Opinião
|
26 de março de 2019
|
13:34

Porto Alegre, uma cidade de contrastes e contradições (por Luciana Genro)

Por
Sul 21
[email protected]
Porto Alegre, uma cidade de contrastes e contradições (por Luciana Genro)
Porto Alegre, uma cidade de contrastes e contradições (por Luciana Genro)
Mercado Público de Porto Alegre. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Luciana Genro (*)  

Porto Alegre chega a seus 247 anos neste dia 26 de março. Aproveitamos esta data para refletir um pouco sobre a nossa cidade.

Porto Alegre é belíssima. Tem ruas arborizadas, lindos parques, prédios com arquitetura notável. Tem um bravo histórico de organização social.

Mas nossa cidade tem sido negligenciada.

A prefeitura faz da crise seu projeto de governo. Aposta em um modelo que já deu errado tantas outras vezes: redução de investimentos e escolha dos servidores públicos como inimigos da cidade (vide o que aconteceu na Câmara Municipal ontem).

Os ataques aos municipários são parte de um projeto geral de desmonte do serviço público. Por isso temos visto a assistência social ser desmantelada, a educação precarizada e a péssima gestão na saúde. São praticamente inexistentes as políticas públicas para moradia. O DMAE está tão sucateado que chega a faltar água no bairros periféricos por dias. Sem falar na falta de interesse em viabilizar projetos culturais e esportivos.

Mas ao contrário do que é propagandeado, a redução de investimentos e falta de priorização dos serviços públicos não é a solução para os problemas. Elas são agravantes da crise social. E é a violência uma das consequências mais graves da crise social.

Não há saída simples para problemas complexos. Porto Alegre precisa de um novo projeto. Precisa mudar sua prioridade. Precisa valorizar o seu povo, os seus servidores públicos, enfrentar a exclusão social, o racismo, a LGBTfobia, o machismo e a violência.

Mas Porto Alegre é muito mais do que a gestão Marchezan. Nós, do PSOL, seguiremos estreitando nossos laços com as forças vivas da cidade, apostando na resistência dos servidores, na potência dos movimentos culturais, na luta dos jovens por espaços de cultura e lazer e, sobretudo, na mobilização dos trabalhadores e do povo das periferias.

(*) Deputada estadual (PSOL)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora