Opinião
|
6 de junho de 2019
|
10:39

Privatizar para nos salvar (por María Alejandra Díaz)

Por
Sul 21
[email protected]
Privatizar para nos salvar (por María Alejandra Díaz)
Privatizar para nos salvar (por María Alejandra Díaz)
Foto: Agência Venezuelana de Notícias

María Alejandra Díaz (*)

A privatização como axioma de mais eficiência e como alocador ótimo de recursos frente ao que é público, se encontra de volta na Venezuela. E resulta curioso, pois este impasse estava saldado constitucionalmente. Temos um modelo misto que não nega nenhuma forma de propriedade, inclusive a privada, enquanto o Estado se reserva o direito último sobre os recursos naturais.

A condição de proprietário soberano da renda está sendo desmontada por agentes globalistas, internos e externos, utilizando premissas liberais: superioridade tecnocrática da livre empresa, ética e epistêmica dos capitalistas sobre o torpedeado Estado Social (suposto mal administrador de ativos), atacando sua condição jurídica e geopolítica singular, atrelada à soberania sobre os recursos. Somos seus donos e eles, os amos do mundo, não nos perdoam.

Para os liberais, a privatização se dá num ambiente econômico propício: prevalência da propriedade privada sobre qualquer outra, sistema fiscal benévolo e uma legalidade que garanta e proteja os recursos dos novos donos da economia, aqueles que respondem às forças do mercado.

Os anglossionistas posicionam o ingresso petroleiro amarrado ao gasto público petroleiro (rentismo), à crise da abundância e à doença holandesa (sobre o tipo de câmbio), como supostos males. Contribui para isso a redução da produção petroleira, com dois objetivos: tirar força do Estado Social e de Justiça e justificar a mudança do modelo de desenvolvimento alternativo, oposto à globalização neoliberal.

Globalistas internos satanizam a renda e nossa condição de Estado proprietário de terras petroleiras. Dizem que os ingressos provenientes da produção e da exportação do petróleo não são resultado do trabalho produtivo (A. Baptista), tratando de nos convencer a renunciar a eles em favor do capital internacional, convertendo-nos em simples arrecadadores de impostos.

Insistem no dilema entre imposto ou renda, na abertura aos investimentos, na privatização e na cobrança de impostos cumprindo com o mínimo social, enquanto colocam a renda como obstrução ao desenvolvimento e à diversificação, escamoteando a falta de controle na entrega de divisas e um sistema de justiça probo. Não se pode ser proprietário de terras petrolíferas, segundo a Lei Bolivariana de Minas de 1829, e antirrentistas ao mesmo tempo. É uma contradição em si mesmo.

Negar nossa condição de proprietário soberano da terra e da renda, secando os recursos que a sustentam, para cumprir com seus fins, põe em perigo a Constituição garantista. Em consequência, deve-se ativar os dispositivos de autoproteção constitucional para evitar a captura total do planeta e daquilo que é humano.

Resistir aos planos privatizadores inférteis e negadores de nossa soberania, é defender o Povo, a Constituição e o Chávez.

(*) Advogada constitucionalista venezuelana, integrante da Assembleia Nacional Constituinte (ANC)

Tradução: Anisio Pires

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora