Opinião
|
2 de setembro de 2019
|
14:07

Mães & Pais pela Democracia participa de campanha pela liberdade na educação do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação

Mães & Pais pela Democracia (*)

A Associação Mães & Pais pela Democracia (AMPD) participa, nesta semana, do lançamento da campanha em defesa da liberdade na educação no Estado. A AMPD foi a idealizadora da campanha junto ao Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio, coordenado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul, do qual ela é integrante.

Como parte desta iniciativa, a Associação foi convidada pela presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CECDCT) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputada Sofia Cavedon, para a audiência pública que trata do Combate ao Discurso de Ódio e à Intolerância. Será na terça-feira, 3 de setembro, às 9h30min, na Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho, 3º andar do Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, nº 101, no Centro Histórico).

No mesmo dia, às 13h30min, a AMPD realiza uma iniciativa em uma escola da zona sul de Porto Alegre. Será a colagem de cartazes da campanha “Quem grava o professor tira tua liberdade de aprender” nas salas de aula da escola. Integrantes da associação fixarão os cartazes com orientações sobre a ilegalidade da gravação das aulas sem o consentimento do professor. Essa será a primeiro colégio do Estado a receber os cartazes e o objetivo é o de chamar a atenção para a defesa do pluralismo de ideias e liberdade de expressão de professores e alunos.

Na quarta-feira, 4 de setembro, das 12h às 17h, no Centro Cultural da UFRGS (Rua Luiz Englert, 333, Porto Alegre), a Associação Mães & Pais pela Democracia apoia o seminário “Silenciamento na Educação: da Liberdade de Expressão à Autocensura”, promovido pelo Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio. O vice-presidente da AMPD, Marcelo Prado, participará da exposição de fotos sobre as ocupações estudantis de 2016, com o tema “Memória das manifestações de estudantes contra o fascismo”, Ele estará ao lado de Fernando Seffner, da Faculdade de Educação da UFRGS (“Memória das Ocupações”).

Divulgação

No mesmo evento, ocorre a mesa de debates “Silenciamento na Educação: da liberdade de expressão à autocensura”, com Enrico Rodrigues de Freitas, procurador regional dos Direitos do Cidadão do MPF; Alessandra Gasparotto, da Universidade Federal de Pelotas; e Alexei Indurski, da Asssociação Psicanalítica de Porto Alegre. A mediação será de Iana Gomes de Lima, da Faculdade de Educação da UFRGS.

(*) Associação Mães & Pais pela Democracia

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora