemia

#FiqueEmCasa #Desobedeça #BolsonaroGenocida #GanânciaGenocida

(*) Socióloga, Doutoranda em Sociologia pela UFRGS, Membra do Coletivo Atinuké- Sobre o Pensamento de Mulheres Negras. E-mail: [email protected]

Nota

[1] Ver mais em: “O Brasil Não Pode Parar” – Campanha OFICIAL Governo FEDERAL https://www.youtube.com/watch?v=OnwcyFEdjUs acesso em 27 mar 2020

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora