Opinião
|
29 de dezembro de 2018
|
15:22

Meio Ambiente e Mineração não combinam, governador Leite! (por Anahi Fros)

Por
Sul 21
[email protected]
Meio Ambiente e Mineração não combinam, governador Leite! (por Anahi Fros)
Meio Ambiente e Mineração não combinam, governador Leite! (por Anahi Fros)
Projeto Retiro é um dos que pretende se instalar no RS. Pretende extrair titânio e outros minerais em uma faixa de terra entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. (Divulgação)

Anahi Fros (*)

Está prevista para entrar em votação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na quarta-feira, 2 de janeiro, o Projeto de Lei nº 224 /2018, do Poder Executivo, que modifica a Lei nº 14.733/2015, dispondo sobre a estrutura administrativa e diretrizes do novo governo. Na proposta, o governador eleito Eduardo Leite cria a Secretaria Estadual de Infraestrutura e a funde com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A justificativa é contraditória e mistura alhos com bugalhos. Ocorre, por exemplo, que mineração e biodiversidade definitivamente não dialogam, conforme aponta a proposição.

Para se ter uma ideia da incompatibilidade dos objetivos expostos no texto, a pasta seria responsável, entre outros, por elaborar políticas, planos, programas e projetos de infraestrutura, envolvendo energia e mineração, planejar e executar as políticas estaduais de energia e de mineração, conforme as prioridades definidas pelo Governo, estudar e implementar barragens para fins de aproveitamento energético de recursos hídricos, bem como de empreendimentos correlatos, no âmbito de suas competências, estudar, planejar e explorar, direta ou indiretamente, recursos minerais, e promover a regulação dos serviços públicos delegados prestados ao cidadão, entre outros.

Foi no Estado que um grupo de ativistas, sob a liderança de José Lutzenberger, lançou as bases do movimento ambientalista brasileiro, luta esta que teve como precursor Henrique Luís Roessler, que, em 1955, fundou a União Protetora da Natureza. O Rio Grande do Sul também é pioneiro no país na regulamentação da utilização de insumos químicos industriais, tendo estabelecido em 1982 a proibição do uso de organoclorados e indicando a obrigatoriedade da adoção de receituário agronômico.

Passadas mais de cinco décadas, esta é mais uma das diversas iniciativas políticas nos âmbitos federal e estadual que colocam em risco os avanços na área ambiental local.

Diga não à fusão da Secretaria do Meio Ambiente e sim à manutenção de uma política de proteção à nossa biodiversidade!

(*) Anahi Fros é jornalista e ativista ambiental, membro do Núcleo de Ecojornalistas do RS/NEJRS.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora