Opinião
|
20 de abril de 2019
|
23:00

1º Festival da Democracia e da Liberdade (por Aline Kerber e Marcelo Prado)

Por
Sul 21
[email protected]
1º Festival da Democracia e da Liberdade (por Aline Kerber e Marcelo Prado)
1º Festival da Democracia e da Liberdade (por Aline Kerber e Marcelo Prado)
Divulgação

Por Aline Kerber e Marcelo Prado (*)

A Associação Mães&Pais pela Democracia foi criada há 2 meses a partir da união de centenas de famílias em um movimento autônomo surgido das redes sociais, motivado pelo aumento do medo, autoritarismo, intolerância e incitação da violência, sobretudo contra a escola.

A flor que surgiu do asfalto nas manifestações realizadas por nossos filhos em escolas privados cresceu rapidamente e, hoje, a Associação conta com responsáveis legais de alunos de mais de 60 instituições de ensino público e privado do Rio Grande do Sul, com mais de 5.000 membros e simpatizantes.

Acreditamos na potência da linguagem da arte, da cultura e de uma comunicação não-violenta, apostando todas as fichas no contato mais próximo com as pessoas para atravessarmos com saltos de qualidade, com saúde mental e importantes aprendizados esta travessia de rupturas e retrocessos sociais e políticos.

Nós somos um grupo suprapartidário e prezamos o respeito a todas as formas de expressão e ideologias, desde que identificadas com valores democráticos, sem a agressão moral a minorias ou a violação de direitos humanos e das regras institucionais. Por isso, Mães&Pais contesta qualquer projeto de lei que tenha por objetivo calar ou vigiar educadores, professores e estudantes.

O Festival da Democracia e da Liberdade, ápice da nossa luta até agora, terá o pai democrático Nei Lisboa como show principal do evento às 15h. Teremos um dia inteiro de atividades e durante as apresentações, vamos inserir ‘drops culturais’ (falas de especialistas e autoridades) sobre escola com liberdade, censura e doutrinação.

Vamos anunciar no Festival o curso de extensão “Educação sem Censura”, em parceria com professores da FACED/UFRGS, que vai produzir formações itinerantes com a comunidade de escolas públicas e privadas de Porto Alegre durante todo ano.

O que nos move é o desejo de uma educação com amor e liberdade, lutamos por um olhar carinhoso e de reciprocidade ética em relação aos professores e professoras que acompanham os nossos filhos.

Menos política e mais políticas, sem a demagogia do escola sem partido, ou melhor, do partido sem escola, projeto que está na agenda política hoje no Brasil e que mais parece advogar pela imposição de um pensamento único na nossa sociedade.

A política se dá nas ruas e não atrás de telas ou de fakenews insustentáveis. Venha para o Festival da Democracia e da Liberdade no dia 28/4, das 11h às 19h, no Vila Flores, em Porto Alegre, para gritarmos juntos e juntas o que almejamos e a nossa esperança na renovação e em novas práticas públicas.

(*) Presidenta e Vice-Presidente da Associação Mães&Pais pela Democracia Mães&Pais Pela Democracia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora