Opinião
|
2 de julho de 2019
|
17:26

Todo o poder ao Rei? (por Sofia Cavedon)

Por
Sul 21
[email protected]
Todo o poder ao Rei? (por Sofia Cavedon)
Todo o poder ao Rei? (por Sofia Cavedon)
Sofia Cavedon (Foto: Vanessa Vargas/PTSul)

Sofia Cavedon (*)

Todo o debate realizado por ocasião da discussão e posterior aprovação do projeto de Lei de Eduardo Leite que resultou na supressão do plebiscito que condicionava a venda das estatais gaúchas – CEEE, CRM e Sulgás – girou em torno da dificuldade de fazê-lo com a população e na defesa do papel do parlamento nessa definição conforme o discurso do governador e dos deputados e deputadas que votaram na sua maioria pelo fim do plebiscito.

Os projetos que vieram na sequência contradizem esse discurso porque o governador pede à Assembleia mera autorização para alienar, transferir ativos, controle acionário, fundir, cindir, incorporar, extinguir, dissolver, desativar as empresas, sem especificação de nenhuma ordem no sentido da garantia de qualidade dos serviços e investimentos, do destino dos recursos obtidos e do tratamento que será dado aos funcionários que compõem os quadros das estatais.

Combatemos com veemência a retirada da soberania da população porque o Rio Grande já viveu um período de privatizações semelhante e ali foi criada a maior parte da dívida pública do estado. Não gerou o desenvolvimento anunciado e não sanou as contas públicas. Entendíamos que um balanço sério e com a sociedade sobre os serviços privatizados, como o da energia elétrica, tinha que ser feito: as queixas são enormes e a impotência dos usuários é manifesta com indignação e muita frequência.

Nada disso parece importar ao governador. E a Assembleia, que na sua maioria tirou o direito do povo sobre as estatais, agora abrirá mão do seu? Restará alguma serventia ao parlamento se der poder autocrático ao “rei”? Se os embates no Feudalismo onde o povo pagava impostos e não participava do sistema político, resultaram nos primeiros parlamentos e na limitação dos poderes autocráticos, no século XIII, será aqui no Rio Grande que retrocederemos em pleno século XXI? Serão essas as novas façanhas?

Esperamos que não. Apresentamos emendas condicionando a autorização a novos e detalhados projetos que tragam, além de todas as informações contábeis, patrimoniais, tributárias, também detalhes sobre a modelagem financeira, as operações, o destino dos recursos, o tratamentos do funcionalismo e tudo o mais que implicará na vida dessa e das próximas gerações.

(*) Deputada estadual Sofia Cavedon (PT), presidenta da Comissão de Educação da AL-RS.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora