Opinião
|
3 de setembro de 2019
|
14:43

A comunidade da Vila Mato Sampaio, Bairro Bom Jesus exige respeito! (por Moradores da Vila Mato Sampaio)

Por
Sul 21
[email protected]
A comunidade da Vila Mato Sampaio, Bairro Bom Jesus exige respeito! (por Moradores da Vila Mato Sampaio)
A comunidade da Vila Mato Sampaio, Bairro Bom Jesus exige respeito! (por Moradores da Vila Mato Sampaio)
Mais de 50 famílias estão ameaçadas de serem despejadas do local onde vivem há anos. (Foto: Facebook/Marcelo Sgarbossa/Reprodução)

Moradores da Vila Mato Sampaio (*)

Há dez anos o bairro Bom Jesus vem sendo cercado por condomínios de alto padrão. Esses condomínios contrastam com a dura realidade de moradia que os habitantes da periferia enfrentam por aqui. Não imaginávamos que agora estaríamos sendo despejados da comunidade sem direito a qualquer tipo de indenização ou realocação.

A Vila Mato Sampaio é uma comunidade consolidada, localizada no Bairro Bom Jesus. Os primeiros moradores vieram para cá ainda na década de 60, muitas famílias se constituíram aqui. Com a luta dos moradores a comunidade conquistou saneamento básico, escola, posto de saúde e transporte público. Agora, os condomínios estão vindo pra cá e não respeitam nossa história nem nosso lugar de moradia.

Desde abril algumas famílias começaram a receber notificação de despejo e não sabemos bem porquê temos que sair daqui. Os técnicos da prefeitura vieram fazer medições, foram e voltaram. Dia 26 de agosto a Procuradoria do Município, o DEMHAB, a Brigada Militar, os Bombeiros, a Defensoria Pública do Estado e representantes do empreendimento que quer despejar as famílias do seu território comunicaram aos moradores, durante reunião no CRIP Leste, como iriam nos tirar daqui.

Disseram que vão nos tirar porque a área agora será uma praça do condomínio Central Parque construído pelas empresas da ROSSI. Que essa praça é uma “contrapartida” do condomínio para a comunidade. Que contrapartida é essa que sem dialogar com a comunidade decide pelos moradores e pior despeja os moradores de suas casas sem direito a nada? Porque não pensaram numa contrapartida que beneficie a comunidade? Temos inúmeras demandas que não estão sendo garantidas pela prefeitura: melhorias na infraestrutura do bairro.

Somos 80 famílias, com crianças que estudam na própria comunidade, que frequentam creche na própria comunidade, famílias que são atendidas pela de assistência social da região, que usam os postos de saúde da região.

Por que temos que sair para dar lugar para uma praça para o condomínio dos ricos que chegaram depois de nós?

Por quê a prefeitura e a empresa não respeitam os nossos direitos?

Vamos lutar para permanecer aqui!

Povo Fica! Somos Todos Bonja!!!

(*) Coletivo de moradores da Vila Mato Sampaio, bairro Bom Jesus, de Porto Alegre.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora