Opinião
|
7 de setembro de 2019
|
13:19

Liberdade de expressão não se negocia (por Marcelo Sgarbossa)

Por
Sul 21
[email protected]
Liberdade de expressão não se negocia (por Marcelo Sgarbossa)
Liberdade de expressão não se negocia (por Marcelo Sgarbossa)
Ato contra censura na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Foto: Giulia Cassol/Sul21

Marcelo Sgarbossa (*)

A decisão da Presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre de censurar uma exposição de cartunistas da Grafar repercutiu imensamente. Somado a isso outros recentes casos de censura e os constantes ataques à liberdade de expressão deixam escancarado a falsa democracia que estamos vivendo.

Imaginar que, em pleno século XXI, teríamos a volta da censura em um espaço que é considerado público seria inconcebível alguns anos atrás. “Censura rima com ditadura, tortura, grossura – coisas que emergem agora de maneira muito feia na Casa política que deve representar a cidadania da civilizada capital gaúcha”, destacou o jornalista Luiz Claudio Cunha, no artigo Porto Alegre se agacha para Bolsonaro.

Para piorar, na mesma semana em que a vereadora Mônica Leal (PP) mandou acorrentar os painéis com as charges da mostra Independência em Risco, funcionários da Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro estiveram na Bienal do Livro para procurar e lacrar livros considerados “impróprios”. Em 2017, o autoritarismo já tinha colocado às mangas de fora com a suspensão da exposição Queermuseu, num ato lamentável promovido pelo Santander Cultural que foi alvo de críticas no mundo todo.

Afinal, fica mais forte a dúvida se vivemos ou não numa Democracia? Aliás, para quem ainda não conseguiu compreender, Democracia significa respeitar as diferentes opiniões de cada pessoa. É com charges que muitos artistas costumam expressar essa liberdade de pensar e expor opiniões. Suprimir essa garantia e as dimensões dessas expressões é o mesmo que tentar calar vozes que nos provocam a pensar e a refletir, não só sobre o contexto político atual. O deboche e o humor são ferramentas imprescindíveis numa sociedade livre, que não pode tolerar jamais ser censurada ou limitada. Para punir possíveis excessos ou ofensas existe o Poder Judiciário.

A censura da mostra Independência é Risco deixou evidente que nossos valores democráticos estão mesmo em risco. Entretanto, a forte repercussão de mais uma arbitrariedade, tanto no Brasil e quanto no exterior, nos dá mais força para lutar contra o autoritarismo. Liberdade de expressão não se negocia!

(*) Vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Porto Alegre.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora