Opinião
|
17 de janeiro de 2019
|
20:26

Porto Alegre da Reciclagem Popular (por Alex Cardoso)

Por
Sul 21
[email protected]
Aquisição de caminho melhora capacidade técnica para realizar coleta seletiva. (Foto: Divulgação)

Alex Cardoso (*)

A cooperativa Ascat, uma das pioneiras da cidade, organizada no ano de 1996, com 22 anos de atuação, conhecida no mundo inteiro por intermédio de seus cooperados que articulam o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, apresentou projetos para o realização da coleta seletiva solidária, coleta com grande eficiência em mais de 50 municípios gaúchos, garantindo economia de recursos públicos, aumento de inclusão social com geração de postos de trabalho e real aumento dos índices de reciclagem, chegando a aumentos, de 100% já nos primeiros meses, o que nunca foi aceito pela administração municipal.

A Ascat, articulada com condomínios na Zona Sul de Porto Alegre, inicia em 2015 a coleta seletiva solidária. Este serviço é realizado em condomínios e grandes geradores, chegando a sustentar 30% da capacidade de produção da cooperativa, sem nenhum incentivo público, o que de fato é uma grande incoerência, vistas que a política de resíduos, PNRS, obriga os municípios a priorizarem as organizações de catadores para a realização de coleta seletiva.

A coleta completou dois anos em dezembro de 2018 e este ano já inicia com um grande apoio da Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), com a compra e destinação de triciclo motorizado para a coleta. Este apoio ocasionou no aumento de 3 postos de trabalho diretos e tem como objetivo, ampliar a capacidade de coleta seletiva solidária.

“É um grande avanço na gestão dos resíduos e nós catadores estamos fazendo nossa parte, realizando um importante trabalho que deveria ser pago” comenta Pamela Menezes, coordenadora da Cooperativa Ascat, que acrescenta: “Queremos que você, cidadão e gerador de resíduos, também faça sua parte, apoiando a coleta seletiva solidária”.

Porto Alegre da Estagnação e do Retrocesso

Porto Alegre iniciou há 30 anos a coleta seletiva, sendo uma das cidades pioneiras do Brasil, envolvendo toda a sociedade para construir a separação adequada dos resíduos, a coleta seletiva e a construção de unidades de triagem com catadoras e catadores de materiais, organizados autonomamente para a realização da triagem e reciclagem dos resíduos.

Fruto de muita educação ambiental, a coleta seletiva de Porto Alegre tornou-se modelo para o mundo todo, tornando-se um orgulho brasileiro, tanto em questões ambientais, mas principalmente econômica, com o viés da inclusão e autonomia das catadoras e catadores.

Com o passar dos anos, a coleta estagnou e começou a retroceder, saindo da esfera pública de serviço e gestão, sendo privatizada e gastando atualmente quase um milhão de reais mensais, não conseguindo abastecer e sustentar com resíduos as organizações de catadores da cidade, apesar do aumento dos índices de produção de resíduos, coletando apenas 100 toneladas dia de resíduos, num universo mínimo de 600 toneladas.

Triciclo motorizado para a coleta resultou no aumento de 3 postos de trabalho (Foto: Divulgação)

Coleta Seletiva Solidária

Queremos a partir da educação ambiental, da coleta seletiva solidária, gerida e organizada pelas próprias organizações de catadores, realizar este serviço em Porto Alegre, devolvendo os resíduos recicláveis a indústria, gerando vida e cidadania às pessoas, fazendo com que os resíduos sejam reciclados, deixando de ir parar no Arroio Dilúvio ou no Aterro Sanitário, que só gera despesas econômicas, ambientais e sociais.

Solicitamos que os grandes geradores (lojas, mercados, condomínios) que apoiem nossa iniciativa entrando em contato com nossa cooperativa para firmarmos parcerias para a realização deste serviço, bem como solicitamos a todas e todos os cidadãos, a separarem adequadamente seus resíduos, pressionando a administração a contratar as cooperativas de catadores para realizarem a coleta seletiva solidária.

Possuímos um caminhão e agora com a aquisição deste novo veículo, estamos mais preparados tecnicamente para a realização deste importante serviço de defesa da natureza e de inclusão social.

Conte conosco que contamos com você.

Zap: 51 989226565
e-mail: [email protected]

(*) Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT), Central de Cooperativas de Catadores de Porto Alegre  e Região Metropolitana – Rede CATAPOA. Equipe de Articulação Movimento Nacional das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora