Opinião
|
31 de dezembro de 2018
|
10:14

Não se encarceram cérebros (por Franklin Cunha)

Por
Sul 21
[email protected]
Não se encarceram cérebros (por Franklin Cunha)
Não se encarceram cérebros (por Franklin Cunha)
(Foto: Ricardo Stuckert)

Franklin Cunha (*)

Em Crítica da Violência, Walter Benjamin estabelece  dois tipos de distinções: uma entre a violência fundadora do direito e violência mantenedora do direito. E outra, ente violência mítica e violência divina. A violência origina um sistema de direito, é a  violência fundadora que  atua sem precisar de justificação. São os costumes, os hábitos aceitos a priori por todos. Pensando nos gregos, Benjamin afirma que “o destino produzo direito, mas o faz primeiro manifestando a fúria dos deuses”. E essa fúria que toma a forma do direito não serve para nenhum fim particular, se constitui num puro meio e seu fim se  reduz  apenas à própria  manifestação.

Aqui Benjamin recorre ao mito de Níobe a primeira mortal amada por Zeus a qual cometeu o erro de dizer que por ser muito fértil, era superior a Leto a deusa da fertilidade. Níobe ofendeu profundamente Leto e também buscou por meio de sua fala destruir a distinção entre deuses e humanos o que agravou sua disputa com a divina Leto. Mas o castigo veio logo: Artemis e Apolo logo se encarregaram de matar todos os sete filhos de Níobe como punição por sua afirmações atrevidas e ultrajantes. Na interpretação de Benjamin esses deuses vingadores vieram confirmar um direito. O destino vence a batalha e o resultado do triunfo do destino é justamente o estabelecimento do próprio direito. Em outras palavras, o mito de Níobe significa a  violência instauradora do direito porque os deuses reagem a uma injúria estabelecendo um direito. O direito é a consequência específica de um ato de fúria que responde a uma injúria, mas nem a injúria nem a fúria estavam antes citadas e circunscritas pelo direito.

Essa fúria atua para marcar Níobe como culpada e é então castigada sendo transformada numa rocha inerme e inerte. O direito, portanto, petrifica o sujeito e interrompe a vida quando a culpa é estabelecida. Embora Níobe continua viva,  fica paralisada e se torna permanentemente culpada. Ela é parcialmente enrijecida na culpa e pela culpa e será inteiramente morta se não fosse a permanência apenas de suas lágrimas de dor e de horror.

Quando Gramsci despertou a fúria dos legisladores fascistas, Mussolini, o empedrou num cárcere dizendo que um cérebro tão poderoso não poderia ficar livre. Quando Lula despertou a fúria do primário fascismo verde-amarelo e enfrentou o destino, tentaram, como com Níobe transformá-lo numa pedra calando-o para sempre. Acontece que nem Gramsci nem Lula seguiram o roteiro do mito grego e não caíram em lágrimas como a pobre e desamparada Níobe. Seus poderosos cérebros não se deixaram destruir pela fúria de um direito teratológico. Gramsci até hoje vive no imaginário de lúcidos pensadores e trabalhadores que se orientam nas cartas políticas que escreveu no cárcere. Lula, ainda no cárcere, vive através da esperança de milhões de humildes brasileiros que o teriam eleito se livre fosse e que logo o libertarão ao raiar de um breve e novo dia.

(*) Médico, membro da Academia Rio-Grandense de Letras

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora