Opinião
|
25 de março de 2020
|
16:59

Bolsonaro é a expressão selvagem do capitalismo, impeachment já! (por Luciana Genro)

Por
Sul 21
[email protected]
Bolsonaro é a expressão selvagem do capitalismo, impeachment já! (por Luciana Genro)
Bolsonaro é a expressão selvagem do capitalismo, impeachment já! (por Luciana Genro)
Deputada Luciana Genro (PSOL-RS). Foto: Luiza Castro/Sul21

Luciana Genro (*)

A crise do coronavírus revelou a face mais horrenda de Bolsonaro. Sua arrogância, egoísmo, desprezo pela vida dos mais frágeis, sua negação da ciência e seu empenho em defender, de forma selvagem e irresponsável, os interesses econômicos acima dos interesses da humanidade.

No dia 18 de março, quando expressei à deputada Fernanda Melchionna  minha opinião sobre a necessidade imediata de ingressar com o pedido de impeachment de Bolsonaro, ainda não estava tão evidente  para a maioria do povo o risco de morte que significa a continuidade do atual presidente à frente do governo. Mas a necessidade se impunha, e o trabalho da deputada conseguiu ampliar o apoio ao pedido, unindo trabalhadores, intelectuais, artistas, políticos, militantes, professores e estudantes. A decisão se mostrou imediatamente acertada, colocando de forma séria a necessidade de remover Bolsonaro do poder para salvar o país.

Com o pronunciamento de ontem à noite a situação evoluiu. Setores cada vez mais amplos da população expressam horror diante de um presidente  que manda abrir escolas e nega o isolamento social com o objetivo de reduzir prejuízos econômicos, mesmo que isto custe milhares de vidas.

Minha aposta é que Bolsonaro não vai sobreviver ao coronavírus. Até para salvar as aparências do sistema, os segmentos mais inteligentes da burguesia estão se dando conta que está chegando o limite. Mas isso ainda não está dado, é uma luta em curso.

Bolsonaro, assim como o seus amigos empresários da Havan e da rede de restaurantes Madero, expressam de forma tosca a lógica de um sistema que coloca, e sempre colocou, o lucro acima da vida. É totalmente desumano e chocante que o “véio” da Havan diga que vai demitir 22 mil funcionários, pagar todas as suas contas e ainda terá dinheiro para ir embora para a praia. Ou que o Júnior Durski, do Madero, diga que a economia não pode parar por causa de “5 ou 7 mil mortes”. Mas é inaceitável  que o responsável pela condução do Estado brasileiro aja de acordo com este discurso tosco e irresponsável. Desta forma Bolsonaro põe em cheque a credibilidade não do governo, mas do Estado enquanto ente supostamente acima das classes sociais e que tem como função defender o interesse público e não os lucros privados. Bolsonaro abre o jogo, tira as máscaras  e mostra a face mais perversa do sistema capitalista.

Como tem dito o vereador e dirigente nacional do PSOL Roberto Robaina, Bolsonaro pode ser um fusível a ser queimado. Para defender a credibilidade do sistema é possível que a burguesia decida afastá-lo. Neste caso os interesses do povo convergem. É preciso seguir e ampliar a luta pelo impeachment.

Com certeza é um trauma para o país ter de enfrentar uma pandemia  cruel,  ver milhões empobrecendo e muitos destes caindo na miséria e ainda enfrentar as dificuldades inevitáveis de toda a luta de vida ou morte para derrubar o governo. Mas é necessário, e cada dia menos impossível. Derrubar Bolsonaro para salvar o país, lutar por um programa de emergência que comece pela garantia de atendimento médico a todos os que precisam, renda básica para os necessitados e tributação das grandes fortunas. É isso ou terra arrasada.

(*) Deputada estadual (PSOL-RS)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora