Opinião
|
8 de setembro de 2019
|
20:33

Carta aberta aos comandantes da 3a. Região Militar do Exército e da Brigada Militar (por Francisco Marshall)

Por
Sul 21
[email protected]
Tropas cercaram o Arco do Expedicionário na Redanção (Facebook/Reprodução)

Francisco Marshall (*)

Carta digital aberta ao Exmo. Sr. General de Divisão Riyuzo Ikeda, M.D. Comandante da 3ª Região Militar do Exército Brasileiro e ao Exmo. Sr. Cel. QOEM Mário Yukio Ikeda, M.D. Comandante Geral da Brigada Militar do RS.

Senhores Comandantes,

Confiando em sua dignidade e alto espírito cívico, envio-lhes esta mensagem pública.

Por que os Srs. enviaram força militar, incluindo PE e tropa de choque, em 07/09/2019, dia da pátria, para o local em que cidadãos brasileiros foram celebrar a data nacional e exercer seu civismo patriótico? O Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, é ponto de encontro desta cidade, e para lá dirigiram-se docentes, estudantes e concidadãos que defendem educação, ciência e cultura. Que defendem esse país, seu passado e seu futuro.

O que justifica essa presença? É para intimidar professores e estudantes? O que temem? Que recitemos poesias? Que alguém dê uma aula ou realize algum espetáculo? Que uma jovem defenda a educação?

Nem vamos aventar como justificativa para a presença de suas tropas a defesa do patrimônio. Seria demasiado insólito. Antes, professores e professoras poderiam explicar aos Srs. e aos oficiais e tropas a história e o significado deste monumento moderno, bela obra do escultor pelotense Antônio Caringi. Somos nós quem defende o patrimônio. Especialmente o patrimônio nacional, que é hoje dilapidado catastroficamente. Podemos igualmente conversar sobre o que é pátria, civismo e legalidade, e como defende-las.

O que parece é que as tropas não estavam ali para defender ou proteger, mas para intimidar. Intimidar, todavia, não é função das forças do Estado, salvo quando são subvertidas por desígnios equivocados. Os recursos do Estado são para o bem comum, e não para ameaçar cidadãos dignos. Seria correto, Srs. Comandantes, mobilizar tropas para tentar intimidar cidadãos em pleno gozo de seus direitos?

Veículos do pelotão de choque também foram deslocados para a Redenção. (Facebook/Reprodução)

Se realmente as tropas, incluindo-se a tropa de choque, compareceram com objetivo de intimidar, isto é vergonhoso. Fere o decoro, a legitimidade e o bom senso. Fere a Democracia.

As imagens da logística e da presença das tropas em torno do monumento, ademais, evidenciam cena impropriamente agressiva. Parecem cena de filme em alguma republiqueta submetida a golpe e ditadura. Mas nós vivemos em uma Democracia, e a defendemos sempre. Esta cena é completamente imprópria, desnecessária, inconveniente.

Srs. Comandantes. Todos esperam da Brigada Militar e do Exército, e dos Senhores, sempre, a mais alta dignidade e o pleno e puro cumprimento da lei. Esperamos que a BM e o Exército estejam sempre à altura das mais elevadas expectativas, com legalidade, honra e espírito público.

Atenciosamente,
Francisco Marshall, professor

(*) Essa carta digital foi publicada originalmente na página do autor do Facebook, recebendo várias adesões (ver neste endereço)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora