Opinião
|
1 de maio de 2019
|
11:29

Organização e participação para defender a cidade (por Élida Machado) 

Por
Sul 21
[email protected]
Organização e participação para defender a cidade (por Élida Machado) 
Organização e participação para defender a cidade (por Élida Machado) 
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Élida Machado (*)

Nossas praças e parques, fruto de uma organização patrimonial democrática da cidade de Porto Alegre, estão sendo desastrosamente ameaçados. São espaços construídos de forma justa, portanto devem ser respeitados, garantindo o direito de ir e vir. Isto significa o livre acesso, despido das agruras e desmandos de uma gestão governista equivocada.

A arrogância e a soberba dos poderes públicos imperam atualmente na nossa sociedade, pela maneira como exercem suas funções e administram os  recursos sociais e econômicos. O direcionamento não visa o desenvolvimento cultural, educacional, social e assistencial. Tão pouco contempla efetivamente os anseios das comunidades, especialmente nos bairros periféricos da cidade. E entregar nossa cidade é um total e profundo desrespeito!

O entusiasmo, a alegria e o espírito de alteridade nos invadem a alma pois somos pertencentes e cuidadores desta cidade. Dessa forma, partilhar e compartilhar nossas lutas, ideias, sobretudo nossas histórias, ainda que, sob forte sentimento belicoso assolando  nossas vidas, é uma realidade, pois assim nos unificamos uns aos outros.

Nossa mobilização se desenvolve junto à árdua luta para que possamos garantir que o esporte, o lazer, a cultura e a recreação sejam reconhecidos como direitos sociais. Se entrelaçando a realizar as atividades esportivas  em praças públicas, fortalecendo os vínculos de amizades, o convívio social e a melhoria global do ser. Objetivando  colocar em prática políticas públicas gratuitas em todas as esferas, as quais assegurem e garantam de fato nossos direitos, especificamente a não realização da privatização destes espaços.

São tempos de grandes enfrentamentos, mas também de extrema vigilância para que tenhamos um novo olhar sobre àqueles que exercem o poder em nome do povo. E de novas possibilidades para alcançar uma sociedade melhor, mais humana e igualitária. Para tanto, o planejamento, a reformulação, e programação de políticas destinadas à população são de extrema importância.

Dentro dessa perspectiva, a participação democrática popular, através do Orçamento Participativo (OP), pretendemos agir efetivamente, nas decisões em que permitem participarmos da vida política decidindo e influenciando sobre o  investimento  público, junto à prefeitura municipal, por meio dos processos conjuntos coletivos das comunidades. E assim,  redirecionar os recursos e investimentos de estrutura física,  de finanças que fortaleçam o patrimônio público e salvaguardem o livre acesso às praças e parques.

(*) Liderança comunitária do Centro Comunitário Parque Madepinho (Cecopam) 

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora